Quer ter acesso a um canal de vendas online que tem 37 milhões de acessos e 420 milhões de clientes por ano? Então, você chegou ao blog certo! No post de hoje, explicamos como se cadastrar e começar a vender no marketplace das Lojas Colombo.

E o melhor: você não precisa ter o próprio estoque para começar a vender na internet. Com o modelo logístico de dropshipping, pode-se negociar um produto que não está no seu armazém, mas sim no espaço físico do fornecedor. Siga conosco para entender tudo!

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O que é o marketplace Lojas Colombo?

O marketplace Lojas Colombo está há 23 anos no mercado, lembrando que as lojas físicas têm mais de 60 anos de atuação. Falando da plataforma virtual, o seller tem acesso a um canal de vendas que impacta 420 milhões de clientes anualmente, com 14 milhões de pageviews mensais no site.  

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5 vantagens de vender no marketplace Lojas Colombo

  1. Chance de vender na maior varejista de eletrodomésticos e móveis do Sul do país.
  2. Divulgação da sua marca com amplo alcance, atingindo milhões de consumidores.
  3. Plataforma própria e segura, com fácil gerenciamento de produtos, vendas e afins. 
  4. Atendimento dedicado da equipe Colombo para prestar suporte aos sellers.
  5. Certificações: Selo Diamante E-Bit, Top of Mind no Rio Grande do Sul e outras. 

Como fazer o cadastro no marketplace Lojas Colombo? 3 passos

Para se cadastrar no marketplace Lojas Colombo, basta seguir 3 passos práticos. Confira!

  1. Faça o cadastro inserindo os dados da empresa e outras informações solicitadas. Por exemplo, indique se trabalha com outros marketplaces, quantos SKU (Stock Keeping Unit) estariam disponíveis para venda, qual o hub de integração usado etc.
  2. Aguarde o contato de um funcionário da Colombo, que vai solicitar os documentos. Isso inclui: termo de constituição, comprovante da conta bancária, cartão CNPJ, contrato social, certidão negativa da Receita Federal e cadastro do Sintegra.
  3. Com a liberação de acesso à plataforma, basta montar o catálogo de produtos e começar a vender. Após receber os pedidos e efetuar a entrega, o marketplace debita a comissão, conforme o valor indicado no contrato, e faz o repasse do valor. 

Caso o cadastro seja reprovado, o setor responsável sinaliza o motivo, de modo que o seller possa solucionar a pendência e tentar novamente. Em geral, os motivos são: capital social abaixo de R$ 20 mil, CNPJ com menos de 5 anos e, ainda, negativação no SPC ou Serasa.

Aprenda mais!

Como vender no marketplace Lojas Colombo?

Após a aprovação do cadastro no marketplace Lojas Colombo, os próximos passos são: acessar a plataforma, montar o catálogo e começar a anunciar os itens disponíveis no portfólio. 

Por falar nisso, veja alguns pontos devem ser considerados na sua estratégia para vender online:

  • fazer uma pesquisa de mercado para saber como se diferenciar da concorrência;
  • estabelecer objetivos, levando em conta o nicho, o público-alvo e a buyer persona;
  • entender, em detalhes, o perfil de cliente ideal e seu comportamento de consumo;
  • considerar quais serão os produtos e preços oferecidos no marketplace escolhido;
  • criar descrições bem completas dos produtos, inclusive usando fotos para destacar;
  • reforçar a presença digital, investindo em anúncios e postagens nas redes sociais;
  • integrar a conta no marketplace a um ERP em nuvem, que otimiza os processos.

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O que vender nas Lojas Colombo? 23 tipos de produtos do marketplace

Está em dúvida sobre o que vender no marketplace das Lojas Colombo? Para facilitar, veja essa lista com as 23 categorias de produtos, a começar pelos mais vendidos:

  1. móveis e decoração;
  2. eletrodomésticos;
  3. smartphones e celulares;
  4. eletroportáteis;
  5. TV, áudio e vídeo;
  6. informática;
  7. esporte e lazer;
  8. automotivo;
  9. bebês e crianças;
  10. beleza e perfumaria;
  11. brinquedos;
  12. cama, mesa e banho;
  13. casa e construção;
  14. games;
  15. industrial e comercial;
  16. instrumentos musicais;
  17. mercado;
  18. moda e acessórios;
  19. pets;
  20. papelaria;
  21. telefonia;
  22. utilidades domésticas;
  23. saúde e cuidados pessoais.

O que fazer depois de descobrir como vender no marketplace Lojas Colombo?

Se você chegou até aqui, finalmente já sabe como se cadastrar e vender no marketplace Lojas Colombo. E, para otimizar ainda mais suas operações, vale a pena fazer a integração de produtos, pedidos e pagamentos com um sistema de gestão efetivo, como o Bling.

