É quase automático pensar nas barrinhas pretas ao pensar no código de barras, não é? Porém, você sabia que sem a sequência numérica que vem logo abaixo, o desenho não tem validade?

Esse código é o GTIN, Global Trade Item Number, um identificador comercial que ajuda a identificar produtos que serão vendidos, e pode trazer muitas vantagens para os comerciantes. 

Por isso, se você quer saber mais sobre o que é GTIN, para que serve, como ele é feito e quais as vantagens para as empresas, continue lendo! 

O que é GTIN? 

GTIN significa Global Trade Item Number, que pode ser traduzido como Número Global do Item Comercial. Ele é a parte numérica que aparece abaixo do código de barras, e é criado e administrado pela GS1. 

Em outras palavras, o código é um identificador dos produtos. Ou seja, uma chave global que identifica um determinado item comercial que precisa ser precificado.

Depois que você determina um determinado GTIN para um produto, ele jamais poderá ser alterado ou utilizado em outro item.

Tipos de GTIN

O código de GTIN pode ser cadastrado em uma das 4 formas disponíveis, que são:

  • GTIN-14
  • GTIN-13
  • GTIN-12
  • GTIN-8
Fonte: GSI Brasil

Para que serve o GTIN?

Agora que você sabe o que é GTIN, pode estar se perguntando qual a exata finalidade deste código.

Ele é utilizado para recuperar informações previamente definidas e que irão abranger todo o processo produtivo. Ou seja, desde a matéria-prima até o produto acabado. 

A utilização da sigla serve para descrever uma “família”, tanto de mercadorias quanto de serviços.

Quais as vantagens do GTIN para as empresas?

Ter um cadastro para gerar GTIN automatiza todos os processos envolvendo produtos e serviços. Com ele, é possível controlar de forma automática todo o recebimento, processo de estoque, conferência de notas e rastrear o que será comercializado.

Além disso, ele é importante para:

  • ingressar em plataformas de vendas online, como os marketplaces;
  • facilitar o encontro de produtos em sites de busca e comparados de preço online;
  • ter acesso a informações precisas dos produtos;
  • controlar as entradas e saídas de mercadorias, entre outros.

Como o GTIN ajuda o e-commerce?

Quando falamos de e-commerce, ter a precisão de dados de cada produto vendido e facilidade para encontrá-los nos sites de buscas é um ganho e tanto.

Para ter uma ideia, a plataforma CNova já exige o GTIN no cadastro de novos produtos, a Amazon solicita que o código seja utilizado para o maior controle de sua base e o Google Shopping tornou obrigatório o seu uso desde maio de 2016. 

Portanto, se você tem ou pretende começar um e-commerce, a utilização do código GTIN é indispensável

Consulta de código GTIN: como fazer? 

Além de saber o que é GTIN, é importante entender como descobrir o GTIN de um produto. 

Para isso, não há muito segredo: basta conferir o código de barras do item. Abaixo do desenho, você encontrará uma sequência numérica. Ela é o código GTIN do produto!

Como criar um GTIN?

Por mais que todo dono de empresa precise saber o que é GTIN, não são todos os negócios que precisam emitir o código. 

Em geral, as fábricas são responsáveis por entregar os produtos já com o cadastro feito. Sendo assim, os comerciantes que só trabalham com revenda utilizam o código original do item, que já deve vir informado da fábrica. 

Agora, se sua empresa precisa realizar a identificação dos produtos, o processo é simples: você precisa se cadastrar na GS1 Brasil, que é a empresa responsável por gerar os códigos. 

Esse cadastro pode ser feito online. Depois, você deve fazer login no site do Cadastro Nacional de Produtos (CPN), onde os códigos de identificação das mercadorias serão criados.

Durante esse processo, você deverá informar os detalhes técnicos dos produtos. Exatamente por isso, essa é uma função do fabricante! 

Entenda o passo a passo da criação de um GTIN

A identificação de produtos com o código começa com a utilização do código GS1 que foi atribuído a sua empresa pela GS1 Brasil. 

Por exemplo: em um código GS1 formado por treze dígitos, os nove primeiros dígitos serão relativos ao prefixo GS1 que foi definido para aquela determinada empresa.

Posteriormente, são adicionados três dígitos referentes à atribuição pelo detentor da marca dos produtos que estão sendo comercializados. 

Eles podem variar entre dois a cinco dígitos, dependendo da estrutura do código de barras. 

Por fim, com base no Cadastro Nacional de Produtos, será calculado o dígito verificador. Após esses passos, é criado um Número Global do Item Comercial, o GTIN.

Lembre-se que o código jamais poderá ser alterado. Portanto, todo o processo de criação e gerenciamento dos GTINs de seus produtos é de extrema importância.

Quais os tipos de GTIN suportados pelo Bling?

Dentro do Bling, durante o cadastro de produtos, a imagem aparece somente para GTIN 13. O mesmo vale para a busca pelo código, que apenas considera os 13 números. 

No entanto, se sua preocupação é referente a nota fiscal, fique calmo: o software considera todos os tipos, seja o GTIN 8, 12, 13 ou 14, durante a emissão de NF

Faça a gestão do seu negócio com o Bling!

Agora que você sabe o que é GTIN e as suas vantagens para as empresas, que tal conhecer um ERP que pode te ajudar não apenas no cadastro de produtos, mas também na gestão de estoque e monitoramento de entregas

O sistema do Bling conta com diversas funcionalidades que podem facilitar o dia a dia do empreendedor, como: ajudar a gerenciar vendas, permitir a integração com plataformas de e-commerce, facilitar a emissão de notas fiscais e realizar o cadastro de produtos e clientes. 


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