Ícone do site Blog do Bling

Gateway de pagamento: por que é importante?

Gateway de pagamento

Cuidar da experiência e satisfação do cliente requer mais que oferecer bons produtos e preços atraentes. No caso do e-commerce, também é essencial oferecer segurança e conveniência na hora da compra. Para tanto, o gateway de pagamento pode ajudar.

Com essa solução, fica mais fácil evitar fraudes e proteger tanto a empresa quanto o cliente. Não é por acaso que o mercado global de gateways de pagamento poderá atingir US$ 161 bilhões até 2032. Se essa projeção se concretizar, o crescimento anual médio será de 20,5%, desde 2022, segundo a Market.us Scoop.

Quer entender o que é gateway de pagamento e por que essa alternativa é importante? Continue a leitura para saber mais!

O que é gateway de pagamento e como funciona?

Um gateway de pagamento é um serviço que funciona como um elo entre o e-commerce e as instituições financeiras, de modo a processar os pagamentos on-line. Essa solução é uma espécie de intermediário entre a loja virtual, o cliente que faz a compra e bancos e operadoras de cartão envolvidas na transação.

No dia a dia, o gateway entra em ação no momento em que o cliente faz uma compra on-line, com o objetivo de garantir o processamento seguro e eficiente do pagamento. Graças ao gateway, há a autorização de transferência dos valores.

Essa atuação como intermediário do gateway tem início quando uma pessoa insere no e-commerce seus dados de pagamento, como as informações sobre o cartão de crédito. O gateway fica responsável por criptografar os dados e garantir que fiquem protegidos durante a transação on-line.

Com os dados criptografados, o gateway de pagamento os envia para a instituição financeira, como o banco. Essa etapa permite verificar se a transação é legítima e se há fundos para fazer o pagamento.

Uma vez que o gateway receba a autorização da instituição financeira, o pagamento é confirmado. A partir desse momento, a compra também é confirmada e se torna possível prosseguir para as etapas de envio, por exemplo.

Agora que você entendeu o processo relacionado a essa solução tecnológica, é o momento de compreender as funções gerais do gateway de pagamento.

Para que serve?

O uso do gateway de pagamento se justifica pelas diferentes funções que esse recurso apresenta. A seguir, entenda melhor para que serve esse intermediário!

Proteger os dados dos usuários

Como você viu, uma das etapas de atuação do gateway de pagamento envolve a criptografia de dados. Essa etapa é indispensável para ocultar os dados financeiros dos clientes, o que garante que as informações sensíveis sejam transmitidas de forma sensível.

Sem a criptografia, as informações do cartão de crédito poderiam ser interceptadas por um invasor durante o envio para a bandeira do cartão. Com a criptografia, mesmo se os dados forem interceptados, não é possível decifrá-los. 

Na prática, esse intermediário ajuda a evitar golpes e fraudes, como a clonagem do cartão e o uso indevido de informações financeiras. Ao proteger o cliente, o gateway também contribui para aumentar a credibilidade e confiabilidade do e-commerce.

Garantir conformidade com padrões de segurança

Mais que apenas proteger as informações, o gateway de pagamento segue padrões internacionais de segurança. Uma das alternativas é o Payment Card Industry Data Security Standard (PCI DSS), que define as melhores práticas de proteção de dados nas transações on-line feitas com cartões.

O fato é que os melhores gateways de pagamento para e-commerce observam essas diretrizes e protegem tanto as empresas quanto os clientes. 

Além de evitar o vazamento e o uso inadequado dos dados de quem compra, o gateway ajuda o negócio a evitar problemas diversos. Entre os pontos principais, estão punições causadas pelo descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo.

Oferecer diversas formas de pagamento

Além da questão da segurança, os gateways permitem que os e-commerces ofereçam uma variedade de métodos de pagamento. Graças a esse recurso, sua loja virtual pode aceitar cartões de crédito e débito, carteiras digitais, transferências bancárias e outras opções.

Essa funcionalidade é possível porque o gateway integra as diferentes opções de pagamento. Em vez de ser necessário contratar um serviço para cada opção, é possível aceitar os diferentes métodos disponíveis no gateway.

Esse é um ponto especialmente importante para garantir uma boa experiência para o usuário. Como as pessoas têm mais opções para escolher como pagar, a compra se torna ainda mais conveniente.

Facilitar transações com rapidez e eficiência

De modo geral, o gateway tem a missão de simplificar as transações relacionadas ao pagamento de pedidos online. Por meio desse intermediário, a comunicação entre o e-commerce e as instituições financeiras se torna mais rápida, o que acelera o processamento de pedidos.

Esse é um ponto importante para a satisfação dos clientes, que realizam os pedidos com segurança e facilidade. A depender da forma de pagamento escolhida, bastam poucos minutos para o pagamento ser confirmado. Assim, seus clientes ficam mais satisfeitos e o negócio se torna mais competitivo.

Exemplo prático de gateway de pagamento

A escolha do gateway de pagamento precisa ser adequada para garantir transações seguras e a satisfação dos clientes. Entre os gateways mais populares estão:

Qual a diferença entre checkout e gateway de pagamento?

O checkout e o gateway de pagamento se diferenciam em relação à interação com o usuário e ao seu propósito. O gateway é a infraestrutura tecnológica que processa os pagamentos ao integrar a loja e instituições como o banco ou a operadora do cartão. Já o checkout é a interface que o usuário visualiza ao finalizar a compra.

Desse modo, o checkout corresponde à página ou ao conjunto de páginas nas quais o cliente confere o pedido, insere informações pessoais e de entrega e seleciona o método de pagamento. É nessa área que ocorre a conclusão da compra.

