Verdade seja dita: estoque parado é dinheiro parado, afinal, você investiu em mercadorias para vendê-las e lucrar.
Porém, quando o estoque não tem giro, também não há lucro e, em alguns casos, ocorrem até perdas e prejuízos.
Esse cenário, apesar de não ser ideal, é bastante comum em muitos negócios. Por isso, todo empreendedor precisa saber como vender estoque parado e evitar que o problema se repita com frequência.
A seguir, confira um guia completo sobre o assunto, com dicas e estratégias que você pode seguir para tentar zerar o estoque.
Vamos lá!
O que você verá no artigo:
O que é um estoque parado?
O estoque parado engloba os produtos que uma empresa tem em seu depósito por um período prolongado e que ainda não foram vendidos. Logo, até aquele momento, os itens não trouxeram retorno financeiro para o negócio. Pelo contrário: em alguns casos, podem gerar prejuízos e impactar negativamente as finanças da empresa.
Por que o estoque pode ficar empacado?
Existem diversos motivos que podem deixar itens empacados em seu estoque. Entre as principais, podemos citar os da lista abaixo.
Investimento maior do que a demanda
Uma das respostas para seu estoque estagnado pode ser simples: você adquiriu muitas unidades de um mesmo item e a performance de vendas não saiu como o esperado.
Esse tipo de erro é comum quando um produto começa a ser bastante procurado e esgota. Na hora de repor, o lojista compra um volume muito alto, além do necessário, imaginando que o item irá esgotar novamente.
Nestes casos, porém, a saída não acontece igual à primeira vez, e acaba sobrando produto.
Isso também pode acontecer quando você está incluindo uma mercadoria nova no seu portfólio de produtos e já compra uma quantidade grande logo de cara, sem antes testar o interesse do seu consumidor.
Nesse caso, se você erra o chute e o produto não chama a atenção do seu público, fica com um volume considerável de itens parados.
Leia também: O que é mix de produtos e como criar o seu? Guia com exemplos
Precificação errada
Você até pode ter os produtos certos e em quantidades ideais, porém, se sua oferta não está alinhada com o mercado ou com as expectativas do consumidor, é muito provável que não seja interessante para o cliente.
Consequentemente, se suas mercadorias não chamam atenção, não há venda.
Por isso, se você está percebendo um aumento de produtos parados, em vez de conseguir liquidá-los, talvez seja o momento de analisar os preços praticados em sua loja e conferir se estão de acordo com seu setor, tipos de clientes, concorrentes, etc.
Perda de sazonalidade
Alguns produtos saem mais em uma determinada época do ano. Logo, investir neles em outro momento ou em um volume muito superior ao necessário pode gerar sobras.
Esse é o caso do panetone, por exemplo, item mais procurado durante as festas de fim de ano, ou o ovo de páscoa, que só é vendido durante o feriado relacionado ao item.
Até mesmo no setor de vestuário a sazonalidade existe e é importante: durante o inverno, dificilmente você verá clientes procurando por moda praia.
Então, se você não pensa estrategicamente e acompanha a sazonalidade dos itens, essa pode ser outra explicação para os produtos estagnados em seu estoque.
Como calcular o custo de estoque parado?
O cálculo do estoque empacado é uma forma de mensurar o impacto financeiro desses itens para sua empresa em um determinado período. Para calcular, você pode usar a regra:
Custo do estoque parado = custo do pedido + custo de ajuste + custos de estocagem
Cada parte dessa conta significa:
- custo do pedido: representa o valor que você pagou naquele item;
- custo de ajuste: está relacionado aos investimentos feitos para a produção do produto (se for o caso);
- custo de estocagem: tudo o que foi gasto em infraestrutura para manter a mercadoria em bom estado.
Desvantagens de ter produtos parados
Ter produtos parados é mais do que apenas não ter vendas: o cenário pode te dar prejuízo e até gerar custos.
Um item parado há meses no estoque perde valor de mercado e sofre com a degradação do tempo.
