Todos os dias, 1,84 bilhão de pessoas usam o Facebook. E quando o usam, gastam quase uma hora nele. O que isso significa para os anunciantes? Isso significa que o “alcance” do Facebook é enorme.
6 em cada 10 usuários de redes sociais em todo o mundo estão no Facebook. E 6 em cada 10 deles são americanos.
É por isso que 200 milhões de empresas têm páginas de negócios nesta plataforma gigantesca, voltada principalmente para compradores com menos de 35 anos. Os compradores do Facebook têm em média 35 anos ou menos.
E é por isso que toda empresa deve anunciar no Facebook: vale a pena o esforço por causa da enorme exposição. Mas você está preocupado que seu orçamento de publicidade se espalhe em torno dos bilhões de visualizadores do Facebook, prejudicando seu retorno sobre o investimento (ROI).
Preocupação válida.
R$1 em cada R$5 gastos em anúncios digitais são anúncios do Facebook.
Isso significa que há muitos anúncios atingindo seus clientes a cada minuto daquela hora que eles passam navegando no Facebook todos os dias. Então … se os anúncios são tão saturados, por que eles clicariam no seu anúncio?
Existem bilhões de pessoas no Facebook que podem ver seu anúncio e clicar nele. Eles também não podem. Ou, pior, eles podem clicar no seu anúncio, mas não comprar nada. Saber como anunciar no Facebook é fundamental para você não sair no prejuízo.
Obter os cliques certos requer um plano cuidadosamente traçado, você não pode improvisar seus anúncios no Facebook.
O que você verá no artigo:
Estratégias para anunciar no Facebook
Anunciar sem um plano é como lançar ao vento panfletos caros, brilhantes e coloridos. O vento não se importa com quem os pega. E é difícil saber quantos panfletos foram capturados pela mesma pessoa.
- O público errado estraga seu orçamento de publicidade.
- O anúncio errado atrapalha seus cliques.
- Cliques em excesso fazem você gastar mais dinheiro.
Seu objetivo é fazer um anúncio incrível e mostrá-lo para as pessoas que provavelmente precisarão, curtirão e comprarão seu produto.
Descobrir isso leva tempo. Mas leva menos tempo se outra pessoa descobrir por você.
Temos um pequeno exército de especialistas do Facebook prontos para ajudá-lo, escolhemos a dedo as melhores estratégias de anúncios do Facebook usadas por especialistas em marketing e as colocamos aqui em um lugar como uma enciclopédia de estratégia de anúncios para você.
Começaremos com quatro coisas essenciais que você deve fazer antes de configurar seu primeiro anúncio no Facebook porque, como todas as coisas, a preparação adequada é a chave para uma execução brilhante.
O material da estratégia
Em seguida, vem a parte divertida. Exploraremos algumas maneiras de impulsionar os resultados de sua campanha no Facebook com estratégias avançadas e aprovadas.
Configure um funil de conversão
O que acontece se você pedir a um estranho um sorvete de casquinha? As probabilidades são de que eles sintam pena de você, façam uma careta educada e se afastem de você (porque você é louco).
Mas o que acontece se você perguntar o tempo a um estranho? Provavelmente, eles dirão que horas são.
Você pode trocar um rápido “lindo dia, hein?” e isso pode se transformar em uma curta conversa em que você descobre que tem amigos em comum e compartilha interesses semelhantes. Nesse ponto, eles podem comprar sorvete para você.
A moral da história é esta:
Para criar uma campanha publicitária de sucesso no Facebook, pense em seu público-alvo como grupos de pessoas em diferentes estágios de “pedir conforto” (estágios de conversão).
Crie diferentes estratégias de anúncios do Facebook para diferentes estágios do funil
Um funil de conversão identifica os diferentes relacionamentos que você tem com seu público geral (público-alvo) e divide esses relacionamentos em camadas.
Algumas pessoas estão prontas para comprar de você neste momento (parte inferior do funil), enquanto outras ainda precisam de uma prova de que seu produto é bom (parte superior do funil).
Configure uma estrutura de funil de conversão
Sem surpresa, diferentes estratégias de campanha e tipos de anúncio do Facebook funcionam melhor em cada estágio do funil de vendas.
