Uma premissa que parece básica, mas nem sempre é fácil de ser executada: toda a empresa deve dar lucro. Principalmente no início do negócio saber calcular a margem de lucro ideal é um desafio grande, já que as contas precisam de um tempo até se equilibrarem.


O lucro, mesmo sendo uma consequência de um trabalho bem executado, deve ser previsto durante o planejamento do negócio, já que isso é fundamental para a viabilidade do negócio e seu sucesso. Empreender implica nos projetos de vida de quem está envolvido, mas isso só é possível de se realizar quando o negócio apresenta lucro, caso contrário torna-se apenas uma sucessão de problemas a serem resolvidos.


O que é margem de lucro?


Ainda existem muitas dúvidas do empreendedor quanto ao cálculo ideal para definir a margem de lucro de um produto ou serviço. O que é importante deixar claro inicialmente é que lucro é a diferença entre o faturamento obtido com as vendas de um produto ou serviço e os custos de execução do trabalho. Para obter o lucro bruto é preciso diminuir das receitas totais os custos. A margem de lucro é portanto obtida da relação entre o lucro bruto e a receita total.


Se quiser calcular o lucro de um determinado período o esquema é o mesmo, basta somar o faturamento total e diminuir o que foi gasto para realizar os serviços. O que sobra desta conta é o lucro do período. Quando o empreendedor faz essa conta consegue visualizar como anda o negócio.


Diferenças entre a margem de lucro bruta e a líquida


Além da margem de lucro bruta é preciso estar atento e fazer as contas da margem de lucro líquida. Para realizar a conta, é preciso, além dos custos para a execução dos serviços (como calculado na margem de lucro bruta) também é preciso abater os impostos sobre faturamento, tributação e encargos sociais, aluguel e manutenção da sede, custos fixos básicos (telefone, água, luz, internet).


Ou seja, o lucro líquido é obtido a partir do lucro bruto diminuindo tributação e despesas fixas e variáveis. Para obter a margem líquida é preciso dividir o resultado pelo total da receita, e multiplicar por 100 para obter o percentual.


Por que calcular a margem de lucro é importante?


Os cálculos de margem de lucro bruta e líquida são fundamentais para identificar quanto sobra do preço cobrado pelo produto ou serviço. A conta permite deixar claro quanto se está investindo e se é possível em determinado tempo obter mais lucro, ou apenas ficar no mesmo lugar.


Essas contas são importantes para saber tomar decisões com relação aos rumos da empresa, porém é preciso investigar o cenário atual, as condições e os investimentos feitos para poder ter um estudo mais preciso.


Aqui é importante também destacar que a porcentagem ideal de lucro para cada empresa depende de fatores variados, entre eles o tipo de atuação do negócio. A receita por cliente e o volume de faturamento devem ser levados em conta, mesmo sabendo que, em geral, a margem de lucro ideal para empresas prestadoras de serviços é de 20% e indústrias 8%. A diferença dos números já indica que cada negócio deve ser estudado com suas especificidades antes de decretar lucro ou prejuízo.


Rentabilidade por cliente


Após a identificação da margem de lucro, é preciso analisar a rentabilidade por cliente. Isso auxilia na hora de entender se algum contrato rende mais ou menos e quanto esses clientes exigem da empresa.


De forma geral, é interessante calcular custos, receitas e margens de lucro individuais de cada cliente, dividindo entre eles as despesas fixas e variáveis do total. Porém vale lembrar que essa conta não contempla as particularidades de cada contrato, já que alguns clientes demandam mais trabalho que outros. Por isso, a forma mais correta de fazer a análise de rentabilidade por cliente é calculando separadamente os recursos de cada contrato. Desta forma é possível distribuir melhor os esforços.


Investindo em gestão


Pensar em lucratividade e rentabilidade do negócio são fundamentais para fazer o negócio dar certo. Os detalhes e as análises são importantes para que a leitura do cenário seja adequada e o trabalho possa ser cada vez mais assertivo. Para avançar nas decisões e trabalhar com mais tranquilidade é imprescindível a utilização de um sistema de gestão como o Bling!


O Bling torna os processos administrativos do seu e-commerce mais organizados e facilitados. Além disso, a ferramenta também pode integrar seu e-commerce aos marketplaces, emitir nota fiscal eletrônica e boleto bancário, controlar o estoque e a logística.


Aposte na automatização dos processos manuais e ganhe mais tempo e eficiência. Se ainda não é cliente Bling! faça um teste grátis por 30 dias e experimente a ferramenta e todas as suas funcionalidades de gestão.