Quem trabalha com o universo online sabe o quanto é difícil chamar a atenção das pessoas. Afinal, estamos sendo o tempo todo bombardeados com anúncios, posts patrocinados e inúmeras empresas tentando vender seus produtos ou serviços.
Por isso, diante dessa concorrência feroz, quem tem um e-commerce deve procurar fidelizar cada vez mais clientes.
As razões para isso são diversas. Além de ser mais barato fidelizar o cliente do que buscar novos, clientes fiéis são mais propensos a experimentar novos produtos, a perdoar eventuais falhas e a contribuir com feedbacks valiosos que ajudam a melhorar continuamente a experiência de compra.
Eles também costumam comprar de maneira mais recorrente, promover a sua marca espontaneamente e ainda atrair novos compradores para seu e-commerce por meio de recomendações e avaliações positivas. É essa lealdade que impacta diretamente na reputação da organização, construindo uma imagem sólida e positiva no mercado.
Quer descobrir como fidelizar o cliente e transformá-los em verdadeiros defensores da sua marca? Preparamos 5 dicas fundamentais que irão não só aumentar as suas vendas, mas também fortalecer o seu negócio de maneira consistente e sustentável.
Continue a leitura e saiba mais!
O que você verá no artigo:
5 dicas fundamentais para aumentar as vendas
1. Atendimento de excelência
Todo mundo valoriza ser bem tratado. Ao se sentirem bem atendidos, os seus clientes certamente voltarão a comprar e recomendarão a sua loja para outras pessoas.
Para isso, é fundamental investir no treinamento contínuo da equipe, capacitando-os para resolver problemas de forma rápida e eficiente, além de tratar cada cliente com cortesia e empatia.
Uma dica é implementar um sistema multicanal de atendimento, oferecendo suporte via chat online, e-mail, telefone e redes sociais para garantir que os clientes possam entrar em contato da maneira que preferirem.
Consultar o histórico de compras e preferências também é importante para adotar uma abordagem mais personalizada e relevante, fazendo com que a pessoa sinta-se compreendida e valorizada.
2. Jornada de compras descomplicada para fidelizar o cliente
Ninguém quer quebrar a cabeça na hora da compra online. Um site intuitivo, rápido e responsivo é o primeiro passo para evitar que o cliente desista no meio do caminho e viva uma experiência positiva do início ao fim com seu e-commerce.
Além de menus bem organizados e uma barra de busca eficiente, é indispensável contar também com um processo de checkout rápido, simples e com o menor número possível de etapas.
Ofereça diversas opções de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário, Pix e carteiras digitais, para atender às preferências de diferentes públicos. Não esqueça de manter o seu consumidor informado o tempo todo com e-mails de confirmação de pedido e atualizações sobre o status da entrega.
3. Construção de um relacionamento com o consumidor
Qualquer compra online deve ser mais que uma simples transação comercial. É preciso criar uma conexão emocional com o cliente e fazê-lo sentir-se parte da sua marca.
Quer mostrar que você se importa com o seu consumidor e não o enxerga apenas como uma fonte de receita?
Envie e-mails marketing segmentados com base nos interesses e no histórico de compras dele, ofereça conteúdos relevantes com dicas de uso dos produtos, informações sobre lançamentos e ofertas exclusivas, personalize as mensagens com o nome da pessoa, faça referências a compras anteriores e interaja nas redes sociais. Assim, você poderá fazer a diferença na vida daqueles que gostam da sua marca.
4. Investimento em promoções estratégicas para fidelizar o cliente
Uma excelente forma de manter seus clientes engajados é oferecendo promoções especiais no momento da compra online.
Você pode oferecer descontos exclusivos ou frete grátis a partir de um determinado valor, incentivando-os a encherem mais o carrinho.
Programas de fidelidade também costumam ser eficazes, permitindo que seus consumidores acumulem pontos que podem ser trocados por descontos, brindes ou frete grátis. Outra estratégia é aproveitar datas específicas, como aniversários dos clientes, feriados e eventos sazonais, para oferecer vantagens únicas.
5. Incentivos para compras futuras
Para garantir que os seus clientes voltem é essencial mantê-los interessados na sua marca.
Uma das formas mais eficazes de fazer isso é por meio de cupons de desconto para o próximo pedido, que podem ser enviados junto com os produtos adquiridos ou por e-mail, logo após a finalização da compra.
Oferecer frete grátis e enviar amostras de novos produtos ou brindes junto com as compras também surpreendem e agradam o cliente, além de mostrar que a sua marca o valoriza e está comprometida em proporcionar experiências significativas para ele.
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- gerenciar suas vendas, comissionamentos e envio de orçamentos;
- contar com um chatbot de venda;
- monitorar as finanças da sua empresa.
Demais, não é? Portanto, se você deseja fazer uma gestão de e-commerce eficiente e descomplicada, que tal conhecer mais sobre o Bling? Confira nossos planos e faça um teste gratuito por 30 dias grátis.
E aí, pronto para manter os seus clientes sempre por perto?
Fidelizar o cliente é a melhor maneira de fortalecer o seu negócio e promover um crescimento sustentável para o seu e-commerce.
Agora que você já conhece as melhores estratégias para isso, é só colocá-las em prática e gerar cada vez mais oportunidades de vendas para a sua empresa. Assim, nada irá parar o seu sucesso.
“Esse guest post foi escrito por Kangu, empresa de fretes do Mercado Livre que ajuda as empresas a economizarem nos envios.”