O Pix é um sistema de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central que facilita a transferência de valores, pagamento de contas e compras e o recolhimento de impostos. Para o método poder ser usado, é fundamental o cadastramento de chave Pix.

Elas funcionam como uma forma de identificação única no sistema de pagamento e realizam transações financeiras de forma rápida.

Uma das grandes vantagens delas é substituir a necessidade de fornecer informações bancárias tradicionais, como número de conta, agência e CPF/CNPJ.

Em suma, para a realização do Pix, o primeiro passo é cadastrar as chaves. 

Continue lendo para entender o que são essas chaves e como elas vão funcionar na prática!

O que são as chaves do Pix?

As chaves do Pix são os “apelidos” usados para identificar uma conta que vai receber uma transferência ou pagamento. Essa é a definição usada pelo Banco Central e significa que essas chaves são a representação do endereço da sua conta nesse novo método de fazer uma transação financeira. 

Em outras palavras, a chave pix identifica qual é a conta bancária que deve receber o valor enviado. 

Por isso, precisa ser única e exclusiva, evitando erros e ampliando a segurança para quem envia e quem recebe o montante.

Logo, o papel das chaves do Pix é vincular esses dados considerados básicos às informações completas que conseguem identificar a conta transacional do cliente (como a instituição financeira ou de pagamento, o número da agência, o número da conta e o tipo de conta).

Conheça os tipos de chaves do Pix

As chaves do Pix são divididas em quatro tipos:

  • CPF ou CNPJ;
  • e-mail;
  • número de telefone celular;
  • chave aleatória.

As pessoas com conta de pessoa física (PF) podem ter cinco chaves para cada conta

Já quem usa a conta no modelo pessoa jurídica (PJ) pode ter até 20 chaves para cada titularidade.

Entretanto, não é possível cadastrar a mesma chave em mais de uma conta

Ou seja, cada chave só pode estar associada a uma conta. Por exemplo, você pode:

  • usar o número de telefone celular vinculado à conta-corrente da instituição X;
  • o CPF vinculado à conta poupança da instituição Y;
  • o e-mail vinculado à conta de pagamento da instituição Z.

Isso significa que você não pode cadastrar seu CPF como chave Pix de duas instituições ou tipos de conta bancária diferentes.

É fácil entender porque, não é mesmo? Afinal, o sistema que envia o pix precisa saber com precisão para onde enviar o valor, e isso só pode ser realizado quando há apenas uma opção associada a cada chave. 

Outra opção é vincular todas as suas chaves do Pix (CPF, número de celular e e-mail) a uma mesma conta. 

Dessa forma, quando o pagador iniciar o pagamento a partir de qualquer uma dessas informações, os recursos serão disponibilizados nessa mesma conta.

O que é a chave aleatória e como gerar?

A chave aleatória é uma forma de você receber um Pix sem precisar informar nenhum dado pessoal para o pagador, como CNPJ ou número de telefone. 

É um código único, de 32 caracteres com letras e símbolos, gerado aleatoriamente pelo Banco Central e atrelado a uma única conta. 

Essa opção foi criada principalmente para ser usada com QR codes gerados por meio do aplicativo da instituição financeira

Assim, quem precisa enviar o montante só precisa abrir o aplicativo da instituição financeira, escolher a opção “pagar por QR code”, apontar a câmera do aparelho para a imagem disponibilizada pelo recebedor e enviar o Pix. O objetivo é facilitar o recebimento de recursos. 

Vale a pena destacar que a chave aleatória também pode ser copiada e enviada por mensagem;

O usuário pode cadastrar múltiplas chaves aleatórias, seja vinculada à mesma conta ou a contas diferentes, desde que no limite de 5 chaves por conta de pessoa física e 20 chaves por conta para pessoa jurídica. 

Esse é o único tipo de chave do Pix que não permite portabilidade.

Como cadastrar a chave Pix?

Para cadastrar as chaves Pix é preciso usar canais de acesso da instituição bancária em que você tem conta. É possível registrar a chave também pelo aplicativo, se estiver disponível. Para fazer o registro é preciso confirmar a posse da chave e vinculá-la a uma conta.

Essa confirmação da posse da chave Pix é feita por meio de um código SMS enviado para o número de telefone celular usado como chave ou para o e-mail, se essa for a chave escolhida.

O código deve ser inserido no canal de acesso disponibilizado juntamente com uma autenticação digital, como solicitação de senha, biometria ou reconhecimento facial.

Se você tem alguma dúvida de como é o formato, confira a seguir o exemplo chave pix para celular, e-mail e CPF:

  • celular: com DDD e sem +55, por exemplo, (32) 95555-5555
  • e-mail: endereço de e-mail completo 
  • CPF: número do registro de pessoa física, com números e pontos.

Como saber onde tenho a chave Pix cadastrada?

Para saber onde você tem chave Pix é possível usar o Registrato, uma ferramenta gratuita, que permite que você confira diversas informações ligadas ao seu nome ou à sua empresa. Isso inclui todas as chaves Pix cadastradas. Outra opção é acessar suas contas bancárias para verificar a existência de cadastro.

Mudei de banco, e agora? Faça a portabilidade de chaves

No caso de mudança de instituição financeira, é possível fazer a portabilidade das chaves do Pix para o novo banco. O processo é semelhante ao que acontece quando é feita a troca no depósito do salário.

A portabilidade das chaves deve ser solicitada no banco da nova conta, mas é necessária uma confirmação na instituição anterior. 

O Banco Central pede um prazo de 7 dias para que essa confirmação seja feita.

Vantagens do Pix

As principais vantagens do Pix são a disponibilidade e a rapidez com que as transações serão concluídas, geralmente, em até 10 segundos!

Entretanto, existem outros benefícios que devem ser considerados. Entenda quais são eles.

Mais disponibilidade

O Pix está disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, inclusive aos feriados. 

Ou seja, quando for necessário fazer um pagamento ou transferir uma quantia no fim de semana, o serviço é concluído no mesmo dia.

Mais rapidez

Quantas vezes você precisou fazer uma transferência e teve que esperar pelo menos um dia útil para o dinheiro chegar ao destino? Principalmente quando pensamos em transações entre bancos diferentes, essa situação era bastante comum.

O Pix promete um tempo médio de apenas 10 segundos para a conclusão das operações, o que deve tornar o controle financeiro mais prático e dinâmico.

Mais segurança

Com as chaves do Pix cadastradas fica mais fácil garantir que uma transferência está indo para a pessoa certa. Não é mais necessário verificar dados bancários como número da conta, da agência, dígito, operação etc.

Com dados pessoais, como o CPF e o número de telefone, além da facilidade, há o ganho em segurança para todos os envolvidos.

Conta digital para tornar a gestão empresarial mais fácil e completa

As chaves Pix são exemplos de como a tecnologia pode facilita o dia a dia de todo mundo, empresas e pessoas comuns. 

Então, para ter ainda acesso a mais benefícios, uma sugestão é se cadastrar na Conta Bling, uma conta digital para empreendedores que deseja facilitar a sua gestão financeira.

Entre os recursos que você pode aproveitar estão:

  • Conta 100% digital.
  • Gere boletos e faça transferências.
  • Movimentações integradas com seu sistema de gestão.
  • Receba pagamentos online via PIX

Tudo isso com total segurança, integração e transparência. Conheça mais sobre a conta digital Bling assistindo ao vídeo abaixo, acesse o site e teste gratuitamente