Oferecer formas de pagamento compatíveis com as expectativas dos seus clientes é uma ferramenta importante de fidelização e satisfação do consumidor.

Afinal, quando você oferece apenas uma ou duas modalidades, pode perder clientes que querem adquirir o seu produto ou serviço, mas não conseguem efetuar o pagamento devido à falta de opções compatíveis com sua preferência ou situação financeira. 

Logo, apresentar uma boa variedade de formas de pagamento em um negócio é essencial para atingir mais clientes e garantir uma experiência de compra positiva. 

É por isso que, neste artigo, vamos falar sobre as 8 principais formas de pagamento que você pode oferecer na sua atividade empresarial, além de entender a vantagem de cada uma delas tanto para seu negócio quanto para seus clientes.

Vamos lá? Então continue a leitura! 

O que são formas de pagamento e qual a importância? 

Formas de pagamento são meios de viabilizar transações comerciais e facilitar o processo de compra e venda entre empresas e consumidores, proporcionando conveniência, segurança e flexibilidade. Alguns tipos são: dinheiro em espécie, cartões de crédito e débito, transferências bancárias, boletos bancários, entre outros. 

São importantes pois cada cliente tem sua preferência, já que cada um tem uma realidade financeira diferente. 

Por exemplo, alguns podem preferir pagar com cartão de crédito devido aos benefícios como parcelamento e acumulação de pontos, enquanto outros podem preferir o pagamento à vista via transferência bancária para evitar juros.

Isso não significa que você deve oferecer no seu negócio todos os métodos de pagamento existentes. Contudo, é interesse contar uma certa variedade, principalmente quando há demanda.

E para saber se realmente há demanda, é imprescindível realizar uma pesquisa de mercado tanto com seus clientes quanto em relação à concorrência.

Dessa forma, você pode focar nos métodos de pagamento realmente mais utilizados pelos consumidores do seu nicho e descobrir quais opções são mais convenientes e populares entre eles, aumentando, assim ,as chances de conversão e fidelização. 

Quais são as principais formas de pagamento para clientes?

As principais formas de pagamento para clientes atualmente são:

  • dinheiro;
  • cartão de débito;
  • cartão de crédito;
  • boleto bancário;
  • transferência bancária;
  • pix;
  • carteira digital;
  • cheque.

Segundo pesquisa da empresa de consultoria McKinsey, o Pix é a forma de pagamento mais utilizada atualmente, seguido pelos cartões de crédito, de débito e o dinheiro. 

Falaremos mais sobre cada uma a seguir. 

1. Dinheiro

O dinheiro tem se mostrado cada vez menos comum no dia a dia do brasileiro. Segundo o Banco Central, em 2019, os saques de dinheiro em caixas eletrônicos e agências somaram R$3 trilhões. Já em 2020, o total foi de R$2,5 trilhões e em 2022, R$2,1 trilhões.

Mesmo assim, o pagamento em dinheiro, especialmente para pequenos valores, segue sendo uma forma simples e consciente de compra.

Sem a incidência de taxas de banco sobre contas ou cartões, esse método ainda parece o melhor para muitos. 

No entanto, tem suas limitações, já que é preciso que o cliente tenha o valor em espécie disponível no momento da compra e o local de venda precisa ser físico. 

Contudo, por conta da falta de incidência de taxas, é a modalidade que mais possibilita negociação entre consumidor e lojistas, por isso, pagar em dinheiro oferece a possibilidade de descontos e promoções maiores. 

2. Cartão de débito

O cartão de débito é uma modalidade bastante segura. Isso porque permite que consumidor e lojista se abonem pela responsabilidade de circular portando dinheiro em espécie, quanto por ser uma forma de pagamento à vista.

Essa modalidade permite a transação de um valor depositado em conta bancária. Por oferecer retorno rápido para o empreendedor, é muito atrativa e até mesmo estimulada pelos lojistas.

Para oferecer esse modelo, é necessário que os estabelecimentos tenham uma maquininha de cartão. Normalmente, como também se utiliza para cartões de crédito, não é preciso fazer nenhum gasto adicional. 

3. Cartão de crédito

Já o cartão de crédito beneficia o cliente que deseja fazer compras, mas não necessariamente tem o dinheiro na conta naquele momento. 

Além disso, o cartão de crédito oferece a possibilidade de parcelamento, acumulação de pontos e milhas e conta com seguros e outras proteções adicionais.

Vale destacar que essa é a forma mais segura para o empreendedor receber o pagamento de forma parcelada pelos serviços prestados ou produtos fornecidos.

Isso porque a partir do momento em que o consumidor explora um crédito em seu cartão, o parcelamento não fica mais vinculado ao lojista e sim à instituição financeira, ou seja, o banco. 

Logo, se uma parcela não for paga, o banco é o responsável pela dívida, deixando o empreendedor livre de trâmites burocráticos e cobranças.

Entretanto, é preciso levar em conta a demora no retorno do valor obtido com pagamentos, já que as empresas de cartão levam cerca de 30 dias para repassar o valor. E para o micro e pequeno empresário, isso pode ser decisivo para o fechamento das contas.

Além disso, as operadoras de cartão costumam cobrar um valor maior por cada compra *se comparado ao cartão de débito), podendo variar entre 3% e 6%. Por isso, é importante avaliar qual operadora atende melhor ao seu negócio e perfil do público.

4. Boleto bancário

Principalmente para e-commerce, o boleto bancário é uma forma de angariar os consumidores que ainda não utilizam ou preferem não utilizar o cartão de crédito ou o cartão de débito.

É uma forma segura tanto para receber o pagamento quanto para efetuar, logo, é praticamente indispensável para lojas on-line.

Muitos lojistas, inclusive, oferecem descontos para quem  pagar via boleto.

