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Logística de distribuição: guia para aplicar no seu negócio

logística de distribuição

A logística de distribuição é fruto da evolução de um complexo sistema da cadeia de fornecimento das empresas, cujo objetivo é conectar produtores e consumidores de diferentes produtos. 

A movimentação das mercadorias até os compradores é uma das etapas do processo da rede de suprimentos. 

Ao pensar em logística de distribuição, considere a integração das atividades dos fornecedores e transportadoras, como planejamento, implementação e controle do fluxo de bens, informações e recursos, desde a origem até o destino. 

A incorporação das tarefas possibilita que a carga chegue ao cliente final de forma eficiente e econômica.

Dentro deste cenário, otimizar os procedimentos aumenta a produtividade das organizações, aprimora a qualidade das entregas e do atendimento ao público e potencializa o lucro. 

Para entender como adotar a logística de distribuição no seu empreendimento, neste guia, mostramos o que é, sua importância, as principais vantagens, como funciona e outros pontos relevantes e práticos sobre o tema.

Boa leitura!

O que é logística de distribuição? 

A logística de distribuição é um conjunto de atividades relacionadas à gestão das mercadorias, desde quando saem da fábrica até a entrega ao cliente. Nesse trajeto, existem outras etapas essenciais da cadeia de fornecimento, como o gerenciamento do armazenamento, o transporte dos produtos e a prestação de contas.

Ao desenvolver este processo, você otimiza a distribuição de bens, oferece mais agilidade nos envios e cria alternativas para tornar o serviço mais seguro e menos dispendioso.

Porém, para atingir tal meta, é necessário realizar um determinado fluxo de estratégias que, normalmente, impactam outras áreas da empresa e não somente a que lida com a logística. Vamos falar sobre esse assunto adiante.

Qual a importância da logística de distribuição?

A logística de distribuição influencia diretamente o bom funcionamento das atividades ligadas ao abastecimento e entrega de mercadorias, assim como o desenvolvimento financeiro dos negócios. 

Afinal, este procedimento controla a trajetória dos produtos, da saída da linha de montagem na indústria até o cliente final, além de ser responsável por outras etapas:

Em um contexto em que as organizações procuram economia de tempo e recursos, como matérias-primas, caminhões e mão de obra, a logística de distribuição se transformou em um recurso indispensável.

Seja para a fábrica ou fornecedor, esse método possibilita a identificação da quantidade produzida e se os itens suprem a demanda dos clientes.

Em relação ao comprador, o procedimento permite a visualização dos produtos recebidos e dos prazos estimados de entrega.

Com essas informações, a companhia elabora um planejamento preciso para ter mais organização, eficiência e um fluxo de mercadorias mais dinâmico.  

Quais as principais vantagens da logística de distribuição?

Em um mercado competitivo, que exige que os negócios se diferenciem, os empreendimentos que fazem uma boa gestão da estrutura logística usufruem de vários benefícios.

Veja as principais vantagens de investir na logística de distribuição!

Mais eficiência nas entregas

O centro de distribuição de produtos de uma organização é um dos maiores responsáveis pela velocidade da entrega da mercadoria e, claro, pela qualidade do serviço, seja para o consumidor final ou para outra empresa.

Ter uma logística de distribuição eficiente, que utiliza softwares de última geração direcionados ao setor, agiliza a entrega dos produtos.

Além disso, há dinâmicas de transporte que otimizam o envio dos pedidos aos clientes, com menos gasto de dinheiro e tempo de operação. Portanto, essas características influenciam positivamente o fechamento de novos negócios.

Redução dos custos operacionais

A melhora dos processos, a centralização do estoque e a localização estratégica do centro de distribuição são questões que afetam diretamente as despesas da empresa

Com uma operação eficaz, é possível reduzir os custos, e consequentemente, praticar melhores preços e repassá-los aos clientes. Dessa forma, as chances de o estabelecimento potencializar as vendas aumentam.

Aumento da produtividade

Com as despesas de logística mais baratas, existem duas possibilidades de as organizações expandirem a produtividade: cobrar o valor normal do frete, apesar da economia, ou repassá-la para o público.

Na primeira opção, o negócio abraça uma margem de lucro mais ampla. Na prática, essa escolha resulta em um montante grande de dinheiro para investimentos do negócio, de modo que as operações melhoram a capacidade.

Já na segunda alternativa a empresa transfere para a clientela a quantia que economizou, o que torna os produtos atrativos. Logo, o resultado aparece na forma de uma participação maior no seu nicho de mercado.

