Planejar o fluxo de caixa é um dos primeiros passos para conquistar uma gestão financeira saudável, pois o gestor consegue ter o controle das movimentações sobre entradas e saídas, por exemplo. 

Olhar com atenção para o controle de fluxo de caixa é mais simples do que você imagina, porque as demandas são facilmente otimizadas pelos softwares de gestão, como um ERP online. Na correria do dia a dia, eles são imprescindíveis, facilitando as tomadas de decisão do empreendedor.

Quer entender um pouco mais? Neste artigo, destacamos o conceito de fluxo de caixa de uma empresa e apontamos excelentes soluções de implementação. Boa leitura!

O que é fluxo de caixa?

Afinal, o que é um fluxo de caixa? Trata-se de um recurso gerencial que informa e controla as movimentações financeiras da empresa.

A metodologia do fluxo de caixa nos permite analisar, revisar e realizar previsões da realidade financeira de curto, médio e longo prazos, já que os dados contemplam referências importantes, tais como contas a pagar e receber.

Dessa forma, temos a chance de investir, negociar e planejar, sem comprometer a estabilidade orçamentária da organização.

Para que serve?

O fluxo de caixa empresarial é um instrumento que traz segurança na hora de planejar. Por meio dele, o gestor visualiza, analisa, calcula, prevê e controla as movimentações futuras, já que ele permite a identificação daquilo que falta e sobra no caixa. Em geral, o fluxo de caixa é composto por:

  • Entradas: corresponde ao dinheiro que entrou ao longo do período (depósitos, transferências, recebimentos);
  • Saídas: dinheiro que saiu do caixa ao longo do período (aluguel, equipamentos, material de escritório, impostos, condomínio, energia elétrica, telefone);
  • Saldo operacional: é basicamente tudo o que entrou, menos o total daquilo que saiu. Ou seja, é o saldo disponível no período, sem levar em conta o saldo disponibilizado anteriormente;
  • Saldo final: é o somatório do saldo operacional com o inicial. Logo, é tudo aquilo que restou no caixa durante o período.

Como implementar?

O fluxo de caixa pode ser feito manualmente, por meio de planilhas do Excel, agendas e cadernos. No entanto, esse método não é muito confiável, uma vez que potencializa as chances de erros. O recomendado é que você faça isso utilizando softwares específicos. Para começar:

  • Registre diariamente as entradas e saídas;
  • Planeje recebimentos e pagamentos futuros;
  • Verifique o saldo diariamente;
  • Avalie a necessidade de capital de giro, em caso de situação deficitária;
  • Decida pela aplicação de recursos e investimentos quando a situação for favorável.

Quais são os principais benefícios?

Ao conhecer o fluxo de caixa da sua empresa e, assim, saber exatamente o que fazer com as informações geradas, você pode, por exemplo, antecipar as tomadas de decisão em prol da obtenção de vantagens competitivas.

E as vantagens não param por aí, porque isso te deixa a par da situação real das finanças e dos desperdícios. Logo, tem a oportunidade de alinhar as ações, sobretudo, para otimizar melhor os recursos disponíveis.

O fluxo de caixa positivo é a meta de qualquer empreendedor. No entanto, para chegar a esse patamar, é preciso disciplina e observação apurada, uma vez que a gestão eficiente favorece a tomada de decisão.

10 dicas para organizar o fluxo de caixa

Confira as dez melhores dicas para ter um fluxo de caixa otimizado! 

#1. Acompanhe as métricas

Quando falamos em controle de caixa, é preciso levar em consideração três métricas: faturamento, saldo e lucro. O faturamento se refere à quantidade de dinheiro que a empresa recebe; já o saldo ao valor excedente da despesa prevista; por fim, o lucro é o ganho auferido e o que garante a continuidade do negócio. 

#2. Faça um controle diário

Se você deseja aumentar a rentabilidade, realizar o controle mensal ou semanal não é o suficiente. Faz-se necessário que o gestor reserve um tempo diariamente para cuidar das questões financeiras. 

#3. Defina metas

Crie metas desafiadoras, mas, principalmente, realistas. É uma boa ideia estabelecer um limite de tempo e acompanhar o progresso delas. 

#4. Economize para lucrar

Analise quanto a empresa está gastando em relação à quantidade de dinheiro que está entrando. Ao fazer essa simples observação, muitos gestores percebem que estão gastando mais do que imaginavam e podem tomar medidas para economizar, obtendo um fluxo de caixa positivo. 

#5. Organize os impostos

É muito importante estar em dia com as obrigações tributárias, para evitar problemas de fisco e garantir a legalidade das atividades da empresa. Entretanto, compreender o funcionamento desses impostos e determinar datas específicas para o pagamento são ações primordiais. 

#6. Mantenha uma reserva de dinheiro

Imprevistos são bastante frequentes no mundo dos negócios, e, por isso, ter uma quantia reserva pode significar a sobrevivência da empresa. Essa quantia extra é chamada de capital de giro – indispensável para não desestruturar a organização financeira. 

#7. Registre todas as movimentações

Sejam movimentações pequenas ou grandes, uma ótima estratégia é registrá-las e separar por categorias. Com isso, torna-se mais fácil identificar os custos, as receitas e de onde elas vêm, além de evitar gastos exacerbados. 

#8. Planeje a longo prazo

Controlar o fluxo de caixa permite uma espécie de projeção para o futuro. Desse modo, é viável entender a situação atual e futura para que sejam feitas melhorias, equilibrando as contas e desenvolvendo projetos. 

#9. Tenha um bom relacionamento com clientes e fornecedores

Boa parte da movimentação financeira é oriunda de clientes e fornecedores. Em relação aos clientes, um bom relacionamento possibilita até mesmo pagamentos antecipados e negociações. Já para manter uma boa relação com os fornecedores é preciso conseguir descontos, melhores condições de pagamento e prazos vantajosos. 

#10. Faça da tecnologia uma aliada

Um sistema ERP de gestão empresarial é um grande facilitador para controlar o fluxo de caixa. Com ele, todos os processos são feitos de forma automatizada, economizando tempo e dinheiro. 

O Bling, por exemplo, é destinado a pequenas e microempresas, organizando frente de caixa, notas fiscais e tudo o que envolve a saúde financeira do seu negócio!