Lidar com a complexidade de enviar produtos para os clientes nem sempre é uma tarefa fácil para quem tem uma loja virtual. Uma solução inteligente é integrar ferramentas, como a Frenet, para otimizar essa função e oferecer serviços de entrega mais eficientes.
A plataforma facilita o envio de pedidos, inclusive, de logística reversa, porque descomplica o processo de devoluções e de trocas de itens. Quer saber como? Neste conteúdo, descubra o que é Frenet, quais as vantagens e como a plataforma funciona.
Continue a leitura!
O que você verá no artigo:
O que é Frenet?
A Frenet é uma ferramenta que automatiza o cálculo de fretes, emissão de etiquetas e rastreamento de entregas. A plataforma conecta a sua loja on-line às melhores transportadoras do mercado de forma prática. Assim, você não precisa negociar o envio de produtos com cada empresa responsável pelo serviço.
Além disso, esse sistema oferece serviços de integração com as tabelas de frete das transportadoras que você quiser trabalhar. Dessa forma, oferece mais alternativas de entregas de produtos para os clientes, independentemente do tipo de carga e destino.
Mas como a Frenet funciona e como a plataforma contribui para o sucesso do seu negócio? Veja a seguir.
Como a Frenet funciona?
A Frenet integra a sua loja diretamente com plataformas confiáveis do mercado, como Correios, Jadlog, Loggi e muitas outras. Assim, facilita a comunicação com as empresas de entrega e simplifica esse processo, já que centraliza todos os pedidos em um só lugar.
A plataforma oferece planos grátis e pagos conforme as necessidades do empreendedor. O plano iniciante, por exemplo, não tem mensalidade e proporciona desconto de até 90% nas operações de logística reversa e emissão de etiquetas de frete.
Já em outros planos, você paga um valor mensal e conta com todas as funcionalidades do plano iniciante, além de outras funções interessantes. Esses programas não têm fidelidade, ou seja, você cancela gratuitamente sem incidência de multas.
11 vantagens da Frenet para o seu negócio
A Frenet oferece vantagens significativas para sua loja on-line otimizar os processos de envio de pedidos e proporcionar uma experiência única para seus clientes. A seguir, confira os principais benefícios:
1. Integração com e-commerces e ERPs
A Frenet disponibiliza integrações com plataformas de e-commerce, como a NuvemShop e a Shopify, além de ERPs intuitivos e confiáveis, como o do Bling. Dessa forma, o sistema calcula automaticamente o frete e traz opções para o cliente final escolher durante o checkout.
2. Centralização de fretes
Cada transportadora tem um contrato individual com regras e valores de frete distintos. A Frenet integra essas informações e centraliza todos os dados sobre os envios em um só sistema. Assim, facilita a escolha da empresa ideal para as entregas.
3. Comparação de fretes
A plataforma calcula o frete de acordo com as dimensões e o peso do produto e a localização do destino. Desse modo, os lojistas comparam os preços e os prazos de entrega de cada transportadora para escolher a melhor, tanto para eles quanto para seus clientes.
4. Gestão de transportadoras
Outra vantagem notável é que os lojistas podem configurar e adicionar as transportadoras que quiserem à loja virtual. Assim, eles têm total liberdade para ajustar tarifas e prazos de acordo com as necessidades do seu negócio e do seu público.
5. Agilidade no envio de pedidos
O sistema faz a emissão de etiquetas e o cálculo do frete de forma automatizada, o que agiliza o processo de entrega. Além disso, muitas plataformas exigem uma quantidade mínima de encomendas para enviar. A Frenet não adota essa política, então é uma opção interessante para quem abriu uma loja virtual recentemente e não tem tantos pedidos.
6. Rastreio de produtos
O rastreamento de produtos traz muitas vantagens para o consumidor, pois ajuda a melhorar a relação com a loja, reduz o número de reclamações e aumenta a satisfação. A plataforma permite acompanhar o trajeto dos pedidos, desde a coleta até a entrega.
7. Relatórios e análises
O sistema disponibiliza relatórios sobre os envios de pedidos e extratos de etiquetas para ter acesso aos custos dos fretes. Assim, você analisa os processos, controla os gastos com logística e identifica oportunidades de melhoria para tomar decisões estratégicas sobre o seu negócio.
8. Redução de custo
Como a negociação dos fretes acontecem diretamente com as transportadoras, a Frenet oferece preços mais competitivos e, consequentemente, os clientes pagam mais barato.
Segundo estudo da Opinion Box 2024, 62% dos consumidores escolhem uma loja on-line para comprar devido ao valor do frete. Portanto, é uma vantagem interessante para aumentar as vendas.
9. Plano grátis para iniciantes
Se você é iniciante no mercado digital e não dispõe de muitos recursos financeiros, não precisa se preocupar. A plataforma oferece um plano gratuito com funções extremamente úteis para facilitar a gestão de pedidos da sua loja.
10. Facilita a troca e devoluções
Segundo pesquisa da Power Reviews, 88 % dos consumidores devolvem produtos que compraram em lojas on-line com frequência.
O estudo demonstra a importância de ter um bom sistema de logística reversa para solucionar essa questão. A Frenet facilita o processo de trocas e devoluções, pois tem parceria com o Sedex e PAC dos Correios.
11. Canais de atendimento
A plataforma oferece um atendimento personalizado para orientar a configurar a plataforma. Além disso, tem canais para tirar dúvidas, como e-mail, WhatsApp e agendamento por telefone para tratar de questões comerciais.
Frenet ou melhor envio? Qual a melhor solução?
A escolha depende das necessidades da sua loja on-line. Ambas oferecem soluções para otimizar a gestão de envio de produtos, mas contam com diferenciais que influenciam na decisão.
O Melhor Envio, por exemplo, tem 7 empresas parceiras e oferece frete com desconto de até 80%. Já a Frenet, conta com mais de 500 transportadoras integradas ao seu sistema e gera etiquetas até 90% mais baratas
Além disso, as duas empresas proporcionam integrações completas com os melhores marketplaces, plataformas e ERPs do mercado.
Integração ERP + Frenet: automatize a logística da sua loja
O sistema ERP Bling é uma ferramenta de gestão segura e intuitiva que simplifica os processos administrativos no dia a dia do empreendedor. Você pode integrar a plataforma ao gateway de fretes da Frenet para automatizar cotações de envio de transporte.
Além disso, essa parceria oferece outros recursos, como:
- rastreamento automático dos pedidos para acompanhar o status dos produtos em tempo real;
- indicação de transportadoras para você escolher a mais adequada com base em prazos e taxas de envio;
- emissão de etiquetas personalizadas que incluem código de rastreamento, endereço de entrega e detalhes do pedido.
Quer aproveitar todas essas vantagens da integração Frenet com Bling? Faça seu cadastro agora mesmo e teste a plataforma gratuitamente.