As compras on-line fazem parte da vida de pessoas em todo o mundo e a cada dia surgem novas lojas virtuais para suprir esta demanda. Para se destacar em meio a tantos negócios, é essencial que as empresas dominem as estratégias de vendas on-line.
Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2023, as vendas virtuais movimentaram mais de R$ 185 bilhões no Brasil. A previsão para os próximos anos é de crescimento de pedidos, faturamento e ticket médio.
Neste cenário, se posicionar como um e-commerce presente e confiável é primordial. Para isso, algumas práticas estratégicas são:
- acompanhar as métricas da sua loja on-line;
- estudar e acompanhar as novidades dos marketplaces;
- conhecer bem o funcionamento da sua plataforma de e-commerce;
- fazer uma gestão de estoque ativa e atenta;
- investir em marketing digital para e-commerce.
Quem se atenta aos pontos acima, se destaca como autoridade, o que gera mais confiança no cliente. O investimento em plataformas de dados, softwares de gestão e conhecimento comercial e publicitário são aliados às empresas que querem crescer.
Porém, além dos pontos técnicos, um negócio bem estruturado precisa de cuidado e atenção com o comprador. Então, a dedicação ao atendimento ao cliente, ao marketing e à comunicação externa também é crucial para o empreendimento.
Quer saber as melhores estratégias de vendas on-line, dicas para vender na internet e como alavancar as vendas? Continue a leitura!
O que você verá no artigo:
Dicas para vender na internet
Para alavancar as vendas, a internet é uma vitrine super poderosa. Repleta de possibilidades e alcance ilimitado, estar na rede permite escalonar um negócio a patamares muito elevados. Cinco dicas podem te ajudar a criar um e-commerce de sucesso.
1. Estudar aspectos técnicos
Antes de ativar a função “marketeira” e sair vendendo seus produtos, é essencial estudar sobre a parte técnica do seu e-commerce. Escolher uma boa plataforma, a hospedagem e o design do site, as formas de pagamento e de gerenciamento da loja on-line são pontos primordiais para começar as vendas.
Para garantir esse conhecimento, há diversos materiais, cursos e blogs disponíveis. O Blog do Bling, por exemplo, traz dicas de marketing e administração com frequência. Ler e se atualizar com frequência é uma maneira eficaz de ficar “em dia” com as novidades do mercado.
2. Investir em marketing
Além de entender os aspectos técnicos, é importante investir em marketing. Uma das estratégias mais interessantes para quem começa a vender on-line é o Inbound Marketing, conjunto de práticas que visa atrair, converter e encantar clientes.
Nesta abordagem, a jornada do cliente é pensada como um funil de vendas. As estratégias visam atrair, converter, vender e encantar os consumidores. A marca se apresenta como uma solução, conquista a confiança, vende seus produtos e oferece satisfação. Assim, constrói-se um relacionamento entre empresa e comprador.
3. Estabelecer uma relação com os clientes
Como diz o ditado “quem vende bem, vende sempre!” e, para vender bem, é essencial criar uma conexão com seu cliente. Para conquistar essa conexão, reconhecer os gatilhos mentais do seu público eleva a experiência dele em seu e-commerce.
Um gatilho bastante utilizado é o da urgência. Ao trazer promoções com tempo limitado, o cliente passa a ver a oferta como uma solução rápida e imperdível a seu problema. Essa provocação o impulsiona a decidir e serve como aquele “empurrãozinho” para que a compra se efetive.
As estratégias de Inbound Marketing junto à comunicação cuidadosa e educada são formas de criar um relacionamento saudável e positivo. Para se destacar da concorrência, cuide da humanização e personalização das comunicações.
4. Estimular a compra
Quando você entende o que o consumidor pensa e deseja, você consegue provocar o senso de urgência ideal e exaltar os benefícios de maior interesse. Esses mecanismos, quando bem trabalhados, estimulam a decisão de compra e, consequentemente, aumentam o seu faturamento.
Algumas formas de provocar o cliente são: mostrar as soluções que seu produto oferece, evidenciar as necessidades do comprador, exaltar as vantagens do seu estabelecimento e oferecer condições especiais (como descontos e ofertas).
5. Aproveitar datas comemorativas
Grandes datas pedem promoções e ofertas. Para uma empresa que inicia sua jornada digital, aproveitar as datas comemorativas é uma oportunidade de vender mais. Traga o contexto da efeméride ao contexto da sua marca, solte a imaginação e invista na divulgação da campanha.
