Já pensou se qualquer pessoa reconhecesse sua marca ao ver suas cores ou símbolos? Isso é o que uma boa identidade visual para empresa pode fazer! 

Plano de negócio, planejamento financeiro, formalização, orçamento inicial… Esses são alguns passos que lembramos quando o assunto é começar uma empresa. Porém, o que nem todo mundo pensa é na comunicação visual, e esse é um dos maiores erros que se pode cometer no mundo dos negócios! 

Afinal, se sua marca não possui uma identidade, como será reconhecida? Lembrada? Como irá conquistar clientes? Comunicar seus valores e posicionamentos? 

Pois é! A identidade de uma marca vai muito além da paleta de cores e da escolha de uma fonte qualquer. 

A seguir, entenda mais sobre a importância e como criar uma identidade visual para seu negócio. Vamos lá! 

O que é identidade visual? 

Identidade visual é o conjunto de elementos visuais, gráficos, textuais etc, que representam um produto, serviço ou empresa. Esses componentes comunicam ao público-alvo os valores, mensagem, posicionamento de um negócio, além de serem cruciais para que a marca seja reconhecida pelos clientes. 

Em outras palavras, você pode pensar na identidade visual de uma empresa como um RG, o nosso documento oficial de identificação.  

Isso porque o seu RG serve como uma identificação única de quem você é, certo? Da mesma forma, toda a identidade de marca de um negócio é usada para mostrar sua originalidade e singularidade. 

Ou seja, são os elementos que compõem a identidade visual (assim como os dados do seu RG), que permitem que a empresa seja reconhecida. 

De forma resumida, podemos dizer que a identidade da sua marca é um dos aspectos mais relevantes para criar conexão com o seu público-alvo: o que pode fazê-lo olhar para seus produtos ou serviços e entender, sem restar dúvida, de que foram feitos para ele. 

E, não há nada melhor para as vendas, do que causar a sensação de “preciso ter” nos clientes, não é? Por isso, investir na imagem da sua marca é um dos passos mais cruciais para ter bons resultados em seu negócio. 

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Qual a importância da identidade visual? 

Se pudéssemos resumir a importância de criar uma “imagem” para sua empresa em uma única frase, seria: para seu cliente saber que você é você. Ou seja, a identidade do seu negócio é um dos principais aspectos que o diferencia da concorrência.

Imagine que você atue com revenda e trabalhe com os mesmos produtos que outros empreendedores. 

Não há nada de errado nisso, mas, a falta de uma identidade de marca forte pode retardar e prejudicar seus resultados. Afinal, além de parecer “mais do mesmo”, você pode cair em um lugar de disputa por preço. 

Diferentemente do que poderia acontecer se sua empresa tivesse uma comunicação forte, com um bom posicionamento de mercado e, consequentemente, uma maior percepção de valor.

Dessa forma, a identidade da marca pode influenciar as decisões de compra

Afinal, os elementos que compõem essa comunicação visual criam uma impressão na mente do cliente, o que pode fazer ele optar por determinada empresa na hora de adquirir um produto ou serviço. 

Isso sem falar na sua importância para o reconhecimento da sua empresa, pois, ao bater o olho em uma embalagem, material, conteúdo, são os elementos visuais que farão o consumidor identificar que se trata do seu negócio.

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Identidade visual na prática: exemplos

Para tirar a prova final da relevância de ter uma identidade de marca, vamos fazer um teste… 

Nós vamos te dar informações simples, e você deve pensar na empresa corresponde àquelas dicas. 

Podemos começar? 

  1. Uma rede de fast food que utiliza as cores amarelo e vermelho em sua comunicação;
  2. Uma empresa de tecnologia que possui uma maçã como símbolo;
  3. Uma marca de bebidas com logotipo vermelho e branco;
  4. Uma marca de luxo com logo formada por duas letras “G” entrelaçadas.

Se você conseguiu identificar estas marcas com pouquíssimas informações, baseadas apenas em elementos da sua comunicação, então, deu para entender que ter uma identidade visual é crucial para qualquer negócio, não é?

Especialmente se você quer ser reconhecida por seus clientes e ficar marcada em sua mente! 

Então, o próximo passo é justamente entender como definir a sua. Para isso, é preciso conhecer os elementos mais importantes para a comunicação visual de qualquer negócio. A seguir, veja quais são. 

O que compõe uma identidade visual? 

