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9 estratégias de Marketing Digital para aplicar em e-commerce!

estratégias de marketing digital

Se você tem um e-commerce e deseja que sua loja on-line se destaque dos concorrentes e atraia mais consumidores, é fundamental investir em estratégias de Marketing Digital. Afinal, essas táticas são essenciais quando o assunto é visibilidade do negócio, geração de leads, fidelização de clientes e crescimento de vendas. 

Segundo a pesquisa Digital AdSpend 2023, da IAB Brasil, em parceria com a Kantar Ibope Media, o Marketing Digital e a tecnologia desempenham papéis importantes nas jornadas de compra do brasileiro. 

O estudo revelou que 42% dos entrevistados seguem as marcas nas redes sociais, 52% usam a internet com frequência para planejar as compras, 61% dizem que comprar on-line facilita a vida e 67% usam os anúncios digitais para decidir as aquisições.

Diante desse cenário, é indispensável conhecer as melhores estratégias de Marketing Digital para aplicá-las no seu negócio. 

Neste artigo, você ficará por dentro dos seguintes tópicos: 

Boa leitura!

O que são estratégias de Marketing Digital?

As estratégias de Marketing Digital são ações que as empresas desenvolvem para ajudar marcas de diferentes segmentos a se comunicarem, de forma direta, com o público-alvo. Para isso, é necessário definir canais on-line, como blogs, redes sociais e sites, para divulgar táticas que solucionem as dores dos potenciais clientes.

Vale ressaltar que, além de fortalecer a marca, atrair novos negócios e criar relacionamentos com os leads, as ações de Marketing Digital personalizadas permitem que as organizações tenham outros ganhos. Veja!

Agora que você sabe o conceito, continue a leitura para conhecer as estratégias de Marketing Digital essenciais para seu e-commerce ter sucesso. 

Conheça as principais estratégias de Marketing Digital para e-commerce

Para promover seu negócio para os clientes ideais e potencializar as vendas, separamos 9 estratégias de Marketing Digital para e-commerce. Confira! 

1- Inbound Marketing

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é uma técnica utilizada para atrair o público-alvo para seu site de e-commerce e transformá-lo em lead, por meio da produção de conteúdo relevante.

Com essa ação, você desenvolve uma comunicação humanizada e direcionada ao consumidor. Assim, fica mais fácil construir um relacionamento com o cliente e influenciá-lo na decisão de compra.

Entretanto, para colocar essa ideia de Marketing Digital em prática, é preciso compreender o perfil e o comportamento dos compradores.

Para isso, é fundamental entender o conceito de funil de vendas, que demonstra as etapas pelas quais todo cliente passa até realizar uma compra. São elas:

É relevante destacar que existe a etapa de fidelização, a qual acontece após a compra. É o processo de pós-venda para garantir a continuidade do relacionamento com o cliente. Essa fase é decisiva para manter o comprador no fundo do funil e incentivá-lo a novas compras.

2- Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia do Inbound Marketing centrada no compartilhamento de informações relevantes e de qualidade sobre o seu negócio para o público-alvo.

O objetivo dessa ação é produzir conteúdo que desperte interesse e gere confiança nos leads. Assim, sua marca se transforma em autoridade e líder do setor de atuação.

Quanto mais valioso for seu conteúdo, maior a chance de criar uma comunicação direta com os consumidores e nutrir uma base sólida de clientes.

É importante mencionar que essa estratégia não requer alto investimento inicial. 

3- SEO (Search Engine Optimization)

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) — ou Otimização para Mecanismos de Busca — auxiliam no posicionamento do seu negócio nas primeiras páginas do Google. A ideia é gerar mais atenção dos consumidores para sua loja virtual e aumentar as chances de os visitantes tornarem-se clientes.

Então, se deseja que sua organização tenha um bom posicionamento nas páginas do maior navegador da internet, é necessário investir em SEO. Vale lembrar que essa estratégia de Marketing Digital é uma porta de entrada para muitos compradores.