Por exemplo, uma pessoa que baixou seus e-books e participou de alguns webinars tem mais probabilidade de comprar seu produto do que alguém que vê seu anúncio pela primeira vez.
Um funil de conversão bem definido orienta como você gerencia sua campanha:
- Identifique o seu público no Facebook.
- Desenvolva ofertas e campanhas adequadas a cada etapa do funil (alvo).
- Desenvolva incentivos de marketing em vários canais para levar as pessoas ao funil de conversão
- Defina diferentes objetivos para a campanha, dependendo da relação do público-alvo com sua marca
Crie Personas de Comprador Realistas
Quem é seu melhor cliente? Você precisa saber disso antes de descobrir o valor que você se propõe a dar para suas campanhas no Facebook.
Explore os dados demográficos:
- Como eles se parecem?
- Quantos anos eles têm?
- Eles são casados?
- Eles possuem uma casa?
- Eles se deslocam em transporte público ou dirigem um carro?
- Esse carro é bom?
- Qual é a faixa de renda deles?
Responda a essas perguntas.
Se você precisar de ajuda para responder a essas perguntas, estude a segmentação de anúncios do Facebook para entender quem é seu comprador como pessoa. Fique confortável com sua(s) buyer persona(s) a história de uma pessoa real, não uma carteira digital abstrata.
Corresponda o seu anúncio às expectativas deles. Fale a língua deles.
Quando se trata de anúncios no Facebook, conhecer seu público-alvo significa conhecer seus pontos fracos, interesses, localização e comportamentos de compra. E aqui está uma dica profissional que está um passo acima do exercício regular da buyer persona: entenda como suas buyer personas se identificam.
Dirija-se ao público-alvo certo
Você não saberá quem segmentar com suas campanhas de anúncios no Facebook se não tiver ideia do que seu cliente ideal precisa.
As horas que você gasta no desenvolvimento do cliente são um tempo bem gasto. Você saberá quem segmentar, quando segmentá-los e qual oferta tem a melhor chance de ganhar aquele clique.
Segmente seu público para fazer ofertas relevantes
Dê um tapinha nas costas. Você sabe quem é seu cliente ideal e entende que o funil de conversão tem diferentes estágios para eles, dependendo de como eles se sentem confortáveis com sua oferta.
Uma fórmula para colocar você no caminho certo
Os clientes ideais no estágio de clientes potenciais (novos clientes) do funil de conversão são o seu público mais propensos a comprar. Eles estão interessados no seu produto.
Tipos de segmentos de público para conjuntos de anúncios do Facebook
Aqui estão mais alguns segmentos de clientes podem fazer maravilhas no Facebook e em outras plataformas de anúncios:
Leads mornos
Pessoas que visitaram seu site uma vez, mas não se envolveram com nenhum conteúdo ou oferta.
Leitores anteriores do blog
Pessoas que visitaram a página do seu blog porque viram o seu link nos resultados de pesquisas (SERP) ou nas redes sociais, mas saíram depois de ler alguns artigos.
Leitores de blog engajados
Pessoas que sempre voltam ao seu blog para obter mais informações. É mais provável que eles façam uma compra no futuro ou compartilhem seu conteúdo no Facebook.
Visitantes da landing page
Os clientes em potencial que acessaram páginas de destino específicas provavelmente estão interessados em produtos ou recursos específicos.
Pessoas que abandonaram o carrinho de compras
Pessoas que quase compraram de você, mas precisam de um empurrãozinho para concluir a compra ( com um e-mail de gatilho de abandono do carrinho ).
Clientes recorrentes
Esses são fãs que sempre voltam para mais. Eles são seus potenciais defensores da marca. Os defensores da marca contam aos outros sobre suas coisas legais. Você quer que eles façam isso porque, de acordo com um estudo da Nielsen, as pessoas têm quatro vezes mais chances de comprar um item quando indicadas por um amigo.
Esses tipos de público são suas buyer personas em diferentes estágios de conversão.
E utilizando essas estratégias e sabendo alcançar o seu público alvo, com certeza você pode ter grandes resultados com seus anúncios no facebook, comece agora mesmo a anunciar nesta rede social com milhões de acessos todos os dias e aumente as suas vendas.