Ícone do site Blog do Bling

Afinal, ter um ERP custa muito caro?

ERP custa muito caro

O dia a dia de uma empresa requer dedicação e atenção aos detalhes. São diversos procedimentos que precisam ser realizados com eficiência para que o resultado seja satisfatório e leve ao aumento do lucro e ao desenvolvimento do negócio.

Agora, será que você já pensou em quanto pode ter perdido por causa da má realização de alguma rotina? Pois é, pode ter sido a perda de um bom fornecedor, de uma venda importante ou o pagamento de juros extras por uma conta esquecida. E, assim, sua empresa deixou de ganhar.

Pensando nisso, a tecnologia chegou para melhorar esses processos. Aumentando vendas e diminuindo custos. Surgiram, para isso, os sistemas de gestão que facilitam o dia a dia da empresa e permitem que os procedimentos sejam realizados com eficiência. Você verá que ter um ERP pode te ajudar a ter ainda mais sucesso no seu negócio.

O ERP é um investimento para muitos ganhos

Muitos empresários podem encarar o ERP como um investimento sem muita importância. Porém, pense em todos os benefícios que ele pode trazer para a empresa. Um sistema que faz o controle do estoque, emite notas fiscais, boletos bancários, controla as contas a pagar e a receber e outros serviços, trará eficiência. Além de economia de tempo e de dinheiro.

Dessa forma, o empresário poderá focar no aumento das vendas e na prospecção de novos clientes. Portanto, ter um ERP significa utilizar seu tempo de forma acertada. Melhorando o desempenho da sua empresa. Isso não é ótimo?

Outro ponto a se pensar é que em um passado não muito distante isso era possível apenas para grandes empresas. Afinal o custo de um ERP era alto, além da instalação, manutenção e consultoria para uso. Hoje, tudo é mais simples e já existem sistemas para todos perfis de empresa. O investimento é acessível e, com os inúmeros ganhos, o gestor percebe que vale a pena.

Adaptação não é fácil, mas é importante

A tecnologia se desenvolve rapidamente e sabemos que não é fácil se adaptar. Principalmente, para quem começou sua atividade profissional muito tempo atrás. Mas vamos pensar juntos! Nos últimos anos, colocar em prática um projeto empreendedor ficou mais fácil. São muitos recursos no mercado para ter sua própria empresa e isso é muito legal.

Porém, esse fato aumentou a concorrência. O que exige das empresas mais profissionalismo e a busca por formas de melhorar a qualidade dos serviços e a gestão. Vamos dar um exemplo: fazer o controle manual do estoque, além de ser extremamente trabalhoso e demandar tempo, pode trazer erros.

Então, imagine que um ERP realiza esse controle e ainda pode lhe fornecer outras informações como melhores períodos para comprar determinado produto. O que tem mais saída com os clientes, um histórico de compras etc. Com eficiência, você saberá quanto e como adquirir determinado produto. Assim, fazer uma gestão eficiente do estoque. Dessa forma, economizará tempo e, certamente, dinheiro.

Ter um ERP ajuda a aumentar os lucros

Portanto, a contratação de um sistema de gestão (mesmo as assinaturas mensais) pode significar a diminuição dos custos administrativos, a otimização dos investimentos e a possibilidade de utilização do tempo para a busca de formas de aumento das vendas. Ao colocar tudo isso na ponta do lápis, você verá que o investimento em um ERP, na verdade, significa diminuir os gastos da sua empresa e criar a oportunidade de aumentar os lucros.

Então, não tenha medo! Os sistemas querem auxiliar na melhor gestão do seu negócio. Para isso, investem em alta tecnologia e desenvolvimento de soluções adequadas ao seu perfil. Não deixe que o medo da mudança atrapalhe seu negócio. Ter um ERP pode ser uma forma de aumentar o desempenho do seu negócio.

Para acompanhar outras dicas importantes de gestão, curta e acompanhe nossa página no Facebook!

Sair da versão mobile