Para entender melhor, veja as principais técnicas de Search Engine Optimization:

4- Redes sociais 

As redes sociais são ótimos canais de comunicação e venda para quem tem e-commerce, uma vez que divulgam conteúdo de valor e promovem a interação com os consumidores. Além disso, transmitem segurança para realizar compras.

Portanto, é indispensável identificar os meios ideais para divulgar seu negócio, e em seguida, criar uma página nas redes escolhidas para atender seus clientes.

5- E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ótima ação de Marketing Digital para fortalecer o relacionamento com o público, gerar mais leads, aumentar vendas e taxas de conversão dos negócios.

É válido mencionar que esta ferramenta garante contato direto com o usuário, sem depender do algoritmo das redes sociais ou dos mecanismos de busca do Google.

Por isso, tenha uma lista de e-mails bem organizada e segmentada para que os consumidores da sua marca sejam classificados conforme seus interesses e perfil.

Além disso, saiba que esta estratégia, alinhada com a de Marketing de Conteúdo, gera ótimos resultados e oportunidades de venda a um custo baixo.

Leia também: 5 dicas de e-mail profissional para aumentar sua credibilidade

6- Marketing de Influência

O Marketing de Influência é indispensável para os empreendedores que têm a intenção de aumentar a audiência e as vendas. 

Aliás, esse tipo de estratégia de Marketing Digital ganha espaço entre os e-commerces que investem em ações com influenciadores digitais — ou digital influencers. Esses profissionais promovem produtos e serviços para o público das empresas em plataformas como Instagram, YouTube, Facebook, TikTok e Twitter.

Portanto, ao fechar uma boa parceria para ampliar as ações de Marketing de Influência do seu negócio, é possível aumentar a autenticidade e a credibilidade da marca.

Afinal, a autoridade dos influenciadores induz diretamente à decisão de compra dos consumidores.

7- Mídia paga on-line

A mídia paga on-line é uma boa ideia de Marketing Digital para obter resultados mais rápidos.

Com essa ação, você cria anúncios segmentados para seu público-alvo, impulsiona conteúdo do site ou das redes sociais, atrai tráfego para seu canal de vendas e aumenta o reconhecimento da marca.

A publicidade paga possibilita a divulgação do negócio para os clientes em potencial.

8- Landing pages (LP)

As landing pages são as páginas de capturas de leads dos sites que têm o objetivo de convertê-los em clientes para seu e-commerce. 

As LPs ajudam as empresas a desenvolver uma base de contatos por meio de conteúdos úteis, que solucionem dores e necessidades do público que acessa seu site. 

No entanto, para os visitantes receberem um material de valor, como um e-book, é necessário fornecer informações pessoais: nome, e-mail e telefone.

As pessoas interessadas em adquirir o conteúdo cedem os dados, e, com isso, tornam-se leads para as marcas.

Saiba também: Como usar uma Landing Page para potencializar suas vendas

9- Inteligência Artificial 

A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta que aprimora a eficiência das ações de Marketing Digital e otimiza as interações com o público-alvo.

Com a implementação da IA nas suas estratégias, você se beneficia de diferentes maneiras. Veja!

Aproveite para ler: Inteligência artificial para vendas: vantagens e como utilizar

Como fazer Marketing Digital?

Como mostramos, existem várias estratégias de Marketing Digital para aplicar no seu e-commerce e alcançar mais visibilidade para os leads.

Porém, para tornar as ações mais eficientes, é imprescindível entender quais são as adequadas para sua realidade. 

Listamos alguns passos básicos para saber como fazer Marketing Digital. Confira!

1- Estabeleça um objetivo

É importante definir um objetivo importante para seu e-commerce para que a estratégia de Marketing Digital ajude na concretização.

Para isso, realize um diagnóstico do seu negócio. Aproveite para avaliar o ambiente interno e externo da empresa com a análise SWOT.

