Abrir um negócio e engajar o público-alvo não é uma tarefa fácil, principalmente em segmentos competitivos como o de moda. Mas como fidelizar clientes de loja de roupas? Adotar medidas eficazes é essencial, pois as estratégias de marketing de atração geram custos. Portanto, é vantajoso manter uma cartela de clientes.
Segundo a teoria de Pareto, 20% dos clientes equivalem a 80% do faturamento de uma empresa, independentemente do segmento. Esse percentual demonstra a importância de encantar o seu público para que ele sempre volte a comprar na sua loja.
Mas como criar uma identificação e mantê-los fiéis? Quer saber como? Descubra neste artigo dicas infalíveis e exemplos de fidelização de clientes para manter seu negócio aquecido.
O que você verá no artigo:
Importância de fidelizar clientes
Fidelizar clientes é importante para criar laços de confiança com a empresa a ponto deles preferirem a sua marca mesmo com boas opções no mercado. Além disso, há outras vantagens, como:
- fortalece a sua marca diante da concorrência;
- é um dos aspectos que aumentam os resultados de vendas;
- reduz investimentos para estratégias de marketing de atração;
- aumentam as chances de recomendar seus produtos para potenciais clientes.
Vale ressaltar que transformar uma única venda em compras recorrentes gera mais lucratividade. Conforme pesquisa da BIA Advisory, clientes fidelizados compram 67% a mais que os novos, ou seja, aumentam o poder de venda da sua loja.
Como fidelizar clientes de loja de roupas?
Para fidelizar esse público é importante adotar algumas estratégias e colocar em prática a longo prazo. Entre as que mais funcionam estão:
- conheça seu público;
- ofereça produtos de qualidade;
- invista em programas de fidelização;
- surpreenda seus clientes;
- estimule o feedback;
- esteja presente nas redes sociais;
- estude a concorrência;
- treine sua equipe.
8 estratégias para fidelizar clientes de loja de roupas
Sabemos quais as estratégias que ajudam a obter resultados positivos, mas como fidelizar clientes de loja de roupas por meio delas? A seguir, confira os detalhes de cada uma e potencialize os níveis de fidelização em seu negócio.
1. Conheça seu público
Conhecer o público-alvo é importante para implementar ações baseadas em seus interesses e preferências para oferecer produtos que atendam suas expectativas. Então observe o comportamento de compra e o que seus clientes estão comprando com mais frequência.
Além disso, fique de olho na mudança de comportamento do seu público, afinal, quando se trata de moda, as transformações são constantes. Por exemplo, clientes que compraram há um ano podem ter gostos e hábitos de vestimenta diferentes. Portanto, para manter a relevância da sua loja de roupa no mercado, é essencial atualizar o perfil dos consumidores.
2. Ofereça produtos de qualidade
Certamente você já comprou um produto sem a qualidade esperada e não adquiriu nenhum outro na mesma loja. Essa situação é comum, afinal, é difícil alguém comprar novamente algo que não gostou e não atendeu suas expectativas.
Portanto, uma das formas de como conquistar clientes e fidelizá-lo, é justamente oferecer produtos diferenciados que surpreendam positivamente. Além disso, não faça propaganda enganosa, pois as roupas devem estar conforme as características anunciadas.
3. Invista em programas de fidelização
Os clientes adoram se sentirem valorizados, por isso, uma das estratégias para fidelizar clientes de loja de roupas é recompensá-los. Inclua programas de fidelização para lançar ofertas, frete grátis e cupons de desconto.
Aliás, o cashback também é uma importante ferramenta que atrai clientes e os estimula a comprar mais. Conforme pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização – ABEMF, o programa está entre as ações que mais dão retorno positivo às lojas.
Cerca de 33% dos entrevistados usufruem desse benefício, portanto, analise o seu público para identificar o que ele prefere e coloque em prática.
4. Surpreenda seus clientes
Oferecer mais do que o prometido é uma forma assertiva de como fidelizar clientes de loja de roupas. Além de deixar uma boa impressão e deixá-lo feliz com o produto, você pode surpreendê-lo com um mimo.
Por exemplo, se ele comprou uma blusa ou jaqueta, pode presenteá-lo com um acessório, como uma correntinha ou um brinco. Além disso, as pessoas adoram receber os produtos em embalagens diferenciadas com bilhetes personalizados para se sentirem únicas.
5. Estimule o feedback
O feedback é o termômetro que indica o nível de satisfação dos clientes, além de ser um meio de entender o que está funcionando. Então, sempre abra espaço para críticas, elogios e sugestões e, claro, não esqueça de respondê-las.
Reunir essas informações é fundamental para adotar ações de melhoria contínua a fim de melhorar a experiência de compra e fidelizar clientes. Essa estratégia também deixa seu público mais próximo e demonstra que você se importa com suas necessidades.
6. Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são uma forma de aumentar o engajamento e se aproximar dos seus clientes. Além de gerar conteúdo relevante, crie um espaço de interatividade com eles, seja por meio de respostas em comentários em publicações ou em um canal para envio de mensagens.
Já ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio? Grave vídeos mostrando os lançamentos de roupas, apresentando combinações de looks para diferentes ocasiões. Segundo pesquisa do Sebrae, 49% das pessoas acompanham as tendências na internet, sendo que 40% são por meio das redes sociais.
7. Estude a concorrência
Não é que a grama do vizinho é melhor, mas é uma referência para implementar medidas que alavanquem seus negócios. Além disso, é uma forma de como fidelizar clientes de loja de roupas apostando em tendências que estão dando certo.
Mas a maior vantagem é coletar informações para oferecer produtos melhores, se destacar no mercado e se tornar referência. Com essa estratégia também é possível aprender com os erros, buscar melhorias contínuas para aumentar a satisfação dos seus clientes.
8. Treine sua equipe
Uma equipe treinada e apta a oferecer um atendimento humanizado em todas as etapas de compra é um dos diferenciais de sucesso de qualquer segmento. Afinal, não adianta prestar um bom atendimento durante a venda e não assessor o cliente quando ele tiver alguma dificuldade.
Portanto, se o seu público estiver insatisfeito com algo, resolva o problema de forma eficiente e rápida para transmitir segurança e confiabilidade.
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Mais do que aprender como fidelizar clientes de loja de roupas é preciso gerenciá-la para mantê-la organizada. São várias etapas que envolvem uma boa gestão, que vai desde a compra de produtos até administração do fluxo de caixa.
Para isso, é fundamental contar com um sistema inteligente que mantenha todas as informações em um só lugar. Com o ERP do Bling é possível controlar todas as áreas da sua empresa e simplificar operações, como:
- emissão de nota fiscal;
- gerenciamento de despesas;
- controle de estoque;
- atualização automática de pedidos;
- entre outras.
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