O e-commerce é uma ótima opção para quem quer ofertar seus produtos na internet. São diversas vantagens disponíveis para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu tamanho ou tempo de mercado. Porém, alguns cuidados são necessários para se fazer uma boa gestão de e-commerce e usufruir de toda sua capacidade.

No post de hoje, vamos falar sobre 4 erros que você não deve cometer na administração da sua loja virtual. Confira!

1. Não criar um plano de negócios

Para qualquer negócio, ter um plano é fundamental. Isso não é diferente em um e-commerce. Muitos empreendedores fracassam exatamente nesse ponto. Antes de iniciar o empreendimento, tenha claro o seu objetivo, sua forma de atuar, conheça o seu público-alvo, saiba de suas necessidades e como você pode ajudá-lo.

Leia também: Dicas para um plano de negócio para e-commerce

A gestão de e-commerce também deve ser analisada. A forma como será tratada a logística, o controle de estoque, a produção, tudo isso tem que estar bem alinhado no plano de negócios para que seu empreendimento tenha um rumo a seguir.

ofereca-opcoes-de-pagamento-no-ecommerce

2. Oferecer poucas opções de pagamento

Um dos grandes benefícios da compra online está relacionado às possibilidades de pagamento. A maioria das lojas oferecem diversas opções, como cartão de crédito de várias bandeiras, débito, boleto online ou transferência bancária. Além disso, há a possibilidade de parcelamento no cartão de crédito.

Fornecer poucas opções pode limitar o poder de compra dos consumidores, fazendo com que eles não comprem em sua loja e busquem os concorrentes que apresentam a forma de pagamento desejada.

Escolha bem o facilitador de pagamento para seu e-commerce, de acordo com as taxas cobradas e as opções de pagamento.

3. Ter um back office pouco eficiente

Depois que um pedido é feito na loja virtual, inicia-se um trabalho interno, que faz parte da gestão de e-commerce, e é o back office que trata do andamento do pedido e seus desdobramentos. São várias atividades, tais como:

  • confirmação de dados cadastrais do cliente;
  • emissão de boleto;
  • geração de Nota Fiscal eletrônica;
  • controle de estoque;
  • processo de entrega do produto.

É muito importante que o back office seja eficiente, pois ele fará com que todo o sistema do e-commerce funcione em sintonia. Ele impedirá, por exemplo, que um cliente compre um produto que não esteja no estoque.

Uma gestão de e-commerce que não tem um back office eficiente terá muitos problemas, o que pode gerar desconforto com os clientes, prejudicando a relação e ameaçando a reputação da marca.

Leia também: como gerar boletos de maneira prática

Existem empresas especializadas no back office, que oferecem sistemas confiáveis, com soluções completas, integradas a loja virtual, permitindo que o e-commerce tenha uma base sólida para crescer. É uma opção muito interessante.

gestao-de-ecommerce-simplificada-com-erp

4. Não utilizar os dados para a gestão de e-commerce

É muito importante conseguir verificar como anda o e-commerce, analisando os dados da empresa, a evolução de vendas, número de clientes, novos consumidores, o valor do ticket médio, entre outros.

Um gestor que não conhece os números da empresa ou não dá importância a eles, simplesmente não consegue enxergar, com fundamentos, como está o seu negócio. Cada situação requer uma atuação, por isso, utilize os dados que estão à disposição e que são relevantes ao seu negócio.

A gestão de e-commerce deve ser feita de maneira criteriosa. São vários pontos que merecem a atenção, como a criação do plano de negócio, a disponibilidade de várias formas de pagamento ao consumidor, o back office eficiente, que faça todo o sistema funcionar em sintonia, e a utilização dos números do negócio para análise.

Menosprezar um desses pontos pode ter um peso enorme no desempenho da sua loja virtual. Não cometa esses erros, e sua empresa já estará no rumo do sucesso.

Se você gostou do nosso post sobre gestão de e-commerce, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as novidades. Estamos no FacebookYouTube e Instagram!

bling-sistema-de-gestao-para-ecommerce