2- Construa um planejamento estratégico

Após determinar o objetivo, é crucial desenvolver um planejamento estratégico. Estabeleça metas mensuráveis e que tenham prazos específicos para acontecer.

Esse documento é útil para constituir as estratégias de Marketing Digital que precisam se alinhar com os objetivos da organização.

3- Defina a persona

Para segmentar as ações, é vital conhecer o perfil dos consumidores.

A definição da persona, personagem semifictício que representa o público-alvo ideal do negócio, facilita a segmentação das táticas, uma vez que o empreendedor identifica a abordagem e o tom de voz para aplicar na comunicação com os clientes.

4- Acompanhe os resultados

E como saber o desempenho das estratégias de Marketing Digital com seu público de interesse? Acompanhar os resultados é a maneira mais eficaz de entender se tudo que planejou está adequado para seu e-commerce.

Sendo assim, documente todos os dados que recolher da empresa e avalie se é necessário mudar ou manter as ações.

Exemplos de Marketing Digital

Agora chegou o momento de conhecer os exemplos de Marketing Digital de empresas de diferentes segmentos que aplicaram estratégias para se aproximar do público-alvo e potencializar as vendas dos negócios. 

Acompanhe os 2 cases de sucesso abaixo e inspire-se!

Disney

Em 2018, a Disney desenvolveu a campanha “Share Your Ears” (em português, “Compartilhe suas orelhas”) para comemorar os 90 anos do Mickey Mouse, ícone da marca.

Na ação, a empresa incentivou o público a divulgar fotografias com as orelhas do personagem nas redes sociais e as divulgou na rede de televisão ABC. A ideia era que as pessoas doassem US$ 5 por foto publicada para a Make-A-Wish, instituição renomada de apoio a crianças com doenças graves.

Devido ao sucesso da estratégia na internet, a Disney dobrou o valor inicial de US$ 1 milhão.

Dove

A Dove sempre divulgou seu posicionamento de marca como uma empresa comprometida com a beleza da mulher, o bem-estar e seu papel na sociedade.

A campanha “Retratos da Real Beleza” existe desde 2004 e sempre traz uma abordagem inovadora, que desafia padrões tradicionais de beleza. Porém, em 2019, a organização levantou a discussão sobre a representatividade feminina na publicidade. 

Segundo dados da Dove, 70% das mulheres e pessoas não binárias não se sentem representadas na mídia e nas propagandas.

Para apoiar a causa, a companhia juntou-se ao repositório de imagens, Getty Images, e desenvolveu a ação #NosMostre. O projeto é uma biblioteca pública de imagens criada em parceria com mulheres de mais de 30 países.

A finalidade é oferecer fotos que quebrem os estereótipos ligados à beleza feminina para anúncios de todo o mundo.

Essa estratégia fez tanto sucesso que ganhou o prêmio publicitário, Leão de Prata, no Cannes Lions, em 2019.

Por que aplicar estratégias de Marketing Digital para vender no e-commerce?

Como mostramos nos exemplos, investir em estratégias de Marketing Digital é determinante para aumentar a visibilidade da marca, destacá-la da concorrência, interagir com o público-alvo e alavancar vendas.

Com isso, as táticas são indispensáveis para atrair a atenção dos consumidores para sua empresa. Afinal, diferentemente do comércio físico, no e-commerce os clientes não se direcionam até a porta da loja — é necessário levá-los até o site por meio de tráfego orgânico ou pago

Além desses benefícios, as ações oferecem resultados mais rápidos e duradouros, fortalecem a marca e apresentam melhor custo-benefício para os empreendedores. 

Entretanto, ao implementar essas ideias, é importante conhecer as oportunidades que oferecem, ainda reforçando que os resultados só aparecem com constância.

Vale lembrar que, para cada uma das dicas mencionadas, é vital testá-las até encontrar a que se adequa ao seu e-commerce. O Chatbot de vendas do Bling, por exemplo, é um robô que interage com os usuários pelo Instagram e Facebook e oferece uma experiência de compra ágil e personalizada.

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