Todo começo de ano pensamos em tudo que deu certo no ano passado e tudo que precisa melhorar no ano que se inicia e 2018 já está quase na metade não é mesmo? Então, se ainda não concluiu o seu planejamento chegou o momento de definir metas e estratégias para colocá-las em prática.
Especialmente para empreendedores, que querem montar o próprio negócio ou fazê-lo crescer: tudo começa com o planejamento estratégico. Veja abaixo como montar o seu plano em 3 etapas! Boa leitura!
O que você verá no artigo:
Defina suas metas
Antes de definir aonde quer chegar, é preciso definir quem sua empresa é. Isso se determina por meio da missão, da visão e dos valores da companhia. Entenda:
- Missão: deve responder à pergunta: “Por que a empresa existe?”. Ela define o propósito e as responsabilidades que a organização assume perante seus clientes;
- Visão: deve responder: “Para onde estamos indo?” Ela deve propor uma projeção de como a empresa estará no futuro, de modo que sirva de inspiração para que a companhia consiga atingir seus objetivos;
- Valores: devem definir as regras do jogo. Pergunte-se: “Como a empresa pretende servir ao seu propósito e atingir seus objetivos?”.
A partir dessa base estratégica, as metas poderão ser definidas de forma coerente. Todos os objetivos devem estar alinhados à identidade e ao propósito da empresa, e a missão e os valores devem permear todas as ações que serão tomadas para atingir esses objetivos.
Conheça o seu mercado
Para conseguir traçar um plano eficaz de como tirar as metas do papel, é preciso conhecer muito bem a sua empresa em todos os aspectos, como:
- quem são seus clientes, seu público-alvo;
- quem são seus competidores e que vantagens oferecem;
- quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa.
Fazer as perguntas certas e ter respostas para todas é uma etapa essencial para montar um plano de ação eficiente. É preciso identificar potenciais ameaças e oportunidades para saber quando e como agir. E tomar decisões baseadas em dados concretos vai melhorar as chances de essas ações terem o efeito desejado.
Acompanhe os resultados
Depois que já tiver montado o seu plano de negócios, é preciso acompanhar a implementação das ações definidas e avaliar se a estratégia está alcançando os resultados esperados.
Para isso, é preciso determinar quais métricas ou indicadores serão pertinentes para medir os impactos da estratégia implementada e avaliar se ela está funcionando de acordo com o esperado ou não.
Nesse momento, ter um sistema integrado que automatiza operações e consolida dados para análise de performance vem muito a calhar. Caso sua empresa — especialmente se for um e-commerce — ainda não tenha aderido a um ERP, pode até ser um investimento interessante para incluir no planejamento de 2018.
Se suas metas envolvem melhorar a eficiência dos processos, ou reduzir os custos, vale muito a pena investir em ferramentas como essa. O software ERP ajuda com operações, como o controle de fluxo de caixa, estoques, compras e emissão de Nota Fiscal Eletrônica, e chega a ser 15 vezes mais rápido do que um sistema sem integração.
Em resumo, o planejamento deve começar estabelecendo a identidade da sua empresa para definir suas metas de maneira coerente, analisando o mercado em que está inserida para montar um plano estratégico baseado em dados, e medir seus resultados para verificar se o plano atingiu os objetivos estabelecidos.
Seguindo apenas alguns passos simples, é possível passar as aspirações da imaginação para o papel. A partir disso, transformá-las em realidade.
Gostou do nosso conteúdo? Então continue a visita ao nosso blog e saiba mais sobre planejamento financeiro para começar já a fazer o seu planejamento para 2018. Vamos lá!