Aí, quando você finalmente encontra um cliente interessado, não consegue vender pelo preço original, seja porque o item já “saiu de moda” ou porque está com avarias.
Além disso, produtos estagnados geram custos de armazenagem, como aluguel do espaço, eletricidade, seguro ou qualquer outro gasto relacionado com sua preservação.
Como acabar com estoque parado?
O primeiro passo para zerar o estoque estagnado é fazer um inventário. Esse documento nada mais é do que um registro preciso, detalhado e atualizado dos itens que estão disponíveis para venda.
Manter o registro ajuda a saber exatamente a quantidade, a variedade e o valor dos produtos que sua empresa tem em estoque.
O inventário pode ser feito manualmente, de tempos em tempos, ou automatizado, com atualizações constantes de entradas e saídas, usando um sistema de controle de estoque, como um ERP.
Depois de fazer esse levantamento, você conseguirá identificar mais facilmente quais são as mercadorias que estão “fazendo aniversário” em seu estoque, traçando estratégias para tentar vendê-las de forma simplificada!
O que fazer com estoque parado?
Aqui estão as nossas dicas para gerenciar o seu estoque estagnado:
- faça promoções específicas;
- venda em datas comemorativas;
- inclua as mercadorias em um marketplace;
- repasse os produtos pelo preço de custo;
- negocie os itens parados com fornecedores.
Abaixo, entenda como acabar com o estoque parado com mais detalhes.
Faça promoções específicas
Essa dica parece simples, não é? Porém, para ter um bom resultado com a estratégia, é preciso aplicá-la de forma inteligente.
Afinal, a menos que a causa do seu estoque empacado seja o preço, só colocar os itens com um valor mais baixo pode ser insuficiente para chamar a atenção dos clientes.
Uma estratégia interessante é criar um kit de produtos, unindo aqueles itens que seus clientes mais gostam com os que não fizeram tanto sucesso.
Assim, o consumidor que já estava de olho em um produto com mais apelo comercial pode aproveitar a oferta para garantir o dele, levando, adicionalmente, um item que estava parado.
Também pode ser legal trabalhar com descontos progressivos, como:
- leve 4 e pague 3;
- compre 1 peça e ganhe 50% de desconto na segunda unidade;
- entre outros.
Venda em datas comemorativas
Uma vantagem das datas comemorativas é que as pessoas estão procurando por produtos. Isso vale para épocas como o final do ano, em que acontece a Black Friday e o Natal, ou nas datas anteriores, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, entre tantos outros.
Nessas datas, você não precisa convencer os clientes a comprar, pois naturalmente eles estão em busca de presentes.
O que você precisa fazer é tornar sua oferta mais atrativa do que outras milhares que ele irá encontrar.
Então, vale a pena fazer uma nova precificação. Certamente, você não terá o lucro esperado/desejado, mas pelo menos verá um retorno mínimo em um produto que, parado, não está te gerando dinheiro algum.
Inclua as mercadorias em um marketplace
Uma estratégia que talvez você não tenha pensado são os canais de venda on-line, como marketplaces.
A maior vantagem de incluir seus produtos nesses canais é o grande fluxo de usuários, que estão a todo tempo procurando por mercadorias diversas.
Pense que, em uma dessas pesquisas, uma pessoa pode se interessar pelo seu produto.
Logo, estamos falando de uma oportunidade de aumentar a visibilidade dos itens empacados.
Repasse os produtos pelo preço de custo
Em alguns casos, mesmo com ofertas atrativas, certos produtos podem não sair. Nesse caso, a melhor saída é abrir mão do lucro para, pelo menos, não ficar no prejuízo.
Se você estiver vivenciando esse cenário, tente repassar o produto pelo preço de custo.
Por mais que você não ganhe nada com isso, ao menos não sairá perdendo.
Negocie os itens parados com fornecedores
Pode ser que você não tenha uma boa saída de determinado produto, mas, para outro lojista, o item seja o carro-chefe. Logo, ter esse item de volta ao estoque pode ser interessante para ele.
