O assunto vendas online B2B vem ganhando força desde o ano passado, por vivermos na era da transformação digital. Principalmente porque a forma como os negócios são realizados sofreram uma mudança significativa. O digital é um caminho sem volta!

É possível encontrar diversos conteúdos falando a respeito, inclusive aqui em nosso blog. Confira alguns!

Vendas online B2B: sua empresa acompanhando a tendência mundial

O que você deve saber na hora de escolher um E-commerce B2B

E-commerce B2B é uma realidade mundial

Se você pensa que um canal de vendas online não é para sua empresa, precisamos compartilhar um levantamento realizado pela Forrester Research, que apontou que só nos Estados Unidos são movimentados U$1,13 trilhão em transações através de E-commerce B2B. Para se ter uma ideia, é o dobro do realizado pelo B2C no país. Quando se trata de números mundiais, a estimativa é de U$12,1 trilhões. 

Todos esses números podem assustar e fazer você pensar: isso é coisa só para empresas grandes, não é a minha realidade. Aí que você se engana!

E-commerce B2B é uma ferramenta que se aplica a qualquer tamanho de negócio, pois o modo como as empresas compram é que mudou. O consumidor empresarial está, cada vez mais, buscando orientar suas compras por demanda e ter a independência de comprar onde e quando quiser. Vamos pensar assim: ao invés do seu vendedor fazer uma venda “empurrada” — onde sem a presença do vendedor ela não acontece — seu cliente pode “puxar” essa compra. 

Algumas perguntas devem estar surgindo na sua cabeça. Separamos algumas, a seguir! 

  • Meu vendedor não vai mais ter função, então? 

Com certeza terá sim, só que é a oportunidade de transformá-lo em uma peça estratégica, deixando de ser um tirador de pedidos e se tornando uma figura responsável por aumentar o market share e o volume dos pedidos. Ele será a força motriz para fazer o relacionamento, podendo, por exemplo, quando o cliente realizar o pedido na plataforma, entrar em contato para oferecer outros produtos e aumentar o ticket do pedido realizado. As visitas passam a ser para reforçar a relação entre o cliente e o vendedor, e não apenas para fazer a venda. Além disso, ele ganha tempo para prospectar e atender novos clientes, aumentando o volume de vendas da sua carteira. Inclusive, seus custos com deslocamento diminuirão e você ganhará em escala.

  • Meu cliente vai comprar os mesmo produtos sempre? 

A resposta é não. Com um E-commerce B2B, ele terá todo o catálogo na palma da mão, inclusive com produtos em destaque, promoções e dicas de recompra. Essa autonomia permite a ele conhecer todo o seu mix de produtos. Outro ponto importante, citado anteriormente, é: ao ser estratégico, seu vendedor poderá acrescentar mais itens ao pedido. 

E-commerce B2B é uma ferramenta que permite à sua empresa vender mais!

  • Meu vendedor já vende pelo WhatsApp, o que muda? 

Acredito que ao receber o pedido por esse canal, seu vendedor ou imputa em seu sistema, ou envia para o faturamento, de qualquer maneira é uma forma manual e é certo que que devem ocorrer erros digitação. A gente sabe que erros geralmente se transformam em custos, não é mesmo? Um e-commerce B2B pode ser integrado ao seu ERP e automatizar todo esse processo, eliminando erros, gerando produtividade para sua equipe e reduzindo custos.

E-commerce B2B é para sua empresa

Viu como o E-commerce B2B é uma ferramenta que pode ajudar a todos os tipos de negócios, inclusive o seu.  Imagino que você ainda tenha outras perguntas. Então, que tal realizar uma demonstração com nossa parceira Mercos

Os especialistas da Mercos estão à sua disposição para compreender sua realidade e apontar as melhores soluções, e claro, tirar todas as dúvidas.
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