Um negócio online funciona com fluidez se, primeiramente, tiver um estoque controlado e organizado. A gestão de estoque é exatamente esse processo, onde é preciso compreender e otimizar o estoque de uma empresa.

Mas em tempos de venda em múltiplos canais, é importante contar com tecnologia a fim de gerir o estoque com mais assertividade e segurança. Para isso, um sistema de gestão ERP é a ferramenta indicada.

Neste artigo, vamos abordar o assunto e dar mais motivos de como o ERP pode auxiliar o negócio na gestão de estoque. Confira!

Gestão de Estoque X ERP?

O ERP é uma ferramenta que integra a gestão do seu negócio, e no estoque ele conecta produtos disponíveis para a venda e para a entrega com os setores responsáveis. 

É importante destacar que a gestão de estoque pode servir como um diferencial frente ao concorrente, pois organiza os processos e melhora a experiência do consumidor.

Como o ERP e Gestão de Estoque funcionam juntos?

A área do estoque cuida do armazenamento dos produtos ou matéria prima, até a separação do pedido e envio para o cliente. Ou seja, é um processo complexo que exige sincronia de informações. 

O ERP diminui consideravelmente erros e problemas que eles possam acarretar, principalmente em lojas que possuem mais de uma unidade através da atualização imediata dos estoques. Além disso, também integra e organiza outros setores diretamente relacionados ao estoque, como o fluxo de caixa, reposição de mercadorias e entregas, sempre tendo a possibilidade de obter relatórios sobre os processos.

Vantagens de se ter um ERP na Gestão de Estoque

Muitos dizem que o estoque é o coração da empresa, por isso, contar com um ERP para fazer a gestão e integração de estoque traz diversas vantagens ao negócio.

Além de entender o equilíbrio entre compra e venda, reduz o excesso de mercadorias, aumenta o capital de giro e otimiza o desempenho operacional do negócio. Outras vantagens de ter um ERP para a gestão de estoque são:

  • acompanhar o envio dos pedidos;
  • liberar espaços produtivos, com a identificação de quais itens estão improdutivos, ou sem giro de venda;
  • auxílio na criação de estratégias de atendimento e por consequência melhor experiência do cliente no e-commerce;
  • controle sobre itens disponíveis e itens com necessidade de reposição;
  • conhecimento da capacidade de estocagem para armazenamento;
  • conhecer o tempo de disponibilização dos produtos para entrega;
  • evitar desperdícios de produtos.

Quando devo alinhar o ERP na Gestão de Estoque do meu negócio?

Dispor de um ERP para a gestão do negócio é um passo que deve ser dado desde o início da empresa. Isso porque o ERP faz outras integrações e funções e beneficia a operação como um todo. 

O sistema de gestão ERP auxilia na boa gestão do negócio e possibilita gerenciar entrada e saída de mercadorias, índices de vendas e outras demandas. Além disso, a rotina passa a ficar organizada, desde as vendas até as entregas. 

Ao organizar a rotina da empresa, e manter as informações atualizadas, é possível otimizar as tarefas operacionais e aumentar a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, da empresa. 

Conclusão 

O estoque é um dos principais setores do negócio, ele deve se manter organizado para que o fluxo de trabalho e vendas se mantenha ativo. Com um bom processo de gestão de estoque, é possível reduzir os desperdícios já que com o ERP se pode observar tudo o que entra, sai e é armazenado no estoque. De maneira que o negócio supere a demanda sem manter produtos parados, tornando o processo de controle de mercadorias mais facilitado. 

Outro ponto fundamental é que, se as mercadorias estiverem em boa gestão e organização, a experiência do consumidor na sua jornada de consumo – desde o pedido até a entrega em sua casa – se torna mais positiva. 

Um ERP é uma ferramenta essencial para o controle e manutenção de estoque, evitando trabalho manual e automatizando o processo de separação e entrega.