Segundo uma pesquisa divulgada pela Preço Certo, 89% dos empresários brasileiros enfrentam dificuldades para definir o preço dos seus produtos, principalmente quando o assunto é precificação no marketplace. Você faz parte desse número?
Quem atua nessas plataformas precisa ter atenção especial, já que há outros custos envolvidos a cada venda. Com as estratégias certas, entretanto, é possível saber como precificar produtos para marketplace da forma correta.
Neste artigo, vamos descomplicar a precificação de produtos nos marketplaces e mostrar como calcular da maneira correta. Confira!
O que você verá no artigo:
Qual a importância da precificação no marketplace?
Cuidar da sua precificação é essencial para manter a saúde da sua operação — especialmente ao atuar em marketplaces. Com o preço errado, você corre o risco de perder dinheiro, tornando inviável a continuidade da sua operação.
Acertar na definição de preços também é importante para ter uma lucratividade saudável. Isso permite que você invista cada vez mais no seu negócio, aumentando sua competitividade e favorecendo seu crescimento.
Ainda, saber como calcular o preço de venda de um produto pode impactar positivamente o seu posicionamento de mercado. Afinal, o preço é um dos componentes que afetam a percepção dos consumidores sobre a marca e os produtos.
Como precificar produtos para marketplace?
Para acertar na precificação no marketplace, você precisa seguir alguns passos importantes. A seguir, veja 5 dicas que podem ajudá-lo!
1. Entenda os custos da sua operação
É importante colocar na ponta do lápis todos os gastos da sua empresa, pois dessa forma você consegue ter mais clareza na hora de precificar os seus produtos.
Os custos variáveis estão diretamente ligados à venda do seu produto. Logo, quanto mais você vender, maiores serão esses gastos.
Em relação aos itens, você deve considerar gastos como o preço de matéria-prima ou de aquisição dos itens, a logística, a embalagem e demais despesas. Ainda, é preciso calcular gastos como comissões e eventuais descontos.
No caso dos marketplaces, é comum a cobrança de taxa de comissão e, em alguns casos, do frete. As porcentagens variam de acordo com cada canal e categoria, por isso é fundamental conhecer as regras das plataformas.
Algumas das taxas para considerar são:
- Mercado Livre: de 10 a 19% sobre a venda + valor fixo por unidade comercializada;
- Amazon Brasil: de 8 a 15% sobre a venda + valor por item comercializado ou taxa mensal;
- Americanas, Submarino e Shoptime: de 16% a 20% sobre a venda;
- Shopee: 14% sobre cada item vendido;
- Magalu: a partir de 10% sobre a venda + valor fixo por unidade comercializada.
Note que esses valores e condições podem mudar, mas o fato é que essa cobrança existe em toda venda e plataforma. Logo, é preciso considerar essa despesa na hora de compor o seu preço.
Já os custos fixos não estão atrelados às vendas. Alguns deles incluem o aluguel do estoque, conta de luz, internet, salários e outros. Ou seja, você precisa pagar essas contas regularmente para manter a sua operação funcionando, independentemente das vendas.
2. Avalie os concorrentes
Depois de fazer essa avaliação interna, o próximo passo para saber como precificar produtos para marketplace é fazer uma análise dos concorrentes. O objetivo é compreender quanto outros lojistas estão cobrando por itens iguais ou semelhantes.
Com essa análise, você entende qual deve ser a faixa de preço ideal para o seu produto ser competitivo, sem ficar muito abaixo ou acima da média do mercado.
Porém, tenha atenção: a intenção não é copiar os preços dos concorrentes, já que a estrutura de custos de cada empresa é diferente. Essa pesquisa servirá apenas para dar uma orientação inicial dos valores.
3. Calcule a margem de contribuição
Nesse processo de precificação para atuar em marketplace, também vale a pena calcular a margem de contribuição. Ela serve para indicar quanto um produto contribui para arcar com os custos fixos da empresa.
A margem de contribuição individual de um produto pode ser dada pela seguinte fórmula:
Margem de contribuição = Preço de venda do produto – Custos variáveis associados
Já a contribuição total é dada por esse valor multiplicado pelo número de itens vendidos. Imagine que um produto é vendido a R$ 200 e os custos variáveis dele somam R$ 120. Nesse caso, a margem de contribuição unitária é de R$ 80.
Se, em um mês, forem vendidas 500 unidades desse item, a margem de contribuição será de R$ 40 mil. Logo, significa que esse único item contribuiu com R$ 40 mil para arcar com os custos fixos do negócio.
A partir desse número, você também pode encontrar o ponto de equilíbrio. Basta dividir os custos fixos pela margem de contribuição para entender quantas unidades de determinado item é preciso vender para cobrir todas as despesas.
No geral, conhecer esse número o ajudará a perceber que há produtos que contribuem mais com os resultados e outros menos. Quanto maior for a margem de contribuição, maior será sua capacidade de ajustar preços e até fazer promoções para aumentar o volume de vendas.
4. Trabalhe estratégias de precificação no marketplace
Para saber como calcular o preço de venda de um produto no marketplace, você pode utilizar diversas estratégias. Uma delas é utilizando o markup, que permite determinar qual é a margem de lucro que você deseja para determinado item.
A fórmula é dada da seguinte forma:
Markup = (Preço do item – Custos e despesas variáveis) / Preço de venda
Imagine que você deseja obter 30% de markup em um produto que tem custos de R$ 50. Nesse caso, o item deverá ser vendido por, no mínimo, R$ 71,42.
Também é possível utilizar outras estratégias de precificação no marketplace. Você pode definir o preço com base no valor, definindo um preço diferenciado para refletir o maior valor agregado do item.
Outra possibilidade é utilizar uma precificação dinâmica, variando o preço de vendas de acordo com a média praticada pela concorrência. O mais importante é não se esquecer dos custos fixos e variáveis da própria operação, evitando prejuízos.
Quer conhecer outros métodos? Aproveite para conferir 7 estratégias de precificação.
5. Faça ajustes quando necessário
A precificação para marketplace não ocorre de maneira definitiva. As condições do mercado e do seu negócio podem mudar, então é essencial estar preparado. Para tanto, monitore continuamente o mercado e realize ajustes conforme a necessidade.
Se houver uma súbita elevação na demanda, por exemplo, você pode elevar os preços para refletir o movimento do mercado. Também é possível realizar promoções e praticar condições especiais para atrair mais clientes em momentos específicos.
Como evitar a competição por preços?
Tão necessário quanto entender sobre a precificação no marketplace é fugir de uma armadilha comum: a competição por preços. Quando você disputa com seus concorrentes para vender mais barato, o seu negócio pode ser o maior prejudicado.
Se você quer evitar brigar por preço nos marketplaces, precisa aplicar algumas estratégias para se diferenciar da concorrência e agregar valor aos seus produtos.
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Outro grande diferencial é a criação de kits de produtos. A combinação de várias peças em um único pacote é algo mais exclusivo e atrativo para os consumidores. É o caso de criar kits de celular com capinha, por exemplo.
Por último, trabalhe gatilhos mentais, como usar preços que terminam com número 9 ou 7. Eles causam a sensação no consumidor de que o produto é mais barato e podem motivar a venda. A Apple é a grande prova de que isso realmente funciona na prática.
Com essas dicas, agora você sabe como acertar na precificação no marketplace, garantindo que seus produtos sejam vendidos pelo preço certo. Além disso, com as estratégias certas é possível se diferenciar e ganhar a preferência do cliente indo além do preço!
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Esse guest post foi escrito pela Efeito Empreendedor, a 1ª escola do Brasil especializada em vendas de produtos físicos nos marketplaces.