Contudo, como o boleto indica uma data de vencimento para pagamento, em longo prazo, para um empreendedor, pode ser que esse seja um meio que pode dar dor de cabeça. 

Isso porque, ao contrário do parcelamento no cartão de crédito, que já possui uma vinculação, o boleto bancário depende do compromisso do consumidor em efetuar o pagamento.

Assim, esse modelo, por segurança, é mais indicado para ser feito à vista, ou seja, sem parcelamentos.

5. Transferência bancária

A transferência bancária é a transferência de um valor diretamente de uma conta bancária para outra. Atualmente, a única modalidade possível é a TED (Transferência Eletrônica Disponível).

As transferências TED podem ser realizadas tanto para contas do mesmo banco quanto para contas de bancos diferentes. No entanto, podem ser cobradas taxas para esse tipo de transação, dependendo da instituição financeira em questão. 

É uma modalidade segura, pois as transferências são registradas e podem ser rastreadas. Contudo, há um horário limite para que a transação ocorra no mesmo dia, podendo ocorrer atrasos na efetivação da transferência, especialmente em feriados ou finais de semana.

Além disso, é preciso das informações bancárias de quem irá receber o valor, como o número da agência e conta, além do CPF ou CNPJ, o que pode tornar o processo mais complexo e demandar maior atenção. 

6. Pix

O Pix é uma modalidade bastante recente, foi inaugurada em 2020 e funciona de forma semelhante a uma transferência bancária. A diferença é que não há limite de horário, nem de dia da semana para realizar, e o valor é disponibilizado para o recebedor em poucos segundos. 

É segura, pois conta com criptografia e basta ter a Chave Pix para realizar o pagamento, que é feito diretamente do aplicativo do banco. Essa chave pode ser um e-mail, número do CPF ou telefone. O pagamento também pode ser feito por meio da leitura de um QR Code ou código contendo letras e números. 

Além disso, a transferência é gratuita para pessoa física pagadora e tem um custo baixo para casos de pessoa jurídica quando comparado com as outras modalidades. 

O Pix também oferece segurança adicional, pois utiliza tecnologias de criptografia e autenticação para garantir a proteção das transações. 

Veja também: Como gerar QR Code Pix? Veja como funciona! [Passo a passo]

7. Carteira digital

A carteira digital é uma aplicação em um dispositivo eletrônico, geralmente um smartphone, feita para realizar transações financeiras de forma digital.

Com ela, é possível gerenciar diversos meios de pagamento, como cartões de crédito, débito, Pix, facilitando o processo de pagamento tanto em estabelecimentos físicos quanto on-line. Além disso, permite o pagamento por aproximação e a geração de QR Codes. 

Contudo, é importante manter o dispositivo protegido com senha ou biometria para evitar acessos não autorizados, e sempre utilizar redes Wi-Fi seguras para evitar interceptações de dados. 

8. Cheque

O cheque é uma modalidade bem antiga que permite ao cliente fazer pagamentos por meio de um documento emitido pelo titular da conta bancária.

Do ponto de vista do cliente, pode ser uma forma conveniente de pagamento para transações de valor mais elevado, pois oferece uma alternativa ao pagamento em dinheiro. 

Já para o empreendedor, esse método pode ser arriscado. Essa modalidade depende da confiança que o empresário possui em seu cliente, pois um eventual retorno do cheque pode causar prejuízos.

Mesmo assim, dependendo do tipo de atividade empresarial, especialmente no caso das empresas que oferecem a possibilidade de pagamento em prestações, é comum a prática de aceitar cheque como forma de pagamento.

Qual a forma de pagamento mais segura? 

Para determinar qual a forma de pagamento mais segura, é preciso considerar diversos fatores, como o contexto da transação, quais as medidas de segurança que foram implementadas e o perfil de segurança dos diferentes métodos de pagamento disponíveis.

Por exemplo, um cartão de crédito ou débito pode ser extremamente seguro, se houver medidas de segurança como tecnologia de chip e senha. Já para a carteira digital, é importante utilizar autenticação biométrica ou facial e criptografia. 

Logo, para lojistas, é fundamental escolher plataformas de pagamento confiáveis e seguras, que ofereçam proteção contra fraudes e tecnologias para transações on-line. 

Veja também: Evitando erros comuns na gestão financeira de e-commerce: um guia para empreendedores iniciantes

Ofereça os melhores métodos de pagamento para seu negócio!

Como você pôde ver neste artigo, conhecer o seu consumidor é vital para determinar as formas de pagamento que irá disponibilizar no seu negócio.

Por isso, a dica que deixamos é: faça uma boa análise para atender as preferências e necessidades financeiras do seu público. 

Isso envolve entender não apenas quais são os métodos de pagamento mais utilizados pelos clientes, mas também suas expectativas em relação a conveniência, segurança e flexibilidade nas transações financeiras. 

Esses são fatores determinantes para manter uma boa experiência do cliente e uma alta taxa de fidelização. 

E para oferecer todos esses serviços de forma segura, é preciso contar com ferramentas que te ajudem a manter a gestão do seu negócio.

Se é isso o que você procura, chegou a hora de conhecer melhor o Bling, um sistema de gestão completo, que facilita o controle e a segurança das operações do seu negócio. 

Com o Bling, você pode emitir notas fiscais de forma descomplicada, criar uma conta digital PJ especialmente para o seu negócio, receber pagamentos com boleto, Pix ou cartão de crédito sem precisar de maquininha, controlar toda a gestão financeira da sua empresa e muito mais!

Quer conhecer mais sobre o Bling? Faça agora mesmo um teste grátis da ferramenta e descubra como podemos otimizar e simplificar a gestão do seu negócio!