Ícone do site Blog do Bling

Impostos para pequenas e médias empresas, quais são?

Micro empreendedora em seu local de trabalho utilizando um notebook para conferir os impostos do seu negócio

Impostos para pequenas e médias empresas, quais são?

Os impostos para pequenas e médias empresas precisam ser pagos corretamente para que haja uma gestão financeira eficiente e para estar em dia com a fiscalização, já que o pagamento de tributos quando feito de forma incorreta pode trazer grandes multas e prejuízos para o negócio.

Um dos principais fatores que determinam os tipos de impostos para as pequenas e médias empresas é a sua tributação (Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional).

A escolha do Regime Tributário adequado pode ajudar na redução de impostos de um negócio, fazer com que o mesmo ganhe créditos a seu favor, permitir a recuperação de tributos que foram pagos indevidamente, além do cumprimento das obrigações com a Receita Federal. Isto é possível por meio de um Planejamento Tributário eficiente, ajudando assim a evitar problemas fiscais, a precificar corretamente os produtos e serviços de uma empresa, além de planejar com mais precisão a margem de lucro do negócio, o que melhora a saúde financeira de todo o empreendimento.

É de extrema importância pagar os tributos corretamente para evitar a sonegação de impostos. Tal prática pode, além de gerar grandes multas, impedir que sua empresa participe de licitações, e até mesmo fazer com que suas portas sejam fechadas.

Mas afinal, quais são os impostos para pequenas e médias empresas?

Empresas optantes pelo Simples Nacional

Para pequenas empresas que são optantes pelo Simples Nacional, pagar os impostos se tornou menos complexo, já que todos os tributos pendentes vêm em uma única guia para o contribuinte realizar o pagamento.

Os optantes pelo Simples Nacional estão isentos de pagar tributos federais como: COFINS, IPI, PIS/PASEP, IRPJ e CSLL. Mas atenção: esta regra só é válida para micro e pequenas empresas.

Empresas no regime de Lucro Real ou Lucro Presumido

As empresas do Lucro Real e do Lucro Presumido também precisam estar atentas aos impostos que precisam ser pagos, sendo eles:

A gestão contábil para pequenas e médias empresas é essencial para guiar o empreendedor a saber onde investir e mensurar seus lucros e prejuízos.

Artigo escrito por Gilcarlos Bessa, sócio-diretor da 2MGA Contabilidade, parceira Bling.

Sair da versão mobile