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7 dicas para impulsionar os resultados da sua marca com uma loja virtual

mulher com notebook gerenciando sua loja virtual

A presença digital da sua empresa é praticamente indispensável atualmente, a importância de criar uma loja virtual já não é mais novidade para a maioria dos lojistas. 

Ao contrário das lojas físicas, uma loja virtual funcionará 24h, isto é, ela nunca fecha! 

Além de favorecer a vida de consumidores que procuram produtos em horários incomuns, essa é uma grande vantagem para o lojista, que com uma loja virtual pode continuar vendendo seus produtos até mesmo quando ele não estiver trabalhando.

Continue lendo o artigo e descubra 7 dicas para impulsionar os resultados do seu negócio com uma loja virtual.

Crescimento do e-commerce

Conforme os dados de compra no e-commerce durante o primeiro trimestre de 2021, a Neotrust relatou uma constância no crescimento das vendas online no nosso país.

Foram efetuadas 78,5 milhões de compras online apenas nos três primeiros meses do ano, um crescimento de 57,4% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Este número de compras trouxe um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, representando um crescimento de 72,2% em comparação com 2020.

1- Redes sociais

Após criar sua loja virtual, você precisa pensar em formas de  impulsionar as vendas. 

Seu e-commerce tem alguns clientes fiéis, entretanto, é preciso torná-lo mais conhecido. É nesse ponto que surge o marketing nas redes sociais.

As redes sociais compõem uma série de canais comunicativos com seu público, e tudo que você precisa fazer é usufruir bem desses espaços. Em resumo, os visitantes estão ansiosos por experiências relevantes e conteúdo interessante nesses meios.

As ações online são baratas, mas trazem um ótimo retorno para o crescimento e o fortalecimento da marca. Existem diversas opções disponíveis, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn… 

Por isso, o primeiro passo para escolher a rede social é avaliar o perfil e as preferências do público-alvo da sua loja virtual.

É necessário entender como cada rede social funciona: quem a utiliza, que tipo de conteúdo faz mais sucesso, qual a melhor frequência de postagem e outros detalhes importantes que fazem diferença na criação de um perfil de sucesso.

2- Marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo é um grupo de estratégias de comunicação com seu público-alvo cujo objetivo é crescer a sua base de clientes e potenciais clientes. 

Isso é feito atraindo eles através da criação de conteúdo pertinente, valioso e que os auxilie a resolver algum problema exato.

A ideia é gerar muito mais valor para as pessoas que têm algum contato com você ou seu negócio, capaz de criar um maior engajamento desta audiência de projetar uma percepção cada vez mais positiva da sua loja virtual.

O Marketing de Conteúdo funciona em torno da produção e divulgação de diversos conteúdos distintos que possuem fins e estratégias específicas conforme a etapa de compra que seu consumidor esteja.

Alguns conteúdos utilizados em estratégias de marketing de conteúdo são criados para aumentar a audiência do seu site, melhorando seu posicionamento no Google.

Já outros, são desenvolvidos em forma de iscas, oferecendo muito valor para os visitantes e solicitando os contatos deles em troca do conteúdo (cupom de desconto, e-book, e outros modelos de iscas digitais).

3- E-mail marketing

O e-mail marketing é um grande companheiro da sua loja virtual, seja para manter o público atualizado sobre o conteúdo que é publicado em seu blog, para informá-los sobre lançamentos de produtos ou oferecer cupons de desconto.

Em outras palavras, o e-mail marketing é estratégia ideal para manter a comunicação com os seus clientes ativa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Statista, em 2020 o número de usuários globais de e-mail alcançou os quatro bilhões, para o ano de 2025 a previsão é de que o número de usuários se aproxime dos 4,6 bilhões.

Você pode ter clientes que estão em um canal, outros clientes que estão em um outro canal e assim respectivamente… mas eu te garanto que de todos eles tem e-mail!

4- SEO

O SEO ou Search Engine Optimization (otimização de mecanismo de busca, em português), pode ajudar muito nas vendas e na autoridade da sua loja virtual. 

O SEO para e-commerce é uma das formas mais simples e acessíveis para impulsionar as suas vendas.

Isso porque ele visa melhorar o seu site para que a sua página apareça nos primeiros resultados de busca, em mecanismo de pesquisa como o Google, quando o usuário procurar por produtos vendidos na sua loja ou conteúdo relacionado a eles.

Dessa forma, toda vez que um cliente em potencial pesquisar algo relacionado à sua loja, vai encontrar o seu site primeiro, e não o dos concorrentes.

Para começar a estratégia de SEO é preciso pesquisar e escolher as palavras-chave, também é preciso utilizar diversos formatos de conteúdos em suas páginas, como por exemplo:

Por isso, o SEO para e-commerce exige esforço, atualmente ele segue sendo uma das melhores estratégias para se destacar no Google e aumentar a visibilidade do seu site.

5- Atendimento ao cliente de qualidade

É fundamental que o atendimento ao cliente da sua loja ofereça algo além de respostas instantâneas e frias, portanto, faça com que o potencial cliente saiba que está conversando com pessoas reais

É preciso proporcionar um atendimento humanizado.

Também é preciso ser rápido, otimizar os seus métodos e estar sempre dedicado a garantir a satisfação do seu cliente para que ele não só volte, como também divulgue o seu negócio.

É possível aproveitar as redes sociais (como Facebook, Instagram,Twitter) e responder os comentários, dessa forma os novos visitantes (e possíveis consumidores) verão que há pessoas reais trabalhando em nome da sua empresa!

6- Frete grátis

Oferecer frete grátis para seu cliente pode ser uma ótima opção para aumentar as vendas da sua empresa. Afinal, quem não gosta de uma entrega grátis não é mesmo?

Essa é uma ótima maneira de aumentar o seu ticket médio, visto que, quando os visitantes veem que podem economizar no frete, acabam gastando mais em produtos!

Dessa forma, procure oferecer cupons de frete grátis ou frete grátis acima determinado valor mínimo de compra.

Para não ter prejuízo com o custo do entrega, pesquise a melhor opção de transporte e negocie as condições de envio.

7- Ofereça diferente formas de pagamento

Oferecer flexibilidade ao cliente, certamente, eleva os níveis de satisfação dele. Com diversas formas de pagamento, ele se sente mais tranquilo para fazer compras maiores.

Além do mais, isso vai demonstrar o quanto sua empresa se preocupa com o bem-estar e a experiência de compra do consumidor, expandindo as chances de fidelização.

Nesse post você pode acompanhar algumas dicas valiosas para impulsionar os resultados da sua empresa, além de concluir que, atualmente, criar uma loja virtual é indispensável para qualquer negócio, indiferente do seu tamanho e da sua idade no mercado.
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Post escrito por: ISet

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