Mais uma integração que vem para somar ao cliente do sistema de gestão online Bling. É a integração de pedidos e produtos com a Colombo. A rede de compras tem mais de 60 anos de atuação e atua através do Marketplace complementando seu trabalho atuante nas mais de 250 lojas físicas. 

Para integrar o Bling a Colombo, é importante que os produtos estejam cadastrados no Bling e a base de produtos na Colombo esteja vazia, sem nenhum produto cadastrado. Assim será necessário efetuar uma exportação de produtos do Bling para o canal de venda.

Caso não existam produtos cadastrados em nenhuma das plataformas, ou seja, nem no Bling nem na Colombo, recomenda-se cadastrar os produtos no Bling e efetuar uma exportação para a Colombo.

Vendendo no marketplace Colombo 

Para iniciar a venda no marketplace Colombo é simples, basta entrar no site, fazer o cadastro da sua empresa, aguardar a aprovação e estará apto para vender. O gerenciamento dos produtos é feito de forma simples, e não é preciso investimento inicial. A loja virtual Colombo tem mais de 20 anos. 

Como fazer a configuração na Colombo?

No painel da Colombo, no menu Configurações – Meus Dados, salve os códigos token de integração e chave de integração para cadastrar no Bling. 

Vá até o painel do Bling, e acesse o menu Preferência – Integrações – Configurações de integração com lojas virtuais e marketplaces e escolha a Colombo. Preencha os dados da sua integração, inserindo os dados de token e chave, que salvou do site da Colombo. Clique em testar para validar a comunicação entre as plataformas. 

Antes de salvar a configuração da integração no Bling, há algumas Regras de operação disponibilizadas pelo Bling, assim basta clicar sobre as mesmas para que seja mostradas tais opções. Dentro de cada situação de importação e exportação existem ícones que representam as funcionalidades desempenhadas pelo sistema no canal de venda. Se o ícone estiver ativo (colorido) significa que a funcionalidade é integrada. Se a funcionalidade não existir o ícone estará inativo (cinza). 

Regras de Operação

Produtos

Para Atualizar o estoque no canal de vendas, ative o canal e os produtos serão sincronizados de forma automática. É preciso também selecionar o estoque que deseja considerar para essa plataforma.

Vendas

Na ‘Exportação de Vendas’, escolha entre as opções de enviar os dados fiscais ao emitir NF ou enviar o código de rastreio ao emitir a NF. Para que seus pedidos de venda sejam importados para o Bling de forma automática, na aba de Integração automática ative a opção Status do pulling e selecione a situação de pedidos que você deseja que o sistema importe. Basta clicar em salvar e já pode iniciar a utilização da integração.

Exportação de produtos

Essa etapa se refere a criar ou atualizar os produtos existentes do Bling no Canal de Venda. Em caso de produto simples é preciso que ele possua no mínimo 3 imagens para ser exportado. Para produtos variação também são necessárias as 3 imagens e realize a exportação no menu Cadastro – Produtos e exporte os produtos Multilojas. 

Atenção:

  1. Produtos com variação são exportados, porém são reconhecidos como produtos Simples na plataforma. A vinculação entre os produtos é feita internamente pela Colombo. 
  2. O SKU dos produtos deve conter apenas caracteres alfanuméricos com no máximo 50 caracteres.
  3. Produtos com composição são exportados, porém são considerados produtos Simples na Colombo.
  4. Após exportados os produtos ficam pendentes de aprovação (em Moderação) quando enviados. Disponível para consulta dos mesmos pela opção “Situação de carga”, pesquisando pelo SKU do produto.

Imagem: As imagens exportadas para o Colombo, devem possuir um tamanho máximo de 1MB além de pertencer a uma das extensões a seguir: jpg e jpeg.
OBS: o link da imagem deve ter no máximo 2000 caracteres.

Vinculação

Para vincular as categorias do Bling com as categorias já existentes no canal de venda, vá até o menuPreferências – Cadastros – Categoria de produtos e clique em Vincular Categorias Multiloja. Abrirá uma janela para que seja selecionado a loja virtual. Após clique no botão de listagem para que assim seja listados as categorias. Para finalizar a vinculação, é necessário selecionar uma categoria no Bling para que fique vinculado a categoria do canal de venda, fazendo um DE-PARA.

Importação de pedidos

Para criar o pedido do canal de venda no Bling é preciso realizar a importação  de pedido da Colombo, acessando Vendas – Pedido de Venda Multiloja, existem diversas opções para refinar a busca por pedidos, contudo para que seja importado, selecione a configuração do canal de venda, informe os filtros e clique em Visualizar, para que seja listado os pedidos da sua loja. 

Basta selecionar os pedidos a serem importados e na sequência clicar em Importar Pedidos Selecionados para que seja iniciado o processo de importação.

Envio de dados

O último passo é o envio de dados, que consiste em enviar/alterar informações referente aos pedidos. O Bling permite enviar as seguintes informações através de Código de Rastreio, Dados da NF-e e Troca de status.

Bling faz muito pelo seu e-commerce

O Bling passa a se tornar um aliado no trabalho do dia a dia, aumentando a produtividade dos colaboradores e garantindo mais tempo para a equipe pensar no negócio de forma inteligente, criativa e estratégica.

Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.