Quando falamos em empreender logo pensamos em criar um negócio que gere lucro financeiro. Acontece que o empreendedorismo vai muito além de só gerar lucros, ou melhor, através dele também é possível ter um rendimento que vai além do financeiro.

Esse é o caso do empreendedorismo social, que surgiu para fornecer suporte a determinadas necessidades que não possuem apoio do governo. 

Sendo assim, através de uma empresa e de ações realizadas por ela, o empreendedorismo social traz um impacto positivo na vida das pessoas.

O que é empreendedorismo social?

O empreendedorismo social nada mais é do que um produto, empresa ou serviço que tem como objetivo impactar a sociedade de forma positiva. E para que isso aconteça ele realiza ações focadas em inovação, gestão, sustentabilidade e criatividade, com o intuito de resolver e dar suporte a problemas socioambientais. 

Mas atenção, não confunda empreendedorismo social com ONG (Organização não governamental). As ONGs não possuem fins lucrativos, mas o empreendedorismo social, assim como uma empresa convencional, também precisa ser rentável. 

Qual a função do empreendedorismo e do empreendedor social?

Empreender é fornecer através de uma oportunidade comercial, um empreendimento que será útil para um determinado nicho de pessoas, gerando um retorno financeiro. Como por exemplo um salão de beleza, um petshop, um curso etc. 

Assim também podemos definir a função do empreendedor social que torna-se exatamente a mesma, mas em contrapartida tem como objetivo principal entregar e ajudar a sociedade através de ações que, antes de pensarem no retorno financeiro, foquem em agregar valor à sociedade.

Dessa forma, quando analisamos as funções de ambos ou empreendedores, percebemos que enquanto o empreendedor convencional cria um negócio com o intuito de obter lucro, o empreendedor social busca empreender para resolver problemas e atender necessidades socioambientais.

Características do empreendedor e empreendedorismo social:

Dizem que para empreender é preciso apenas coragem, mas sabemos que existem diversos outros fatores que impactam um empreendimento.

Para se tornar um empreendedor, assim como ter um empreendedorismo social de sucesso, é preciso ter algumas características, atitudes e competências dignas para empreender. 

Por isso separamos algumas competências e atitudes que um empreendedor social precisa, são elas:

Competências

  • Ser inovador e buscar melhorias e mudanças positivas.
  • Ser persistente, paciente e resiliente.
  • Assumir riscos, mas ter responsabilidade com suas ações e o impacto que elas causam na vida de um indivíduo. 
  • Liderar e motivar rumo a um objetivo comum e por um bem maior.

Atitudes

  • Precisa ter ética e profissionalismo
  • Agir com determinação, transparência e comprometimento.
  • Não se acomodar e se conformar diante de injustiças e desigualdades
  • Ser leal à sua missão e objetivo.
  • Ter paixão pelo que faz.

Qual o impacto desse modelo de empreendedorismo na sociedade?

As ações realizadas através de empreendimentos socioambientais têm feito a diferença na na vida de pessoas e/ou comunidades vulneráveis, contribuindo positivamente para mudanças e soluções para o individual e coletivo.

É através de projetos com foco em capacitação, emprego, melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida. Assim como a preservação do meio ambiente, entre outras frentes, que os empreendimentos socioambientais geram valores que vão além de financeiros.

Exemplos de ações do empreendedorismo social

E quando falamos em projetos voltados para mudanças na sociedade, temos como exemplo atividades focadas em:

  • Educação
  • Soluções ecológicas
  • Geração de empregos
  • Inclusão financeira
  • Saúde
  • Inclusão social

Essas são só algumas das possibilidades de ações voltadas para o apoio a comunidade. O empreendedorismo social no Brasil também vem ganhando destaque e impactando os brasileiros de forma positiva, como o caso dos projetos:

  • Gerando Falcões: que nasceu dentro das favelas e vem transformando vidas através de serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania.
  • GRAACC: Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) que é referência no tratamento ao câncer infantil.
  • Instituto Legado: que tem como objetivo transformar empreendedores e empreendimentos, transformando-os em empreendedorismo social por meio da educação. 

Qual a diferença entre o empreendedorismo social e o empresarial?

Quando falamos em empreender, é possível seguir dois caminhos: o comercial ou o social. Ambos os empreendedores buscam inovar e modificar o ambiente de forma significativa através de suas ações.

A diferença entre eles são as suas finalidades, visto que no empreendedorismo social busca solucionar problemas da sociedade priorizando os lucros gerados em prol do benefício coletivo. 

Já o empreendedorismo corporativo tem como foco a geração de lucros, levando em consideração pontos positivos e negativos para os lucros de uma empresa.

Por mais que os dois formatos de empreendedorismo foquem nos ganhos que vão gerar, o empreendedorismo social é guiado pela solução de problemas da sociedade. 

Conclusão

Quando falamos em empreendedorismo social estamos nos referindo a muito mais do que só empreender, falamos em mudanças de vida.

Temos nas mãos um produto, serviço e empresa que irá impactar a sociedade, seja através de melhorias financeiras, acadêmicas, de moradia ou impactando positivamente o ambiente em que vivemos através de ações que cuidam e protegem o meio ambiente. 

Seja qual atividade dentro do setor social do empreendedorismo, saiba que um empreendedor social tem a responsabilidade de desenvolver ações pautadas para mudanças e soluções de problemas socioambientais.