Neste caso, vale a pena conversar com o fornecedor que te atende para perguntar a possibilidade de fazer trocas ou devoluções.
Em alguns casos, você consegue escolher outras mercadorias que agradam mais seus clientes.
5 dicas para evitar a estagnação de produtos
Agora você já sabe o que fazer quando fica com “sobras” de produtos no estoque. O próximo passo é começar a se prevenir para que isto não ocorra novamente.
Abaixo, veja dicas valiosas para evitar o mesmo erro no futuro.
1. Monte seu estoque estrategicamente
Tenha cuidado com o impulso de aproveitar os descontos dos fornecedores e acabar com um volume de produtos maior do que sua demanda.
Quando isso acontece, em vez de economizar, você acaba tendo prejuízo.
2. Entenda a volatilidade do mercado
Não há como ter certeza de que os produtos que mais saem hoje vão continuar em alta nos próximos meses.
Afinal, o mercado está em constante mudança, e o que é popular agora pode ser substituído por outra tendência mais adiante.
Então, prefira trabalhar com um número moderado de itens.
Mesmo que em algum momento um produto esgote, é mais inteligente ir atrás de reposição do que ficar com um estoque empacado.
3. Tenha uma boa relação com seus fornecedores
Para evitar que suas mercadorias fiquem paradas, perdendo valor de mercado, o ideal é investir em uma quantidade mais estratégica do produto.
Como dito, no entanto, pode ser que o número de itens que você tem não atenda à demanda de todos os clientes.
Nesse caso, para não perder vendas, você precisa comprar mais unidades o mais rápido possível. E é aí que entra a importância de ter uma boa relação com seus fornecedores.
Além disso, manter um contato mais próximo e fazer negociações amigáveis pode ser útil em caso de estoque parado.
Isso porque alguns fornecedores permitem que os lojistas façam trocas ou devoluções de itens que não foram vendidos.
Leia também: Como diminuir os gastos com fornecedores e mantê-los por perto?
4. Fique de olho no prazo de validade
Algumas mercadorias têm prazo de validade menor, o que precisa ser levado em conta ao montar o seu estoque.
Se você trabalha com itens perecíveis, procure fazer compras de menor volume e liquide o estoque antes de adquirir mais unidades.
Esse é um ponto muito importante porque, nesse caso, muitas vezes você não consegue sequer implementar estratégias de emergência para acabar com os produtos, como uma promoção.
Afinal, não dá para vender produtos vencidos aos seus clientes, não é? Nesse caso, o que resta é o prejuízo mesmo. Então, fique atento a esse detalhe da validade!
5. Mantenha o controle do seu estoque
Como vimos, se você não sabe o que está parado, como vai saber no que focar na hora de vender? E se você não sabe quais produtos ainda têm, como vai saber se é hora de repor ou não?
Essa falta de controle pode tanto deixar itens parados por muito tempo, como fazer com que você compre mais unidades de uma mercadoria que já tem.
Então, para evitar que o problema se repita, invista em uma ferramenta de gestão de estoque, que te ajuda a manter um registro atualizado da entrada e saída dos produtos.
Dessa forma, você consegue identificar o que está parado e sabe exatamente quando fazer novas compras.
Experimente o Bling para gerir seu estoque!
Agora você sabe os prejuízos de deixar estoque parado e o que fazer para colocar os itens em giro. O próximo passo é experimentar um software que pode te ajudar nessa tarefa!
No Bling, você faz o controle de estoque de seus produtos, peças e insumos de forma simples, evitando erros nos processos.
Com a solução, você pode:
- controlar as vendas do seu negócio (entradas e saídas);
- enviar ordens de compra para fornecedores;
- emitir notas fiscais;
- gerenciar depósitos;
- acompanhar o envio dos produtos;
- conferir relatórios de vendas, e afins.
Uma gestão integrada garante economia de tempo e decisões mais assertivas para sua empresa, principalmente na hora de adquirir mais produtos. Então, não fique de fora!
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