Ícone do site Blog do Bling

Como vender no marketplace Lojas Colombo sem ter estoque? Guia prático

Em um círculo no centro da imagem, aparece o logotipo do Bling com o texto "Integração Colombo" logo abaixo

Quer ter acesso a um canal de vendas online que tem 37 milhões de acessos e 420 milhões de clientes por ano? Então, você chegou ao blog certo! No post de hoje, explicamos como se cadastrar e começar a vender no marketplace das Lojas Colombo.

E o melhor: você não precisa ter o próprio estoque para começar a vender na internet. Com o modelo logístico de dropshipping, pode-se negociar um produto que não está no seu armazém, mas sim no espaço físico do fornecedor. Siga conosco para entender tudo!

Leia também!

O que é o marketplace Lojas Colombo?

O marketplace Lojas Colombo está há 23 anos no mercado, lembrando que as lojas físicas têm mais de 60 anos de atuação. Falando da plataforma virtual, o seller tem acesso a um canal de vendas que impacta 420 milhões de clientes anualmente, com 14 milhões de pageviews mensais no site.  

Veja também!

5 vantagens de vender no marketplace Lojas Colombo

  1. Chance de vender na maior varejista de eletrodomésticos e móveis do Sul do país.
  2. Divulgação da sua marca com amplo alcance, atingindo milhões de consumidores.
  3. Plataforma própria e segura, com fácil gerenciamento de produtos, vendas e afins. 
  4. Atendimento dedicado da equipe Colombo para prestar suporte aos sellers.
  5. Certificações: Selo Diamante E-Bit, Top of Mind no Rio Grande do Sul e outras. 

Como fazer o cadastro no marketplace Lojas Colombo? 3 passos

Para se cadastrar no marketplace Lojas Colombo, basta seguir 3 passos práticos. Confira!

  1. Faça o cadastro inserindo os dados da empresa e outras informações solicitadas. Por exemplo, indique se trabalha com outros marketplaces, quantos SKU (Stock Keeping Unit) estariam disponíveis para venda, qual o hub de integração usado etc.
  2. Aguarde o contato de um funcionário da Colombo, que vai solicitar os documentos. Isso inclui: termo de constituição, comprovante da conta bancária, cartão CNPJ, contrato social, certidão negativa da Receita Federal e cadastro do Sintegra.
  3. Com a liberação de acesso à plataforma, basta montar o catálogo de produtos e começar a vender. Após receber os pedidos e efetuar a entrega, o marketplace debita a comissão, conforme o valor indicado no contrato, e faz o repasse do valor. 

Caso o cadastro seja reprovado, o setor responsável sinaliza o motivo, de modo que o seller possa solucionar a pendência e tentar novamente. Em geral, os motivos são: capital social abaixo de R$ 20 mil, CNPJ com menos de 5 anos e, ainda, negativação no SPC ou Serasa.

Aprenda mais!

Como vender no marketplace Lojas Colombo?

Após a aprovação do cadastro no marketplace Lojas Colombo, os próximos passos são: acessar a plataforma, montar o catálogo e começar a anunciar os itens disponíveis no portfólio. 

Por falar nisso, veja alguns pontos devem ser considerados na sua estratégia para vender online:

Continue lendo!

O que vender nas Lojas Colombo? 23 tipos de produtos do marketplace

Está em dúvida sobre o que vender no marketplace das Lojas Colombo? Para facilitar, veja essa lista com as 23 categorias de produtos, a começar pelos mais vendidos:

  1. móveis e decoração;
  2. eletrodomésticos;
  3. smartphones e celulares;
  4. eletroportáteis;
  5. TV, áudio e vídeo;
  6. informática;
  7. esporte e lazer;
  8. automotivo;
  9. bebês e crianças;
  10. beleza e perfumaria;
  11. brinquedos;
  12. cama, mesa e banho;
  13. casa e construção;
  14. games;
  15. industrial e comercial;
  16. instrumentos musicais;
  17. mercado;
  18. moda e acessórios;
  19. pets;
  20. papelaria;
  21. telefonia;
  22. utilidades domésticas;
  23. saúde e cuidados pessoais.

O que fazer depois de descobrir como vender no marketplace Lojas Colombo?

Se você chegou até aqui, finalmente já sabe como se cadastrar e vender no marketplace Lojas Colombo. E, para otimizar ainda mais suas operações, vale a pena fazer a integração de produtos, pedidos e pagamentos com um sistema de gestão efetivo, como o Bling.