Existem diversos elementos que podem compor a comunicação visual de um negócio. Porém, isso não significa que toda empresa precise utilizar todos os itens. 

Por exemplo: pensar em uma marca sem nome é impossível, no entanto, um símbolo, por outro lado, pode ser dispensável. 

Então, não existe uma regra do que você precisa ter em sua identidade visual, mas, lembre-se de ser estratégico. Afinal, cada elemento e escolha irão comunicar uma mensagem aos seus clientes. 

Nome

É impossível não pensar em um nome quando a ideia de um novo empreendimento surge, não é? Afinal, você e seus clientes precisam chamar o seu negócio de alguma forma. 

Por isso, o nome é o elemento mais crucial quando se fala em identidade de marca

Aqui, é preciso fazer um adendo: o nome da sua empresa faz parte da comunicação visual da sua empresa, mas está além disso. Ela é a base da comunicação geral do seu negócio, é onde tudo começa. 

Por isso, você precisa fazer uma boa escolha: ele precisa expressar as características, atributos e valores da sua marca, além de ser diferente dos que já existem para tornar seu negócio único.

Uma dica para uma decisão mais estratégica é optar pela simplicidade: um nome curto, de fácil pronúncia e memorização pode facilitar a lembrança pelos clientes. 

Também não se esqueça de conferir a sua disponibilidade. Além de estar livre para uso nas redes sociais e no domínio de sites, verifique se não possui registro de marca para evitar imprevistos futuros. 

Logomarca/logotipo

Aqui, de fato, chegamos ao ponto mais lembrado de uma identidade visual: as famosas logomarcas e logotipos. 

Para começar, você sabe qual a diferença entre estes termos? 

Basicamente, a logomarca é o ícone, o desenho de uma empresa. Sabe o símbolo da Nike? É uma logomarca! 

Fonte: Nike

Como você pode imaginar, nem todo negócio possui uma logomarca. Alguns preferem o logotipo, que nada mais é que o nome da empresa escrito de forma estilizada, como a Coca-Cola. 

Fonte: Cola-Cola

Ainda há empresas que utilizam ambas as representações visuais, como a própria Nike, que além do símbolo, possui o escrito em sua própria tipografia.

Dessa forma, a marca consegue utilizar os componentes na comunicação conforme a necessidade/estratégia, seja em conjunto ou separadamente. 

Mesmo que você não opte por ter um ícone da sua marca, ao menos o nome do negócio de forma estilizada é importante para compor a identidade visual, para que sua marca seja reconhecida mais facilmente

Afinal, seu logo irá aparecer em diversos meios, seja na fachada da sua loja, no caso do estabelecimento físico, no layout do e-commerce, nas redes sociais, nas etiquetas e embalagens dos produtos e afins. 

Tipografia

Falando em tipografia, esse é outro item importante para identidade visual de uma empresa: as fontes, que englobam as letras, números e símbolos, usados para trabalhar as partes textuais da comunicação do seu negócio. 

Essa é uma escolha relevante, uma vez que até o seu nome será lido através da fonte selecionada

Por isso, é preciso tomar certos cuidados: optar por letras que sejam legíveis e transmitam a personalidade da sua marca.  

Uma diferença básica quando se fala em tipografia é a presença ou não de serifa, que são pequenos traços que aparecem no final das letras. 

Fonte: Clockwork Design Group

Apesar de parecer um detalhe simples, ela pode indicar se sua marca é mais séria ou descontraída, mais luxuosa ou despojada e por aí vai. 

Além disso, existem outros aspectos para observar ao escolher a fonte da sua identidade visual:

  •  seu público-alvo;
  •  as fontes usadas por seus concorrentes (tente se diferenciar);
  •  fontes complementares que combinam.

Cores

Uma paleta de cores é imprescindível em uma comunicação visual, mesmo que seja formada por branco e preto, por exemplo. 

As cores, além de serem mais um ponto de reconhecimento, expressam a personalidade e valores da sua empresa. Por isso, sua escolha deve ser muito estratégica. 

Isso porque cada tonalidade pode passar uma sensação diferente, o que pode até mesmo influenciar a decisão de compra do cliente. 

Quer um exemplo? O vermelho é uma cor que causa sensações intensas e de urgência, sendo a fome uma delas. Por outro lado, o amarelo também é associado à fome, além de ser uma cor que atrai atenção. 

Então, não é difícil entender por que essas cores estão presentes na identidade visual de muitas redes de fast foods, não é? 

