Ícone do site Blog do Bling

O que é logística reversa e qual sua importância no e-commerce

Importância logística reversa

Para aplicar uma gestão logística eficiente, o e-commerce deve ir além de fazer o cálculo de frete, mas buscar processos ágeis e eficientes em todos os pontos que envolvem o envio de encomendas. E isso vale, inclusive, para processos de troca e devolução, que é onde entra a logística reversa em uma loja online.

O seu negócio está preparado para lidar com esses pedidos de troca e devolução de forma rápida e eficiente? Isso significa que a loja virtual precisa ter processos bem definidos, desde o recebimento dessas solicitações, prazos de realização, condições claras para os consumidores e, claro, sem dar prejuízo e sem atrapalhar a experiência do cliente.

Mas qual a relação entre pedidos de troca e devolução e a logística reversa?

Basicamente, a logística reversa no e-commerce acontece quando uma encomenda faz o caminho contrário do original, ou seja, vai do consumidor para a loja online. E os pedidos de troca e devolução, seja por desistência da compra ou problemas com os produtos recebidos, são as principais razões desse tipo de ocorrência.

Por que a logística reversa deve contar com um processo eficiente na loja virtual? 

Bem, vamos olhar pelo ponto de vista do consumidor: a pessoa fez um pedido, aguardou o tempo de entrega informado e, ao receber o produto, percebeu que houve algum problema, como uma avaria ou mesmo erro no item enviado. Isso já causa uma frustração, certo?

Sendo assim, quanto melhor e mais rápido o e-commerce resolver o problema, incluindo o envio do produto certo ou em perfeitas condições, maiores as chances da loja manter uma boa percepção sobre o seu negócio! 

Afinal, imprevistos acontecem, mas a forma que o lojista vai resolver o problema pode ser decisiva para a fidelização – e mesmo a indicação – daquele consumidor. 

Para mais esclarecimentos, vale a gente observar cada etapa que envolve um pedido de troca e o consequente uso da logística reversa:

Como organizar a logística reversa e os pedidos de troca e devolução na loja online

Bem, são muitos passos e, pensando rápido, parece bem difícil, certo? Mas acredite, os pedidos de troca e o uso da logística reversa não precisam, e nem devem, ser um bicho de sete cabeças! 

Descubra algumas dicas para ter um processo de logística reversa eficiente no seu e-commerce:

Ou seja, com planejamento e organização, até mesmo aquelas situações mais complicadas da loja virtual podem ser resolvidas com facilidade e cuidado com o consumidor! Pode acreditar que, ao receber um bom atendimento nos pedidos de troca e devolução, as chances de fidelização do cliente são muito boas! 

Integração entre Bling e Melhor Envio facilita a rotina do lojista do e-commerce

A vida de quem gerencia um e-commerce não é nada fácil. São incontáveis processos e detalhes que são parte do dia a dia e que podem fazer toda a diferença nos bons resultados do negócio. Felizmente, cada vez mais empresas se juntam para deixar tudo mais fácil!

No Bling, o lojista encontra ferramentas fáceis para gestão de estoque, emissão de nota fiscal e boletos, com integração com diversas plataformas de e-commerce e marketplaces. A plataforma também agiliza a gestão logística do negócio, graças à integração com o Melhor Envio, plataforma de fretes que, além de fazer o cálculo de fretes em diferentes transportadoras, inclusive Correios, oferece condições especiais nas entregas, sem depender de contratos mensais, assinaturas ou número mínimo de encomendas.

Além disso, o Melhor Envio também facilita o caminho de troca e devolução da sua loja virtual graças à ferramenta de Logística Reversa da plataforma. Em poucos cliques o lojista gera um código e uma etiqueta de frete com os Correios. Esse código deve ser enviado ao consumidor, que só precisa embalar o produto e levar a encomenda até a agência mais próxima. Atenção: não é preciso imprimir uma nova etiqueta, ok?! O consumidor só precisa informar o código no balcão dos Correios! Fácil, né?

Sair da versão mobile