Ícone do site Blog do Bling

Mercado de bebidas no Brasil: vale a pena investir nesse setor?

mercado de bebidas no brasil

O empreendedorismo brasileiro oferece grandes oportunidades para quem deseja ter o próprio negócio. O mercado de bebidas no Brasil, por exemplo, é promissor e está em constante recuperação após a pandemia do coronavírus. 

Segundo pesquisa da Kantar, o consumo fora de casa aumentou 26% entre o período de 2022 e 2023, especialmente no verão. Na mesma temporada, as vendas de bebidas por e-commerce cresceram 4% ― o que significa outra possibilidade de empreendimento. 

Portanto, sem dúvida, esse segmento é uma oportunidade próspera para quem deseja empreender no ramo. Esse é o seu caso? Então, confira mais detalhes sobre como está o mercado de bebidas atualmente, sejam alcoólicas ou não, e quais os principais nichos. Continue a leitura! 

Mercado de bebidas alcoólicas no Brasil 

Se você pretende investir no mercado de bebidas alcoólicas no Brasil, saiba que a ideia é bem interessante, e os números falam por si só. A seguir, veja quais os produtos preferidos dos brasileiros com maior percentual de vendas.

Cerveja 

Churrasco e cerveja são a combinação perfeita para aproveitar momentos com a família e os amigos, não é mesmo? Pesquisas apontam que o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor da bebida no mundo. O ano de 2023, por exemplo, fechou com mais de 112 milhões de hectolitros vendidos

Vinho 

Assim como a cerveja, o vinho também é uma boa estratégia lucrativa para quem deseja ingressar no mercado de bebidas no Brasil. O país tem o principal mercado da América Latina e está entre os cinco em ascensão no mundo. Portanto, é uma excelente possibilidade de negócio para bares, restaurantes ou vendas on-line. 

Uísque 

O uísque é uma bebida tradicionalmente escocesa e uma das mais consumidas na Escócia, mas também caiu no gosto dos brasileiros. Em 2022, por exemplo, foram 93 milhões de garrafas vendidas no Brasil ― o que deixou o país na 4ª posição entre os maiores mercados do mundo

Cachaça

Com as estratégias de marketing e diversificação de produção, principalmente de forma artesanal, a cachaça passou a ser considerada uma bebida sofisticada. Assim, ganhou espaço entre os consumidores internacionais. Em 2022, o Brasil exportou 9.317.696 litros da bebida. Dessa forma, é uma boa oportunidade para expandir o negócio para o mercado internacional, 

Mercado de bebidas não alcoólicas no Brasil 

O mercado de bebidas não alcoólicas também se destaca e tem um grande público consumidor, ainda mais entre as pessoas que desejam adotar hábitos saudáveis. Confira as que fazem mais sucesso.

Refrigerante 

Segundo pesquisa, o refrigerante só perde para a cerveja como a bebida mais produzida no Brasil. Afinal, pessoas de todas as faixas etárias consomem refrigerantes diariamente, tanto em casa como em estabelecimentos comerciais. Assim, é um bom negócio que atende um público diversificado e, consequentemente, gera retorno financeiro. 

Sucos 

Os sucos naturais também são boas apostas para iniciar um negócio no mercado de bebidas no Brasil ou aumentar a rentabilidade de quem já empreende no ramo. O fato de o país ser um dos grandes produtores de frutas do mundo impulsiona esse cenário. Ainda mais com as tendências de alimentação saudável e preocupação com a saúde. 

Cafés e chás 

O velho e bom cafezinho não sai da rotina dos brasileiros, seja expresso, com leite, pingado, tradicional ou gourmet. Vender essa bebida é garantia de sucesso, e um bom exemplo é a Starbucks. A cafeteria tem mais de 33 mil lojas em todo o mundo, inclusive no Brasil. O mesmo acontece com o chá ― uma bebida muito apreciada, principalmente em regiões frias do país. 

Quais as tendências de nicho no mercado de bebidas no Brasil? 

Os sucos saudáveis e orgânicos, assim como as bebidas artesanais, vêm ganhando destaque no país e indicam uma robusta tendência no setor. E, ainda, a aposta em mix de sabores e embalagens sustentáveis é uma forma interessante de se sobressair no mercado de bebidas no Brasil.

Veja mais detalhes!

Como está o mercado de bebidas atualmente? 

O mercado de bebidas no Brasil continua emergente e, só em 2021, abriu mais de 166 novos estabelecimentos, com aproximadamente 1.549 cervejarias registradas no país. Portanto, se a intenção é abrir um comércio, essa é uma boa perspectiva. 

Qual a previsão de faturamento no mercado de bebidas no Brasil? 

Conforme pesquisa Kantar, entre o final de 2023 e 2024, a previsão de faturamento é de R$ 1 bilhão nessa temporada ― o que equivale a um crescimento de 5% se comparado aos anos anteriores. Além das bebidas alcoólicas, os números incluem energéticos, chás e água mineral. 

Qual a expectativa de crescimento para o mercado de bebidas alcoólicas?

Ainda segundo a Kantar, o setor também está em desenvolvimento com previsão de crescimento anual de 4,7% entre 2023 a 2028. 

Quer se tornar um empreendedor no mercado de bebidas? Fale com o Bling 

Agora que você já sabe quanto o mercado de bebidas no Brasil é promissor, conte com o Bling para ajudar em seus negócios. Nós oferecemos o suporte necessário para lojas físicas e e-commerce. O ERP Bling, por exemplo, é um sistema de gestão intuitivo que traz várias vantagens, como: 

Inscreva-se para fazer o teste grátis e conte com o Bling para a gestão completa do seu negócio. 

Sair da versão mobile