Mais qualidade no atendimento 

Quando a organização conta com uma logística de distribuição efetiva, que entrega as mercadorias com agilidade e menores custos, gera uma experiência mais positiva para os compradores.

Portanto, ter tarefas e processos bem organizados melhora o desempenho dos serviços prestados e a qualidade do atendimento. Assim, a satisfação das pessoas se converte na fidelização dos clientes

Ao construir uma relação sólida com seu público, as chances de sua audiência voltar a comprar com você aumentam.

Leia também: 7 dicas que vão elevar o nível da satisfação dos seus clientes

Melhor planejamento de investimentos 

O desenvolvimento de uma boa logística de distribuição contribui para planejar novos investimentos e implementar melhorias no empreendimento. 

Afinal, este processo ajuda com o gerenciamento das demandas e do espaço das atividades de fornecimento de mercadorias e a otimização de custos. Com a gestão adequada, o empreendedor tem uma visão geral do próprio negócio, e assim, fica mais fácil tomar decisões estratégicas.

Como funciona a logística de distribuição?

A logística de distribuição funciona para aperfeiçoar o fornecimento dos produtos e tornar a entrega mais rápida, segura e econômica. 

No entanto, para alcançar esse objetivo, é fundamental seguir um fluxo de tarefas e estratégias que envolvam diferentes setores da empresa, como contabilidade, financeiro, vendas, comercial e marketing. 

Somente com essa integração é possível garantir ao consumidor que o item selecionado na plataforma de e-commerce, por exemplo, existe no estoque; que o pagamento ocorreu corretamente e que o pedido está a caminho do local escolhido.

Então, para ter um funcionamento adequado da logística e manter a satisfação dos clientes, fique atento a todas as áreas da sua organização e coloque em prática o próximo tópico.

Principais etapas da logística de distribuição 

Para fazer uma gestão acertada da cadeia de armazenamento e fornecimento de produtos, siga as principais etapas de logística de distribuição:

Gestão de transporte

Esta etapa define como as cargas chegam aos compradores. Ou seja, o empreendedor avalia quais meios são ideais para transportar os itens com eficácia e segurança: aéreo, aquaviário, ferroviário ou rodoviário. Para tal, é importante analisar as características dos produtos antes de escolher a categoria.

Nesta fase também acontece o planejamento da rota do veículo responsável pela entrega, seja da própria empresa ou de uma terceirizada. 

A gestão de transporte interfere na definição precisa dos prazos de entrega e no valor de frete mais justo para o público.

Checagem e expedição de mercadorias 

O processo de checagem das mercadorias garante que o cliente receba o que comprou e minimiza as reclamações e/ou devoluções de pedidos errados. Neste estágio, ocorre a conferência do tipo de produto, a quantidade e o destino.

O uso de equipamentos específicos, como leitores de código de barras, facilita a verificação dos materiais e agiliza a expedição.

Controle de frete 

Saber o valor correto a cobrar pelo frete ajuda a manter as finanças da companhia equilibradas e a fidelizar os clientes. Caso considerem a quantia alta, existe a alternativa de contratar outro transporte mais barato.

Dessa maneira, a empresa precisa de informações confiáveis para conferir as quantias praticadas no mercado e negociar os preços de carregamento com o consumidor para evitar insatisfação.

Análise e monitoramento de indicadores de desempenho

Para ter uma logística de distribuição satisfatória, analise e monitore os indicadores-chave de performance (KPIs)

Esse recurso avalia aspectos, como o índice de atrasos do recebimento das peças, as devoluções e os motivos que levaram a essas ocorrências. Assim, facilita a identificação dos pontos positivos e negativos do negócio.

Planejamento dos roteiros dos veículos

O planejamento dos roteiros dos veículos é uma fase essencial na logística, pois otimiza a duração da entrega, além de gerar um cálculo mais confiável dos custos com combustível.

Como aplicar a logística de distribuição com eficiência?

Saber como aplicar a logística de distribuição com eficiência é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Isso porque, ao otimizar a cadeia de suprimentos, os empreendedores podem conquistar melhores resultados. Confira alguns passos!

Aperfeiçoe a infraestrutura do espaço de armazenamento

É importante não se esquecer do espaço dedicado ao armazenamento dos produtos, já que a preservação depende do acondicionamento adequado. 

Com esse objetivo, mapeie a movimentação interna das mercadorias para que o manuseio não as danifique e nem cause acidentes com os profissionais envolvidos do setor. 

Então, cuide do dimensionamento da área para utilizar equipamentos que ajudem a mover as embalagens com total segurança. Aproveite para dedicar um espaço para a separação e o embalo dos pedidos.