Aproveite para fazer o teste grátis do Bling por 30 dias. Confira, na prática, os benefícios e as facilidades de contar com um ERP online, descomplicado e eficiente, o que inclui:

  • emissão de nota fiscal (NF), certificado digital e DANFe;
  • controle das finanças com o gerenciador financeiro;
  • gestão de vendas, estoque e frente de caixa;
  • entre muitas outras funcionalidades.

Extra: como fazer a configuração no marketplace Lojas Colombo?

Para integrar o Bling com este marketplace, os produtos devem estar cadastrados no ERP, enquanto a base de produtos na Colombo está vazia, ainda sem nenhum item cadastrado. Com isso, basta fazer a exportação de produtos do Bling direto para o canal de venda.

Caso não existam produtos cadastrados em nenhuma das plataformas, ou seja, nem no Bling, nem na Colombo, a dica de ouro é cadastrar os produtos apenas no ERP e, em seguida, exportar para o marketplace.

Em paralelo, veja mais algumas dicas de configuração para agilizar a integração entre o Bling e o marketplace Colombo, autenticando os acessos.

Acesse o manual de integração!

Integração

No painel do marketplace Colombo, vá em “Configurações – Meus Dados”, salvando os códigos token de integração e chave de integração para cadastrar no Bling.

Vá ao painel do Bling, acesse “Preferências – Integrações – Configurações de integração com lojas virtuais e marketplaces” e escolha “Colombo”. Preencha os dados da integração, inserindo o token e chave que salvou do site do marketplace. 

Clique em “testar” para validar a comunicação entre as plataformas. 

Regras de operação

Antes de salvar a configuração dessa integração no Bling, vale conhecer as regras de operação, sobre as quais falaremos a seguir.

Para adiantar, na importação e exportação de dados, há ícones que representam as funções desempenhadas pelo sistema ERP no canal de venda. Se o ícone estiver ativo (colorido), significa que a funcionalidade é integrada. E, se não houver essa opção no marketplace escolhido, o ícone fica inativo (cinza). 

Produtos

Para atualizar o estoque no canal de vendas das Lojas Colombo, ative esse canal e os produtos serão sincronizados de forma automática. Selecione também o estoque que deseja considerar para essa plataforma.

Vendas

Na “Exportação de Vendas”, escolha entre as opções de enviar os dados fiscais ao emitir a NF ou enviar o código de rastreio ao emiti-la. 

Para que os pedidos de venda sejam importados para o Bling instantaneamente, na aba de “Integração automática”, ative a opção “Status do pulling” e selecione a situação de pedidos que deseja que o sistema importe. Vá em “salvar” e comece a usar a integração.

Exportação de produtos

Essa etapa se refere a criar ou atualizar os produtos existentes do Bling no canal de vendas da Colombo. Em caso de um “produto simples”, é preciso que tenha, no mínimo, 3 imagens para ser exportado. Para um “produto com variação”, são necessárias as 3 imagens e, ainda, a exportação no menu “Cadastro – Produtos”, exportando os “produtos Multiloja”. 

Aliás, fique atento aos seguintes pontos:

  • os “produtos com variação” são exportados, mas reconhecidos como “produtos simples” na plataforma, sendo que a vinculação é feita internamente pela Colombo; 
  • o SKU de cada produto deve conter apenas caracteres alfanuméricos com, no máximo, 50 caracteres;
  • após exportados, os produtos ficam pendentes de aprovação (em moderação) e podem ser consultados em “Situação de carga”, pesquisando pelo SKU do item;
  • as imagens exportadas devem ter um tamanho de até 1MB, salvas nas extensões “jpg” ou “jpeg”, lembrando que seus links devem ter, no máximo, 2.000 caracteres.
Vinculação

Para vincular as categorias do Bling com as já existentes no canal de venda, vá até o menu “Preferências – Cadastros – Categoria de produtos” e, depois, clique em “Vincular Categorias Multiloja”. 

Selecione a loja virtual e clique no botão “Listagem” para que, assim, sejam elencadas as categorias. Para finalizar a vinculação, escolha uma categoria no Bling para que esta fique vinculada à categoria do canal de venda, fazendo um “DE-PARA”.

Importação de pedidos

Para criar o pedido do canal de venda no Bling, a primeira etapa é realizar a importação do pedido da Colombo, acessando “Vendas – Pedido de Venda Multiloja”. 

Neste ponto, selecione a configuração do canal de venda, informe os filtros e clique em “Visualizar” para ver a lista dos pedidos da sua loja. 

Basta selecionar os pedidos que serão importados e, na sequência, clicar em “Importar Pedidos Selecionados”. Dessa forma, será iniciado o processo de importação.

Envio de dados

O último passo é enviar e/ou alterar as informações referentes aos pedidos, via “Código de Rastreio”, “Dados da NF-e” e “Troca de status”.

Enfim, gostou das dicas para fazer a integração do Bling com o marketplace das Lojas Colombo? Para completar, veja como é simples integrar sua loja virtual ao nosso sistema de gestão online e descomplicado: