Segundo o Sebrae, o Brasil tem quase 15 milhões de microempreendedores individuais, o que já mostra o potencial de quem quer ser MEI no Marketplace, concorda?
Não é para menos. Afinal, esse regime tem tributação reduzida e garantia de benefícios previdenciários, entre outros benefícios.
Contudo, dependendo do tipo de negócio que você deseja ter, podem ficar algumas dúvidas: como vender nos marketplaces sendo MEI? O que é necessário fazer e quais aceitam essa modalidade? É o que veremos neste conteúdo.
Boa leitura!
O que você verá no artigo:
MEI no e-commerce: como funciona?
Com o crescimento da modalidade MEI e também do e-commerce, é claro que os microempreendedores individuais também querem estar presentes no varejo on-line. E isso é possível? A resposta é sim.
Ser MEI não impede o empreendedor de vender na internet e nos marketplaces. Porém, é necessário entender as particularidades e quais players aceitam as condições e não se importam com a modalidade do vendedor.
É preciso sim ter ofertas competitivas, anunciar produtos com potencial de mercado e ter bons preços de frete. Mais do que isso, é fundamental atentar-se ao limite anual do MEI (R$ 81 mil) para não extrapolar o que é estabelecido.
Alguns canais aceitam melhor que outros o regime tributário, por isso vale pesquisar bastante o seu nicho de mercado e abrangência. Também avalie se consegue dispor de preços competitivos aos seus produtos, antes de iniciar o processo de integração aos marketplaces.
Quais Estados o MEI pode emitir NF-e?
Para entender de uma forma geral, o que o MEI encontra de dificuldades em estar presente em marketplaces é no quesito nota fiscal. Alguns canais exigem, por questão de segurança, a geração do documento para todas as vendas concretizadas.
Entretanto, nem todos os MEIs emitem nota fiscal eletrônica (NF-e), que é a exigida pelos canais. Trata-se de um arquivo de computador em formato XML, que possui uma chave de acesso comprovando sua originalidade e exclusividade.
Por isso, é preciso fazer a consulta sobre se o seu Estado emite a nota fiscal eletrônica, a fim de não ter problemas com os marketplaces que deseja vender. A lista abaixo mostra todos os estados em que isso é possível.
Os estados que que permitem credenciamento de Inscrição Estadual para MEI e, portanto, pode emitir NF-e são:
- Acre
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso do Sul
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Roraima
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Já os estados de Alagoas, Amapá e Rio Grande do Sul, que não permitem, é possível fazer a emissão de Nota Fiscal Avulsa (NFA-e). Entretanto, só pode ser emitida no site da Secretaria da Fazenda do estado correspondente.
Exceções para MEI no marketplace
Neste sentido, é importante mencionar os pré-requisitos para MEI em marketplace, que incluem:
- declarações de conteúdo;
- nota fiscal eletrônica (NF-e) com chave de acesso digital e emitida no formato de arquivo xml;
- conta jurídica (com o mesmo CNPJ da empresa) para recebimento dos pagamentos;
- produtos com código de barras legítimos e estoque a pronta entrega;
- itens com dimensões dentro dos limites estabelecidos pelos correios.
Indicação de leitura: Como vender em marketplaces? Conheça as regras para anúncio de produtos
Como escolher um bom marketplace para MEI?
O MEI precisa passar por diversos processos para vender em marketplaces, mas é superpossível. Vale atentar a todas as restrições para que tudo corra bem.
Na hora de escolher o canal, é preciso levar em conta o potencial de vendas do marketplace e também como ele auxilia os lojistas nas suas estratégias de venda, a fim de crescer e se desenvolver no e-commerce.
Uma boa dica é estudar quais marketplaces são preparados para receber lojistas pequenos, que entendam suas dificuldades e ajudem na superação dos desafios iniciais.
Também é importante considerar alguns fatores que podem auxiliar a escolher os canais parceiros, como: visibilidade do canal e suporte para MEIs.
Visibilidade do canal
No e-commerce, não importa o tamanho do seu negócio, a visibilidade é um fator determinante para alavancar suas vendas.
Portanto, procure marketplaces que tenham bastante audiência e que também ajudem a aumentar a exposição dos seus produtos e consequentemente possam ser agentes de vendas.
Leve em conta para quais regiões quer vender, e se possível entregar em todo o Brasil, para que o seu negócio não tenha fronteiras.
Além disso, a pesquisa de opinião sobre o canal de venda antes de fechar contrato é importante para que se possa ter base da sua reputação como vendedor e satisfação dos lojistas.
Suporte para MEIs
É preciso que o marketplace tenha um preparo especial para atender os pequenos e médios parceiros também, não apenas grandes sellers.
O Microempreendedor é uma classificação de pequeno vendedor, por isso precisa estar em canais que valorizam a categoria.
Algumas plataformas de comércio eletrônico não apenas fornecem treinamentos para ajudar os lojistas a utilizar suas ferramentas de forma eficaz, mas também compartilham conteúdos que são essenciais para a criação de estratégias de vendas.
Isso é especialmente valioso para empreendedores iniciantes no comércio eletrônico, pois esses recursos educacionais abrangem desde a configuração inicial da loja até técnicas avançadas de marketing digital, ajudando-os a maximizar sua presença e alcançar o sucesso no ambiente digital.
São detalhes que fazem muita diferença na hora de operar e gerenciar seus anúncios e vendas, aproveitando da melhor forma a oportunidade de expandir seu negócio que o e-commerce proporciona.
Qual marketplace aceita MEI?
Veja uma lista com os principais marketplaces que aceitam que o vendedor esteja enquadrado no regime MEI:
- Shopee;
- Submarino;
- Shoptime;
- Mercado Livre;
- Carrefour;
- Amazon;
- Magalu;
- Dafiti.
Dicas para vender em marketplaces
Algumas dicas são valiosas para quem está iniciando no meio on-line. O Mercado Livre, por exemplo, é um marketplace que não exige a emissão de notas fiscais, o que acaba facilitando quem não consegue fazer essa operação no momento.
Então, MEI precisa emitir nota fiscal? No final, depende do marketplace que você escolher.
Além disso, um sistema de gestão é um grande facilitador para quem quer vender on-line.
Vender em marketplaces pode trazer mais simplicidade para algumas operações, uma vez que possuem um sistema integrado para padronizar seu atendimento, o que pode facilitar a logística para e-commerce e a emissão de nota fiscal, a partir do ERP.
É possível optar pela integração de marketplace, realizando a venda em diferentes plataformas de uma maneira mais automatizada e inteligente.
Isso amplia as possibilidades do vendedor converter ao mesmo tempo que marca a presença da marca e seus produtos, ampliando a vitrine a diferentes consumidores.
A integração de marketplace é uma importante ferramenta para quem deseja aumentar suas vendas e atingir novos mercados.
Ao expor seus produtos ou serviços em mais de um lugar, contando com a confiança e tradição de uma plataforma já conhecida pelo cliente, você aumenta as chances de conquistar novos clientes ao mesmo tempo que pode continuar realizando transações com consumidores fidelizados.
Quer saber mais? Então aproveite e veja este estudo organizado pela Nuvem Shop, parceira do Bling, apresentando as tendências do e-commerce e destacando o crescimento do m-commerce.
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Obrigações do MEI nos marketplaces
É preciso lembrar que os Correios exigem a apresentação da nota fiscal impressa e anexada na embalagem do produto. No caso específico dos MEIs, é possível optar pela declaração de conteúdo, exceto quando a venda for para outra empresa.
Como se trata de uma plataforma aberta para pessoas físicas, o Mercado Livre permite que lojistas MEI façam a venda independentemente da emissão da nota fiscal. Trata-se, portanto, de uma ótima opção para quem está começando.
Ainda assim, devemos ressaltar: por mais que o MEI não tenha obrigação de emitir notas fiscais quando a transação somente envolve pessoas físicas, é importante gerar esse documento para que a gestão do fluxo de caixa se dê de forma mais eficaz.
Atenção MEI: é preciso declarar Imposto de Renda
A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI) deve ser entregue até 31 de maio, referente ao exercício fiscal do ano anterior.
Fique atento: caso não respeite o prazo e faça a DASN SIMEI com atraso, haverá cobrança de multa no valor mínimo de R$ 50 (cinquenta reais), ou 2% ao mês, tendo como base os valores declarados.
Como fazer declaração DASN SIMEI?