Provavelmente, se você estiver começando a sentir fome, e reparar uma enorme logo do MCDonald’s, em vermelho e amarelo, no meio do caminho, ficará mais estimulado a parar para fazer um lanche apenas por se deparar com sua comunicação visual estratégica. 

Então, não dá para negligenciar a escolha das cores durante a criação da identidade da sua marca. Lembre-se: o gosto pessoal é importante, mas pode não ser suficiente e nem o único parâmetro. 

Como escolher cores para identidade visual de uma empresa? 

O primeiro passo para escolher as cores da sua marca é estudar a Teoria das Cores. É muito importante entender quais percepções e sensações cada tonalidade causa para conseguir comunicar o que você deseja. 

Também é fundamental fazer uma pesquisa de mercado para analisar o que outras marcas do seu nicho têm utilizado. Esse levantamento é interessante tanto para compreender as tendências, quanto para encontrar espaços para se diferenciar. 

Por fim, outro caminho que pode facilitar sua decisão é contar com um profissional na construção da identidade completa da sua empresa. Mas, sobre isso, falaremos mais a seguir. 

Como criar uma identidade visual? 

Agora que você conhece os itens mais comuns em uma identidade de marca, focando no visual, deve estar se perguntando como criar a da sua empresa, não é? 

Bom, o caminho ideal, mas nem sempre é viável para todos, é contratar um design que atue com a construção de marcas. Esse profissional pode te ajudar desde o processo do naming (dar nome à sua empresa), até a escolha de cada elemento da comunicação visual. 

Ele pode desenhar uma logomarca ou logotipo para sua loja, selecionar uma paleta de cores que converse com seu público, nicho e personalidade, definir tipografias e afins. 

Porém, como foi dito, contratar esse serviço, apesar de valioso, pode ser inviável no momento, especialmente se você está tirando o seu negócio do papel agora e ainda não possui um orçamento grande para investir. 

Nesse caso, nossa dica é fazer o melhor que você puder com o que você tem no momento

Comece pesquisando melhor sobre cada um dos elementos que falamos acima e, claro, conte com ferramentas on-line e gratuitas que possam te auxiliar no processo, como:

  • Chat GPT;
  • Canva; 
  • Coolors. 

Chat GPT

O Chat GPT é um chatbot on-line de inteligência artificial que oferece respostas imediatas e articuladas, como em uma conversa, para diversas dúvidas. 

Apesar de ser um robô, ou seja, não conseguir expressar emoções e gerar conexão, e poder dar respostas erradas, a ferramenta pode auxiliar na definição de determinados elementos da identidade da marca, como o nome da empresa, por exemplo. 

Você também pode pedir sugestões de tipografias e até mesmo pesquisar sobre o significado das cores no Chat. Use a imaginação! 

Canva

O Canva é um editor de imagem on-line, com versão gratuita e paga, que permite a criação de diversos designs, desde posts para redes sociais até uma logomarca para seu negócio. 

Para quem tem pouca noção ou não possui acesso a sistemas e ferramentas de edição mais profissionais, a plataforma é uma ótima alternativa para começar a desenvolver uma identidade visual. 

Além dos designs editáveis, que podem dar um norte se você não possui muito conhecimento na área, é possível criar sua arte do zero, aproveitando os recursos práticos que o Canva oferece. 

Coolors

Se sua maior dificuldade é na escolha das cores, o site Coolors pode ser de grande ajuda. Ele é um gerador de paletas automático que facilita na hora de combinar diferentes tonalidades e escolher as cores para usar em seu negócio. 

Nele, você pode explorar as combinações mais em alta, extrair cores de imagens e até pedir por uma paleta exclusiva, gerada do zero e em poucos segundos para você. 

Ou seja, agora não tem mais desculpas para não criar uma identidade visual para sua marca, não é? Para fechar com chave de ouro, nossa última dica é: seja consistente! 

Depois de escolher cada elemento, use-os em toda a comunicação da sua empresa, seja no on-line ou virtual, desde a embalagem até um recado que você queira enviar junto ao pedido. Quanto mais você usar sua identidade visual, mais marcada na mente do seu cliente ela ficará! 

Portanto, evite incluir novas cores, fontes, símbolos a todo momento, e siga firme em suas escolhas! 

E com sua comunicação visual pronta, é hora de colocar sua empresa no mundo! Não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar! Confira outros conteúdos com dicas importantes para abrir um negócio de sucesso: