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Política de troca e devolução: o que diz a lei e como criar a sua

O sucesso de um empreendimento está intrinsecamente ligado à satisfação do cliente. Um dos elementos chave para garantir essa satisfação é uma política de troca e devolução clara e bem-estruturada.

Um estudo realizado pela Ebit, empresa que avalia a credibilidade dos e-commerces por meio de feedback dos consumidores, revelou que 92% dos compradores tendem a retornar a uma loja virtual se tiverem uma experiência positiva no processo de troca de produtos.

Ou seja, quanto mais um e-commerce transforma o que poderia ser um pesadelo de troca ou devolução em uma experiência tranquila e sem complicações, maior será a chance de o cliente se tornar leal à marca.

Continue a leitura deste artigo para entender em detalhes o que é uma política de troca e devolução e veja quais são as leis para lojas físicas e on-line. Confira também exemplos de políticas de marketplaces e um modelo para você utilizar para o seu negócio.

O que é política de troca e devolução?

A política de troca e devolução é um conjunto de regras estabelecidas por uma empresa que determina como proceder quando clientes desejam trocar ou devolver produtos. Esta política é um direito do consumidor e, ao mesmo tempo, uma ferramenta para os negócios estabelecerem uma relação de confiança com seus clientes.

Por que ter uma política de troca e devolução?

Ter uma política clara é importante por diversos motivos, como:

O que diz a lei sobre trocas?

A legislação brasileira garante aos consumidores o direito de trocar ou devolver produtos comprados em lojas físicas ou on-line, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). As regras variam de acordo com o motivo da troca ou devolução, o tipo de produto e o canal de compra.

Compras on-line

Compras em lojas físicas

Vício oculto

Leia mais: Como funciona o processo de troca e devolução de mercadorias?

O que deve conter em uma política de troca e devolução?

Uma política de troca e devolução deve conter as seguintes informações:

💡 Aprenda o que é uma nota fiscal de devolução e qual o prazo para você emiti-la.

Como criar uma política de troca e devolução?

Agora que você já compreendeu os aspectos legais relacionados às políticas de troca e devolução, vamos aos passos práticos para criar a sua própria política. 

Uma política clara e bem-estruturada é fundamental para estabelecer expectativas realistas com seus clientes e garantir a eficiência operacional do seu negócio.

1. Defina prazos claros

Comece estipulando por quanto tempo após a compra o cliente poderá solicitar a troca ou devolução do produto. Claro, neste caso, você deve seguir a lei e deixar claro o tempo mínimo.

Enquanto é obrigatório aceitar devoluções de compras on-line dentro de um prazo de 7 dias após o recebimento da mercadoria pelo consumidor, você pode optar por oferecer um período mais generoso, como 30 ou 60 dias, dependendo da natureza dos seus produtos e do nível de serviço que deseja oferecer.

2. Estabeleça as condições

Defina claramente em quais situações a troca ou devolução será aceita. De novo: para compras on-line, condições específicas não são necessárias já que o consumidor pode apenas se arrepender em até 7 dias e estará em seu direito de devolver o produto.

Em outros casos, deixe claro que, para trocas ou devoluções, o produto deve estar em perfeito estado, com todas as etiquetas e embalagens originais intactas.

Não deixe de ler: Como emitir nota fiscal de devolução de compras e vendas?

3. Informe sobre eventuais custos

Seja transparente em sua política de troca e devolução sobre quaisquer custos que possam estar associados. Por exemplo, se o cliente será responsável pelo frete de devolução ou se haverá alguma taxa de restituição. Para lojas físicas, informe se a troca será feita apenas na loja onde o produto foi comprado ou pode ser em qualquer filial.

4. Detalhe o procedimento

Explique passo a passo como o cliente deve proceder para solicitar a troca ou devolução. Isso pode incluir entrar em contato com a equipe de pós-venda por telefone ou e-mail, preencher um formulário on-line ou comparecer pessoalmente à loja física com o produto e a nota fiscal.

No caso de um e-commerce, o ideal é trabalhar com logística reversa para, assim, tornar os processos de troca e devolução mais rápidos e eficientes. 

5. Dê opções ao cliente

Por fim, informe as opções disponíveis para o cliente caso a troca ou devolução seja aprovada. 

Algumas possibilidades incluem a troca por outro produto da mesma linha, a emissão de um vale-compra para ser utilizado em compras futuras ou o reembolso integral do valor pago. Oferecer essas opções permite que o cliente escolha a alternativa mais conveniente para ele.

Lembre-se de comunicar essa política de forma clara e direta, tanto em seu site quanto em suas lojas físicas. Uma boa prática é incluir um link para a política de troca e devolução completa durante o processo de checkout on-line e disponibilizá-la em um local de fácil acesso nas lojas físicas.

Exemplos de políticas de troca e devolução nos marketplaces

Se você vende por meio de marketplaces, como Amazon, Mercado Livre, Shopee ou Shein, é importante conhecer as políticas de cada um deles. Geralmente, eles seguem as regras do CDC.

Alguns pontos que costumam ser comuns entre as plataformas:

O ideal é você ler atentamente as políticas de cada marketplace no qual decidir vender. Confira alguns exemplos abaixo:

Se você quer começar a vender em marketplaces, fizemos um guia completo para você escolher a melhor plataforma. Confira os 5 melhores marketplaces para vender no Brasil e ter sucesso.

Modelo de política de troca e devolução

Para inspirar a criação do seu próprio modelo, veja um exemplo a seguir de uma política de troca para e-commerce:

“Na [inserir nome da sua empresa], nosso objetivo é oferecer produtos de alta qualidade e promover a satisfação total de nossos clientes. No entanto, compreendemos que, em alguns casos, você pode precisar trocar ou devolver um item. Por isso, estabelecemos a seguinte política de troca e devolução:

Trocas:

Devoluções:

Exceções:

Crie modelos de política de troca e devolução com ChatGPT

O ChatGPT, um poderoso chatbot de inteligência artificial (IA), pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar na criação de uma política de troca e devolução personalizada e abrangente. 

Confira algumas dicas para você aproveitar ao máximo a ferramenta de IA na hora de criar um exemplo de política de troca:

Descubra também como usar inteligência artificial para vendas!

Use um sistema de gestão integrada para facilitar o processo de troca e devolução

Criar uma política de troca e devolução efetiva é mais do que cumprir com a legislação; é uma forma de construir uma relação de confiança com seus clientes. A política deve ser uma extensão do seu serviço ao cliente, refletindo a identidade da sua marca e sua dedicação ao consumidor.

Usar um sistema de gestão integrada, como um robusto ERP (Enterprise Resource Planning), pode ser um grande facilitador no processo de troca e devolução para sua empresa. Com um ERP, você tem:

O Bling oferece todas essas facilidades e muito mais para você gerenciar todo o seu negócio, incluindo os processos de troca e devolução, em um só lugar.

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