Leia o e-book Calendário comercial 2024, nele, o Bling selecionou todos os períodos mais importantes para promover seus produtos.
Para dar os primeiros passos nesse meio, siga essas essas dicas para vender na internet, domine as estratégias de vendas on-line e confira a aula gratuita sobre como começar um E-commerce do Zero.
Estratégias de marketing digital para vendas on-line
O marketing digital transforma os negócios digitais que nele investem. Combinar formas de atuação on-line junto aos objetivos das empresas, fortalecer a marca e impulsionar o crescimento sustentável no ambiente on-line.
Quer saber como vender mais na internet? Tenha atenção nas estratégias de vendas on-line abaixo para aumentar a sua autoridade e divulgação.
Marketing de Conteúdo
As principais dicas para implementar o marketing de conteúdo na empresa são:
- estude os assuntos ligados a seu nicho de atuação;
- crie um blog e as principais redes sociais para sua marca;
- comece a criar os conteúdos e equilibre o nível de profundidade deles;
- priorize uma linguagem simples, clara e informativa;
- inclua seus produtos e serviços no contexto das publicações;
- acompanhe o desempenho dos conteúdos e note os principais interesses da sua audiência.
Ao publicar conteúdos relevantes, uma marca passa a gerar valor a sua audiência. O marketing de conteúdo consiste em destacar a relevância do negócio pelo compartilhamento dos benefícios, informações e vantagens que seu produto oferece. Essa é uma das maneiras de ser visto como autoridade e confiável pelo público.
O Inbound Marketing entra como uma estratégia aliada à distribuição de conteúdos. Diferenciar as produções conforme as etapas do funil permite que os canais de comunicação atinjam desde o cliente mais antenado até a pessoa que apenas está buscando alguma informação ou entretenimento na internet.
A aplicação de marketing de conteúdo para uma loja de roupas esportivas, por exemplo, começa pela implementação de um blog e redes sociais. As publicações devem explorar os diferentes tecidos, tecnologias, modelos, cortes, o vestuário adequado para cada esporte. O principal objetivo é oferecer informação e se consolidar como referência no assunto.
Redes sociais
Para trabalhar as redes sociais com estratégia, não basta abrir as contas e começar a postar conteúdo; é crucial seguir os seguintes fatores:
- estudar o público-alvo;
- pensar nas redes sociais mais interessantes para seu nicho;
- criar um calendário de publicação para manter a frequência e o equilíbrio;
- utilizar uma linguagem que aproxime o cliente da marca;
- analisar o desempenho das publicações e do engajamento do público.
Além de se tornar uma figura de relevância, é importante potencializar o alcance do nome da empresa para a divulgação ser mais efetiva. Segundo o relatório State of Inbound Marketing Trends do Hubspot, mais de 44% das marcas do mundo têm como primeiro investimento as mídias sociais. Aproveite esse potencial para fazer parte da rotina do consumidor.
Hoje, as redes sociais fazem parte da vida de todos, assim, estar presente de forma constante e estratégica potencializa as possibilidades de reconhecimento e vendas. Além do caráter informativo, as plataformas virtuais de interação permitem que o cliente lembre da sua marca no dia a dia e interaja com seus conteúdos.
Mídia Paga
Com os estudos de marketing de conteúdo e as redes sociais ativas, é hora de começar a olhar para a mídia paga com mais atenção, para isso, busque:
- analisar as redes sociais mais utilizadas pelo seu público;
- estudar sobre as plataformas de mídia paga (as mais famosas são Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads e YouTube Ads);
- começar com investimentos pequenos;
- fazer testes com os produtos e postagens mais queridos;
- analisar os resultados das campanhas.
Ao compartilhar conteúdos valiosos e ter redes sociais como aliadas, investir em mídias pagas é o próximo passo natural. Essa estratégia possibilita a criação de anúncios, o que é muito importante para a divulgação segmentada de produtos e promoções.
A mídia paga permite a segmentação do público e a criação de campanhas específicas para produtos e serviços. Quando se utiliza desse recurso estrategicamente, recupera-se o investimento e mais pessoas conhecem o empreendimento.
Essas estratégias de vendas on-line são aliadas no processo de construção e manutenção de um e-commerce. A melhor forma de identificar qual é o melhor recurso publicitário para seu negócio é investir em testes e analisar os resultados. Não se esqueça de manter as boas práticas e os estudos em dia, siga a leitura para entender como.
Boas práticas para vender mais pela internet
De acordo com a ABComm, em 2023 mais de 395 milhões de vendas virtuais foram realizadas no Brasil. Para manter um bom fluxo de caixa, domine as estratégias de vendas on-line e invista em conhecimento sobre plataformas, e-commerce e gestão.
