Você já ouviu falar em CNAB? Sabe o que é e como ele pode ajudar na otimização dos processos de recebimento junto aos seus clientes? 

Neste post, você vai entender o que é o CNAB e como esta evolução tecnológica pode ajudar no desempenho dos seus recebíveis, além de agilizar as diversas tarefas relacionadas às contas a receber e do departamento financeiro na totalidade.

Continue a leitura e confira!

O que é o CNAB?

A sigla CNAB significa Centro Nacional de Automação Bancária, uma ferramenta padrão da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), que é utilizada tanto para o envio de remessas quanto para o retorno de informações sobre clientes para as empresas que utilizam este tipo de serviço.

Por meio do sistema, é possível ter acesso e gerenciar todos os dados relacionados aos pagamentos recebidos e feitos de forma automática, otimizando a rotina do departamento financeiro das empresas.

Assim, as atividades são automatizadas, eliminando o trabalho manual, o que agiliza o fluxo de trabalho, especialmente quando a empresa tem um volume de vendas grande e lida com muitos dados diariamente.

Dessa forma, os valores são repassados corretamente aos bancos e aos clientes, evitando erros e a necessidade de fazer correções, o que compromete a eficiência da gestão financeira empresarial

A FEBRABAN é a responsável por determinar as normas do CNAB, definindo detalhes das operações, como o padrão de formato das colunas e textos para facilitar a leitura do sistema.

Como funciona o CNAB?

O processo de funcionamento do CNAB é bastante simples. Tanto o recebimento quanto o envio de informações podem ser feitos de diferentes maneiras. 

Uma das mais comuns é a emissão dos boletos pelo site da instituição financeira escolhida pela empresa. Outra forma é a própria organização gerá-los. O processo de recepção e pagamento pelo cliente ocorre da forma usual.

Após a compensação do título, a empresa verificará que existem dois arquivos de retorno, o que possibilita, com o auxílio de um software, o cruzamento entre os boletos que estão em aberto e aqueles que foram liquidados naquela remessa. 

O processo é fácil, rápido, seguro e acontece de forma totalmente digital. A utilização do CNAB alimenta os bancos de dados das empresas e faz com que estes estejam constantemente atualizados em relação aos recebimentos. 

Além disso, existe a baixa automática de títulos devido ao padrão de comunicação, o que melhora as atividades e o dia a dia do setor financeiro, uma vez que não é necessário digitar cada boleto que foi compensado.

Para o que serve o CNAB?

Agora que você sabe o que é e como o CNAB serve para auxiliar na digitalização e automação do processo para enviar e receber pagamentos, listamos outras utilidades dessa tecnologia para os negócios.

  • Fazer pagamentos: as empresas podem fazer pagamento de salários e fornecedores pelo CNAB, utilizando diferentes formas, como DOC, crédito em conta, pagamento com autenticação, cheque e outros, além do pagamento de tributos da operação.
  • Realizar cobranças: o sistema permite gerar boletos de cobrança com as informações e instruções de pagamento necessárias para enviá-las formalmente ao banco beneficiário.
  • Gerar extrato da conta-corrente (CC): quando a empresa precisa realizar uma conciliação bancária, pode gerar o extrato pelo CNAB, contendo apenas os saldos contábeis da CC.
  • Programar pagamentos com débito em conta: o sistema do CNAB serve para configurar pagamentos (parcelas de compras, encargos, etc.) direto na conta-corrente.
  • Fazer operações como vendor: a empresa pode fazer um acordo comercial no qual é a fiadora do próprio cliente, registrando formalmente no sistema para o banco beneficiário.
  • Fazer custódia de cheques: outra função da tecnologia é fechar acordo seguros de custódia de cheque com cliente, garantindo a compensação apenas na data combinada.
  • Obter extrato para gestão de caixa: no CNAB, a equipe financeira pode gerar quantos extratos forem necessários para acompanhar os saldos e lançamentos no fluxo de caixa ao longo do dia.
  • Permitir empréstimo consignado: o sistema dá acesso a colaboradores, beneficiários e órgãos públicos ao empréstimo com desconto direto na folha de pagamento.

Quais são os tipos de CNAB?

Os tipos de CNAB são estabelecidos pela própria FEBRABAN e podem ser: CNAB 240 e CNAB 400. Entenda as diferenças:

CNAB 240

O CNAB 240 é o tipo mais abrangente em comparação com o CNAB 400, pois admite a inclusão de mais títulos a serem pagos ou recebidos. 

Outro diferencial desse padrão é a possibilidade de utilizar serviços bancários correspondentes (ex: casas lotéricas) e agendar o pagamento de contas.

CNAB 400

O CNAB 400 é o tipo mais indicado para pequenas empresas ou aquelas que não tem um volume muito grande de movimentação financeira.

Esse padrão possui uma quantidade um pouco menor de informações que o 240, pois tem 400 posições de números para cada registro. Porém, mesmo assim, dá diversas alternativas às empresas interessadas, como cobrança simples e garantida.  

Entretanto, não permite o uso do banco correspondente, apenas a postagem de títulos pelos Correios, bem como o protesto do mesmo em caso de necessidade. 

Com a utilização do CNAB 400, o fluxo de informações é simples, rápido, evita erros e desperdício de tempo em sua empresa.

Leia também: 5 erros no fluxo de caixa que comprometem a gestão.

Qual layout utilizar?

As transações de remessa e os retornos podem variar conforme o banco escolhido ou de relacionamento. Assim, para escolher o layout CNAB ideal é preciso definir o tipo de informação que você necessita e é ofertado por sua instituição bancária. 

Além disso, o volume de transações que sua empresa possui também irá influenciar na escolha do layout.

Você viu como o CNAB pode auxiliar na sua rotina e o gerenciamento de envio e recebimento de arquivos e como isso otimiza as operações da sua empresa e até mesmo melhora as finanças?

Com um software de gestão completo, sua empresa pode ter um gerenciamento financeiro ainda melhor. O ERP Bling possui todos os principais recursos para fazer o controle do fluxo de baixa, além de uma ferramenta exclusiva para emissão de boleto.

Faça o teste gratuito por 30 dias e veja na prática como o sistema pode melhorar sua operação financeira.