Frente de caixa: entenda a importância e como gerenciar

Dentre as rotinas de uma empresa, existem várias operações que exigem maior atenção aos detalhes. Algumas dessas atividades envolvem desde a agilidade do atendimento (que reflete na satisfação do cliente) à organização geral.

O Frente de Caixa é uma delas. Afinal, a compra é efetivamente concluída nesta etapa, sendo de extrema importância para que tudo ocorra a favor da melhor experiência para o consumidor final.

Para entender um pouquinho mais sobre a importância dessa operação e para quais segmentos ela é indicada, confira as dicas que o Bling separou sobre esse assunto.

O que é o Frente de Caixa?

Também conhecido como PDV (ponto de venda), o Frente de Caixa é onde todo o trabalho da equipe de operação de vendas é consumado de fato. Afinal, é nesse momento que o consumidor realmente efetiva sua compra, após todo o atendimento recebido e a tomada de decisão final.

Portanto, aqui é fundamental que todo o suporte ao cliente continue sendo prestado com a maior eficiência, agilidade e qualidade. No entanto, o destaque para a rapidez é importantíssimo nessa etapa, visto que ninguém gosta de passar horas em uma fila.

Por isso, os procedimentos devem estar otimizados de maneira que o cliente conclua sua compra sem dores de cabeça e saia feliz por ter escolhido a sua empresa.

Para quais segmentos o Frente de Caixa é recomendado?

A principal recomendação (vista quase como uma necessidade básica) para a utilização do Frente de Caixa está nos comércios varejistas — desde a pequena quitanda de bairro até as lojas com fluxo intenso de pessoas, como grandes atacados. Nesses casos, a automatização do serviço é fundamental para garantir maior agilidade.

No entanto, essa estratégia pode ser apropriada por qualquer comerciante que tenha como prioridade a otimização dos serviços prestados e uma venda concretizada com a maior eficiência para seus clientes.

Os benefícios de um Frente de Caixa podem ser proveitosos para os mais diversos segmentos. No entanto, a forma como as atividades são realizadas também é um fator determinante para o sucesso da estratégia.

Pagamento no Frente de Caixa: Pix, cartão, dinheiro, boleto?

Já deixamos claro a importância de oferecer a melhor experiência possível ao cliente na etapa do Frente de Caixa. E isso também engloba as formas de pagamento que sua loja possui. Imagine o consumidor chegando no caixa e descobrindo que não pode pagar da forma que ele tinha em mente – com certeza será uma experiência bem ruim.

Hoje em dia, pagamentos por cartão e dinheiro são amplamente aceitos em praticamente qualquer estabelecimento comercial. Contudo, o avanço da tecnologia permitiu a criação de um novo tipo de pagamento que já é favorito entre os brasileiros: o Pix.

O Pix é um meio de pagamento criado pelo Banco Central. Com ele, o seu cliente usa um aplicativo no celular para realizar uma transferência de fundos da conta dele para a da sua empresa, similar a um TED ou DOC (ou pagamento de um boleto), porém sem custo algum para o consumidor, e verdadeiramente instantâneo.

Caso você ainda não tenha Pix na sua loja, não perca mais tempo! Conheça a Bling Conta, a conta digital que oferecemos para todos nossos usuários. Ela é uma conta 100% online, e sem nenhuma taxa de adesão ou mensalidades. Com a Bling Conta você pode emitir boletos, fazer e receber transferências Pix, trabalhar com TED e até mesmo pagar seus boletos – tudo isso integrado ao seu sistema.

Abra sua Bling Conta hoje mesmo e ofereça o Pix no seu Frente de Caixa!

Como executar as atividades de Frente de Caixa com eficiência?

Ainda que o Frente de Caixa seja um facilitador gigantesco para a gestão de suas vendas e finanças, algumas outras medidas são necessárias a fim de assegurar a produtividade esperada.

Dentre as principais dicas para otimizar os processos de Frente de Caixa, podemos destacar:

  • Treine seus funcionários visando aprimorar o atendimento prestado aos seus clientes;
  • Crie metas para a equipe de do caixa — o estímulo para alcançar resultados pode ir além do operacional de vendas;   
  • Aposte em um software de gestão para o controle e automatização dos processos.

Focar nessas três estratégias visando a melhoria do atendimento no caixa da loja trará resultados notórios para a gestão de vendas como um todo.

Aliás, você sabe quais as vantagens de contar com um sistema ERP online para o Frente de Caixa? Confira!

Frente de Caixa e um sistema de gestão online

Um sistema de gestão empresarial traz inúmeras vantagens para o negócio como um todo — e no Frente de Caixa não é diferente.

Além de automatizar os processos administrativos da empresa como um todo, um ERP simplifica a abertura e fechamento de caixa e otimiza as funções de atendimento. O resultado é a rapidez no serviço prestado e a satisfação do cliente.

A integração do seu Frente de Caixa com um software de gestão como o Bling é fundamental para o sucesso do seu negócio. Controle de entrada e saída de produtos, possibilidade de pagamento por Pix e controle financeiro são melhorias que refletem na qualidade do serviço prestado pela sua loja.

Por fim, quando o sistema ERP é integrado ao seu Frente de Caixa, você dispõe também de um emissor de nota fiscal. Essa ferramenta garante a emissão em poucos cliques e muito mais agilidade.

Quer saber mais sobre as vantagens de contar com um ERP no Frente de Caixa? Clique aqui e leia mais.

Teste grátis as facilidades do Bling e conheça os benefícios

Como vimos, as vantagens de ter um serviço de frente de caixa em sua empresa são inúmeras. Quando esse processo é facilitado através da gestão de um ERP, ele se torna mais simples ainda.

Se você ainda não é cliente Bling, teste grátis por 30 dias todas as facilidades desse sistema e conheça os benefícios.

No canal do Bling no Youtube, publicamos atualizações sobre o universo de Negócio e Vendas, além de dicas para você gerenciar seu empreendimento!