Escolha o transporte adequado

O mercado de atuação das empresas, seja nacional ou internacional, intervém na escolha do tipo de veículo para cada situação de locomoção. No Brasil, o uso de transporte terrestre rodoviário é predominante, e do ponto de vista dos custos operacionais, é a opção menos onerosa.

Independentemente do segmento da sua organização, ofereça mais de uma alternativa de veículo para os clientes receberem os bens com agilidade, em especial, se estiverem dispostos a assumir as despesas da operação. O avião, por exemplo, encurta distâncias, logo aumenta a qualidade de atendimento aos clientes.

Nos casos de exportação, o modal marítimo prevalece, pela adoção de contêineres e navios, e oferece mais vantagens, como a capacidade de transportar grandes volumes com total segurança da carga.

Cuide do planejamento dos processos

A logística desempenha um papel determinante no andamento da cadeia de suprimentos. Por esse motivo, os negócios devem investir no planejamento desse processo para garantir que os produtos cheguem ao destino em perfeitas condições.

Essa tarefa inicia no abastecimento da linha de produção, que garante a disponibilidade dos insumos necessários para fabricação dos itens. 

A gestão do estoque é outro ponto a considerar, uma vez que lida com manuseio das embalagens, armazenagem das mercadorias, separação e expedição de pedidos e embarque dos objetos para entrega.

Deste modo, o ideal é adotar ferramentas digitais que auxiliem no acompanhamento da remessa e no rastreamento das cargas. 

Nesse ponto, os sistemas de roteirização apresentam significativo avanço, já que criam uma rota mais ágil e econômica e contribuem com o aumento da produtividade da frota.

Exemplos de logística de distribuição

Você aprendeu o que é, as principais vantagens e como funciona o processo de armazenagem e fornecimento de produtos. Agora, chegou a hora de conhecer exemplos de logística de distribuição bem sucedidos de algumas empresas. 

Natura

A maior multinacional brasileira de cosméticos, a Natura, distribui as mercadorias no território nacional e internacional com o uso de etapas de produção e distribuição padronizadas, baseadas nas melhores práticas do segmento.

A marca queridinha do Brasil investe em tecnologia para refinar as entregas feitas para os varejistas e clientes finais em sua loja virtual.

A organização trabalha com o conceito de armazém vertical, um sistema de gestão de estoques que contribui para a conservação de produtos conforme a data de validade, a frequência de vendas e a disponibilidade nos centros de distribuição.

Apesar de ser um método inovador devido à integração com o software que gerencia outras áreas, a Natura tornou-se uma referência de logística pela responsabilidade ambiental e social. É uma das pioneiras no país a utilizar embalagens produzidas com material reciclado e modelo refil, o que reduz a produção de lixo.

Saiba também: O que é logística de estoque? Tudo o que você precisa saber

Unilever

A Unilever é uma multinacional do setor de higiene pessoal, limpeza e alimentação que utiliza tecnologia para desenvolver uma gestão eficaz da logística de distribuição.

O diferencial da organização está na criação de centros de excelência, que trabalham de maneira simultânea para abastecer os canais de vendas em todo o mundo.

Para esta prática ter sucesso, a empresa identificou que cada região possui particularidades e necessidades únicas, e que é importante respeitá-las. Assim, cada centro de distribuição tem que atuar segundo sua realidade regional para oferecer um serviço de qualidade para o cliente final.

Tenha um sistema de gestão integrada (ERP)

Os sistemas ERPs, ou Enterprise Resource Planning (em português, Planejamento de Recursos Empresariais), como o Bling, são softwares para controlar as atividades da empresa, desde a aquisição das mercadorias até o recebimento das vendas, da logística e do controle de estoque.

Ao contar com esse tipo de ferramenta e as funcionalidades que oferece, sua organização consegue:

Outro aspecto importante é a capacidade que o ERP tem de gerar relatórios que mostram o desempenho operacional e o atendimento das metas empresariais. Com este recurso, o gestor cria soluções estratégicas para o negócio e toma decisões embasadas em informações exatas.

Vale a pena aplicar a logística de distribuição?

Como mostramos, existem vantagens que reforçam que vale a pena aplicar a logística de distribuição no seu empreendimento: reduzir custos, aumentar a produtividade e tornar as entregas mais ágeis são alguns exemplos.

Agora que sabe dos principais benefícios e como funciona este processo, na prática, que tal adotar uma ferramenta, como o ERP do Bling, e obter os resultados acima? 

Com o nosso sistema, você alinha os objetivos do seu negócio com a cadeia de fornecimento de mercadorias e garante a satisfação dos clientes. Faça um teste grátis!

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