Manter o equilíbrio entre conhecimentos técnicos, publicitários e gerenciais é essencial para nenhuma etapa ser “esquecida” no complexo processo de empreender. Confira boas práticas para se atualizar sobre cada um dos itens citados.
Conhecimentos técnicos
Os conhecimentos técnicos são aqueles que se referem às habilidades e conhecimentos essenciais para trabalhar em uma área ou cargo. Neles, há o domínio de ferramentas, técnicas, processos e tecnologias para o desenvolvimento pleno da função. Para manter um bom nível de tecnicidade:
- acompanhe as atualizações de ferramentas da sua plataforma;
- mantenha-se atualizado sobre o status da hospedagem do seu site;
- estude o mercado e as novidades das plataformas;
- domine o mercado em que atua, faça contatos e atualize-se sobre as tendências;
- acompanhe o SEO da loja on-line e replique os modelos de sucesso.
Conhecimentos publicitários
Os conhecimentos publicitários são aqueles que envolvem os conhecimentos para planejar, criar, implementar e avaliar campanhas publicitárias eficazes. Neles, há a necessidade de estudar e acompanhar o mercado. Para manter um bom nível de publicidade:
- verifique a estratégia da concorrência e busque um diferencial;
- atualize-se sobre threads e tendências do momento;
- interaja com a audiência, seja atencioso e dedique-se a tirar todas as dúvidas;
- esteja ativo nas redes sociais;
- estude a persona do seu público e fale diretamente com ele.
Conhecimentos gerenciais
Os conhecimentos gerenciais são aqueles que envolvem as habilidades para manter o negócio “em pé”. Aqui, o crucial é ter o domínio de métodos administrativos para planejar, organizar, liderar e controlar recursos para alcançar objetivos estratégicos e operacionais. Para manter um bom nível de gerência:
- invista em possibilidades de interação com o cliente pré e pós-compra;
- acompanhe o fluxo de caixa e analise o desempenho das vendas;
- busque o conhecimento sobre liderança e planejamento estratégico;
- tenha fácil visualização de estoque, notas fiscais e integrações;
- estude ferramentas que facilitem a gestão do seu negócio.
Com os conhecimentos fomentados, o negócio se mantém atualizado e os profissionais trabalham o aprendizado contínuo.
Como vender mais pela internet?
Para alavancar as vendas on-line, além dos bons hábitos, siga algumas etapas:
- reveja toda a jornada do consumidor, identifique como seu site se comporta e quais as possíveis dificuldades de compra;
- busque conhecimentos sobre administração e marketing, acompanhe blogs e faça cursos periodicamente;
- aprimore as estratégias de vendas on-line, como marketing de conteúdo, redes sociais e mídias pagas;
- crie um relacionamento com os clientes, desde os conteúdos publicados até o processo da venda, invista na comunicação educada, simpática e atenciosa;
- colha feedbacks, envie formulários e peça a opinião pós compra; leve em consideração as sugestões e aprimore a experiência do consumidor.
Revisite essas etapas com frequência para que o seu cliente sempre sinta melhora no processo de compra. O segredo para vender mais é buscar a melhoria constante, por essa razão, dedique-se para manter altos padrões e, consequentemente, altas vendas.
Está começando a empreender agora? O Bling fez um guia sobre MEI, confira!
Como melhorar as vendas investindo na gestão do seu negócio?
Como você acompanhou durante o texto, empreender não é nada simples. Porém, com uma visão estratégica e investimento em ferramentas, o seu negócio pode alcançar metas ousadas de faturamento. As principais estratégias de vendas on-line envolvem estudar e investir em marketing de conteúdo, redes sociais e mídias pagas.
Além de dominar esses conhecimentos, um empreendedor precisa lidar com muitas outras questões, como o controle financeiro, fluxo de caixa, atualização de estoque e integração de sistemas. As preocupações são muitas e ter um aliado nesse processo é essencial.
Para facilitar a gestão do seu negócio, conheça o Bling, um sistema ERP (ferramenta completa de gestão que tem como objetivo principal integrar os processos dentro de uma empresa). O Bling facilita a emissão de notas fiscais e boletos, além de realizar integrações com as principais plataformas de e-commerce e marketplaces.
Com o Bling você pode:
- emitir notas fiscais;
- integrar o e-commerce, o marketplace e os Correios;
- cadastrar e controlar estoque;
- gerenciar suas vendas;
- controlar finanças.
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