O processo para fazer a sua declaração anual DASN SIMEI é bastante intuitivo. O MEI deve acessar a plataforma on-line do Portal do Empreendedor, ligada ao Simples Nacional, e procurar pela opção de fazer a declaração, informando seu CNPJ de cadastro.
Para declarar o DASN SIMEI 2023, você deve considerar que o prazo acaba em 31 de maio de 2024. Organize-se e entenda que, neste lançamento, deverá constar o seu faturamento total anual, preenchendo o campo “Valor da Receita Bruta Total”.
Como funciona o marketplace para MEI?
Para vender no marketplace, primeiramente, é necessário que o lojista se cadastre na plataforma.
Por ser um domínio que deve manter uma certa homogeneidade no atendimento ao cliente, o varejista poderá ter de se adaptar aos modelos estabelecidos por essa plataforma, seja na questão visual ou em formas de pagamento e entrega do produto.
Por conta de normalmente ser uma empresa de grande porte, o marketplace também auxilia no relacionamento entre varejista e cliente, oferecendo uma segurança maior para as duas partes.
Desta forma, ao contrário do e-commerce, que está focado na venda do produto, o marketplace está baseado normalmente na intermediação das vendas.
Mesmo com a praticidade que os marketplaces oferecem, gerenciar um negócio envolve muita gestão interna. Ou seja, manter os processos organizados é fundamental para melhorar a experiência do consumidor e manter seu estoque, caixa e entrega organizados.
Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para o sucesso nas vendas:
- prazos de entrega: a logística, por exemplo, é fundamental para a boa experiência do cliente com a sua loja. É necessário respeitar os prazos de entrega para não sofrer punições ou uma má reputação;
- fique atento ao gerenciamento de contas do negócio: apesar de o marketplace trazer diversas funcionalidades e a possibilidade de automação de alguns processos, isso não significa que você não precise ter atenção;
- taxa de comissionamento: antes de tudo, saiba bem qual é a taxa de comissionamento que deve ser paga ao marketplace, para que você consiga, inclusive, precificar adequadamente os seus produtos.
Quer saber mais? Então, confira: Como vender em marketplaces? Conheça as regras para anúncio de produtos
Quais as vantagens de ter uma integração com marketplace?
Agora você já conhece os principais marketplaces para MEI e as obrigatoriedades para a categoria. Contudo, sabemos que gerenciar um negócio pode ser um desafio, independentemente do tamanho da empresa.
Por isso, uma opção interessante é fazer uma integração de marketplace, realizando a venda em diferentes plataformas de uma maneira mais automatizada e inteligente.
Isso amplia as possibilidades do vendedor converter ao mesmo tempo que marca a presença da marca e seus produtos, ampliando a vitrine a diferentes consumidores.
A integração de marketplace é uma importante ferramenta para quem deseja aumentar suas vendas e atingir novos mercados.
Ao expor seus produtos ou serviços em mais de um lugar, contando com a confiança e tradição de uma plataforma já conhecida pelo cliente, você aumenta as chances de conquistar novos clientes ao mesmo tempo que pode continuar realizando transações com consumidores fidelizados.
O Bling! possui integração com os maiores marketplaces do mercado e mesmo assim, por meio do sistema de gestão, a administração das vendas também fica simplificada, uma vez que boa parte do processo é feita diretamente pela plataforma.
Quer saber mais? Aproveite e leia: Bling lança integração com grandes marketplaces
E-commerce com gestão eficiente é com o Bling!
O universo das vendas on-line é cheio de oportunidades, mas também de muitos concorrentes. Fazer um serviço de excelência é fundamental para quem quer vender mais e atender bem às expectativas dos seus clientes.
Por essa razão, um bom sistema de gestão pode se tornar um grande aliado no trabalho do dia a dia. Afinal, ajuda a aumentar a produtividade dos colaboradores e garante mais tempo para a equipe pensar no negócio de forma inteligente, criativa e estratégica.
A partir disso, as ações de gestão ficarão mais simplificadas, e o tempo passa a ser destinado a pensar no negócio de forma criativa.
O marketplace está sempre com novidades e é preciso estar atento às mudanças para vender mais e melhor, buscando sempre a melhor experiência para seu consumidor, garantindo assim boa reputação no meio virtual.
O Bling! é um sistema ERP de gestão que atende muito bem MEI por ser um ERP descomplicado e intuitivo, e com ferramentas que auxiliam de fato quem precisa organizar seu negócio.
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