Aproveite para fazer o teste grátis do Bling por 30 dias. Confira, na prática, os benefícios e as facilidades de contar com um ERP online, descomplicado e eficiente, o que inclui:

Extra: como fazer a configuração no marketplace Lojas Colombo?

Para integrar o Bling com este marketplace, os produtos devem estar cadastrados no ERP, enquanto a base de produtos na Colombo está vazia, ainda sem nenhum item cadastrado. Com isso, basta fazer a exportação de produtos do Bling direto para o canal de venda.

Caso não existam produtos cadastrados em nenhuma das plataformas, ou seja, nem no Bling, nem na Colombo, a dica de ouro é cadastrar os produtos apenas no ERP e, em seguida, exportar para o marketplace.

Em paralelo, veja mais algumas dicas de configuração para agilizar a integração entre o Bling e o marketplace Colombo, autenticando os acessos.

Acesse o manual de integração!

Integração

No painel do marketplace Colombo, vá em “Configurações – Meus Dados”, salvando os códigos token de integração e chave de integração para cadastrar no Bling.

Vá ao painel do Bling, acesse “Preferências – Integrações – Configurações de integração com lojas virtuais e marketplaces” e escolha “Colombo”. Preencha os dados da integração, inserindo o token e chave que salvou do site do marketplace. 

Clique em “testar” para validar a comunicação entre as plataformas. 

Regras de operação

Antes de salvar a configuração dessa integração no Bling, vale conhecer as regras de operação, sobre as quais falaremos a seguir.

Para adiantar, na importação e exportação de dados, há ícones que representam as funções desempenhadas pelo sistema ERP no canal de venda. Se o ícone estiver ativo (colorido), significa que a funcionalidade é integrada. E, se não houver essa opção no marketplace escolhido, o ícone fica inativo (cinza). 

Produtos

Para atualizar o estoque no canal de vendas das Lojas Colombo, ative esse canal e os produtos serão sincronizados de forma automática. Selecione também o estoque que deseja considerar para essa plataforma.

Vendas

Na “Exportação de Vendas”, escolha entre as opções de enviar os dados fiscais ao emitir a NF ou enviar o código de rastreio ao emiti-la. 

Para que os pedidos de venda sejam importados para o Bling instantaneamente, na aba de “Integração automática”, ative a opção “Status do pulling” e selecione a situação de pedidos que deseja que o sistema importe. Vá em “salvar” e comece a usar a integração.

Exportação de produtos

Essa etapa se refere a criar ou atualizar os produtos existentes do Bling no canal de vendas da Colombo. Em caso de um “produto simples”, é preciso que tenha, no mínimo, 3 imagens para ser exportado. Para um “produto com variação”, são necessárias as 3 imagens e, ainda, a exportação no menu “Cadastro – Produtos”, exportando os “produtos Multiloja”. 

Aliás, fique atento aos seguintes pontos:

Vinculação

Para vincular as categorias do Bling com as já existentes no canal de venda, vá até o menu “Preferências – Cadastros – Categoria de produtos” e, depois, clique em “Vincular Categorias Multiloja”. 

Selecione a loja virtual e clique no botão “Listagem” para que, assim, sejam elencadas as categorias. Para finalizar a vinculação, escolha uma categoria no Bling para que esta fique vinculada à categoria do canal de venda, fazendo um “DE-PARA”.

Importação de pedidos

Para criar o pedido do canal de venda no Bling, a primeira etapa é realizar a importação do pedido da Colombo, acessando “Vendas – Pedido de Venda Multiloja”. 

Neste ponto, selecione a configuração do canal de venda, informe os filtros e clique em “Visualizar” para ver a lista dos pedidos da sua loja. 

Basta selecionar os pedidos que serão importados e, na sequência, clicar em “Importar Pedidos Selecionados”. Dessa forma, será iniciado o processo de importação.

Envio de dados

O último passo é enviar e/ou alterar as informações referentes aos pedidos, via “Código de Rastreio”, “Dados da NF-e” e “Troca de status”.

Enfim, gostou das dicas para fazer a integração do Bling com o marketplace das Lojas Colombo? Para completar, veja como é simples integrar sua loja virtual ao nosso sistema de gestão online e descomplicado:

Sair da versão mobile