Somente após o cliente inserir seus dados no checkout e efetuar o pagamento que o gateway entra em ação. Esse intermediário criptografa e transmite as informações em busca da autorização para a transação. Se tudo for validado, o pagamento é feito com segurança e eficiência.

Por exemplo, um e-commerce pode oferecer um checkout simplificado, onde o cliente preenche seus dados de forma rápida. Assim que a compra é confirmada, o gateway de pagamento processa a transação sem que o cliente perceba as etapas técnicas envolvidas.

Ao integrar um checkout bem projetado com um gateway confiável, o seu e-commerce oferece uma experiência de pagamento fluida. Na prática, essa é uma forma de reduzir abandonos de carrinho e de aumentar a satisfação do cliente.

Melhores gateways de pagamento para e-commerce

Escolher o gateway de pagamento ideal impacta diretamente o sucesso da sua loja virtual. Afinal, esse intermediário interfere em questões essenciais como segurança, confiabilidade e experiência do cliente. 

A seguir, confira os principais critérios que você deve considerar ao selecionar um gateway de pagamento!

Taxas e custos

As taxas cobradas pelos gateways de pagamento podem impactar a lucratividade do seu e-commerce. Portanto, é fundamental analisar com cuidado as seguintes informações:

Uma dica é comparar essas taxas entre diferentes fornecedores para entender o custo-benefício de cada opção e escolher aquela que ofereça condições mais vantajosas para o seu negócio.

Integração com a plataforma de e-commerce

Apesar de os custos serem importantes, esses não são os únicos pontos para observar. A  integração fluida entre o gateway de pagamento e a sua plataforma de e-commerce também é essencial para garantir uma ótima experiência ao cliente e facilitar a gestão operacional. 

Na hora de decidir, verifique se o gateway:

Uma integração simples e eficiente minimiza erros e evita problemas e retrabalhos, o que permite que você se concentre no crescimento do seu negócio.

Suporte a diferentes métodos de pagamento

Disponibilizar diversas opções de pagamento aumenta as chances de converter visitantes em clientes, já que essa é uma forma de atender às preferências de cada consumidor.

Considere gateways que permitam usar:

Quanto mais opções o gateway oferecer, maior tende a ser a conveniência para o cliente, o que pode resultar em aumento de vendas, sabia?

Segurança e conformidade

Como você viu até aqui, a segurança nas transações online é essencial. Nesse sentido, o gateway escolhido deve:

A segurança fortalece a confiança do cliente no seu e-commerce e protege o seu negócio contra perdas financeiras e de reputação. Desse modo, é preciso dar prioridade ao tema.

Experiência do usuário

Uma experiência de pagamento otimizada reduz o abandono de carrinho e aumenta a satisfação do cliente. Logo, o gateway deve:

Prazo de recebimento e fluxo de caixa

Do ponto de vista da gestão financeira, o prazo para recebimento dos valores é importante para o fluxo de caixa do seu e-commerce. Nesse sentido, analise informações, como:

Um prazo de recebimento adequado ajuda na gestão financeira e possibilita investimentos estratégicos. Do contrário, você pode ter dificuldades arcar com os seus compromissos financeiros.

Suporte e atendimento ao cliente

Um suporte eficiente serve para resolver rapidamente quaisquer problemas que possam surgir. Ao escolher o gateway de pagamento, considere aspectos como:

Lembre-se: um bom atendimento garante tranquilidade e confiança no uso do serviço — e, portanto, faz toda a diferença.

Relatórios e ferramentas de gestão

Considere também que as ferramentas que auxiliam na gestão do e-commerce são valiosas. Logo, o ideal é que o gateway ofereça:

Essas funcionalidades são especialmente relevantes porque otimizam a operação e auxiliam na tomada de decisões estratégicas.

Escalabilidade e performance

Um gateway preparado para o crescimento acompanhará a evolução do seu negócio sem contratempos. Logo, se o seu negócio estiver em crescimento ou apresentar picos sazonais de vendas, o gateway precisa:

Comparação de gateways populares no Brasil

Com base nos critérios acima, vamos comparar alguns dos gateways de pagamento mais populares no Brasil, com destaque para os diferenciais. Veja!

PagSeguro

O PagSeguro é reconhecido por sua versatilidade e facilidade de uso, o que o torna uma escolha popular para diversos tipos de e-commerce. Seus diferenciais incluem:

Mercado Pago

O Mercado Pago se destaca por sua integração com o maior marketplace da América Latina — o Mercado Livre — e por oferecer soluções financeiras adicionais. Veja os destaques:

Cielo

Com forte presença no mercado, a Cielo é uma opção para e-commerces que buscam confiança e tradição. Os diferenciais incluem:

PayPal

O PayPal é ideal para e-commerces que desejam expandir internacionalmente ou aproveitar sua grande base de usuários. Seus destaques envolvem:

Stone

A Stone é reconhecida pelo seu atendimento próximo e por oferecer soluções personalizadas. Confira os diferenciais:

Venda com segurança e eficiência

Como você aprendeu, o gateway de pagamento é essencial para o e-commerce realizar as vendas com a devida proteção. Além disso, o intermediário ajuda a garantir um processo ágil e menos sujeito a erros, o que aumenta a satisfação do público.

Para garantir uma gestão eficiente, conte com o Bling! Além das diversas funcionalidades para controle financeiro, de estoque e de vendas, você aproveita recursos como o link de pagamento. Gere cobranças avulsas sem abrir mão da segurança e tenha muito mais conveniência.

Teste grátis o Bling e experimente essas e outras funções!

Sair da versão mobile