Se você empreende no E-commerce, saiba que os gatilhos mentais são cruciais para sua estratégia de vendas. Principalmente porque eles têm o poder de influenciar diretamente na decisão de compra dos consumidores

Esses recursos de persuasão têm origem na psicologia, mas são muito utilizados no marketing digital, especialmente no que diz respeito à retenção de clientes a curto e médio prazo e no desenvolvimento de lojas virtuais…

Logo, se você quer entender mais detalhes sobre o assunto, assim como conhecer quais são os principais tipos de gatilhos mentais para aderir em sua loja virtual, continue a leitura do artigo!

O que São Gatilhos Mentais?

Os gatilhos mentais podem ser definidos como os estímulos que o cérebro humano recebe para facilitar a tomada de decisões. São técnicas que possuem alto poder de persuasão, conseguindo despertar o interesse e chamar a atenção do consumidor de maneira natural. 

Os gatilhos mentais podem ser planejados estrategicamente para proporcionar sentimentos e emoções desejáveis. Afinal, a reação a esses gatilhos é uma consequência natural do ser humano diante de estímulos externos…

Na prática, quando um gatilho é ativado, uma pessoa pode reviver um momento do passado por alguns segundos e ter o mesmo sentimento da época e lugar do acontecimento.

No que diz respeito ao marketing digital e às vendas, os gatilhos mentais são realmente poderosos. Eles são eficazes para persuadir os clientes e convencê-los a comprar o produto ou serviço em questão. 

Entretanto, os gatilhos mentais precisam ser implementados de maneira correta e no momento certo. Afinal, a intenção é gerar uma experiência positiva, não é mesmo?

Nesse sentido, é importante entender como essas técnicas funcionam e atingem os consumidores, além de saber quais são os principais tipos de gatilhos mentais utilizados para vender no E-commerce…

Conheça os Principais Tipos de Gatilhos Mentais 

Escassez

O gatilho de escassez é um dos mais importantes e mais utilizados no marketing e nas vendas online. Essa estratégia trata de criar valor a partir da limitação de um item

Através dessa técnica, é possível ativar um sentimento de risco iminente no consumidor. Isso porque, quando o cliente notar que o produto em questão está acabando, vai perceber que está perdendo uma grande oportunidade e irá realizar a compra.

Diante disso, um exemplo para aplicar o gatilho de escassez em seu negócio online é apresentando a quantidade de produtos que ainda estão disponíveis na sua loja virtual ou no site, desde que sejam poucos.

Logo, para que esse tipo de gatilho funcione, é preciso estabelecer uma escassez real. Afinal, se seus clientes perceberem que esse recurso é utilizado com frequência no seu negócio, ele perde a efetividade como argumento de venda.

Urgência 

O gatilho de urgência é similar ao de escassez porque também desperta a sensação de rapidez para adquirir algo.

No entanto, não se confunda. A urgência está relacionada ao tempo limite para adquirir algo, enquanto a escassez está relacionada à limitação do item. Logo, é preciso ter pressa para concluir a compra.

Um bom exemplo de uso do gatilho de urgência são as promoções da Black Friday, que possuem um determinado tempo de duração. 

Exclusividade 

O gatilho de exclusividade consiste em disponibilizar ofertas exclusivas a um grupo de clientes, a fim de mostrar que eles estão sendo beneficiados por uma condição especial. 

Com essa técnica, as chances de aumentar as vendas são ainda maiores. Logo, experimente esse tipo de gatilho e invista em promoções voltadas para um conjunto de pessoas.

Afinal, todo mundo gosta de ter a sensação de que está recebendo um tratamento diferenciado, não é mesmo? E quando esse gatilho é aplicado no seu negócio, os clientes sentirão que fazem parte de um grupo selecionado.

Novidade 

Não há dúvidas que os consumidores gostam de novidades e lançamentos, não é mesmo?

Para você ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela Universidade UCL, do Reino Unido, a exposição a algo novo tem poder de aumentar a liberação de dopamina no cérebro, que está ligada diretamente aos níveis de concentração…

Por isso, além de estimular o interesse nos consumidores, o gatilho da novidade pode levar à ação, já que as pessoas querem ser as primeiras a experimentarem um produto.

Um exemplo de como utilizar essa estratégia no seu negócio é anunciando nas redes sociais as próximas novidades da loja, seja através de publicações ou em mensagens diretas aos clientes. O importante é divulgar novidades com frequência para manter o interesse do público pelo seu negócio sempre em alta.

Reciprocidade

O gatilho de reciprocidade consiste em dar algo ao cliente a fim de retribuir o que recebe. Com isso, o seu negócio estará gerando valor a esse consumidor e não apenas pensando na lucratividade.

Oferecer brindes aos clientes quando eles realizam uma compra é um bom exemplo de aplicação dessa estratégia. Além disso, a produção de conteúdo educativo gratuito em blogs com a finalidade de gerar conhecimento a empreendedores também é um exemplo do gatilho de reciprocidade.

Afinal, Por que Não Ignorar os Gatilhos Mentais Para Vender no E-commerce?

Como foi mencionado neste artigo, os gatilhos mentais são essenciais para a estratégia de vendas e para a retenção de clientes. Por isso, ignorar essas técnicas significa cometer um grande erro.

Logo, se você deseja inovar no seu negócio e alavancar o seu faturamento, não perca tempo e aproveite todos os benefícios que os gatilhos mentais tem a oferecer ao seu E-commerce.

Contudo, tenha em mente que é necessário utilizar os gatilhos mentais com responsabilidade e honestidade. Logo, na hora de persuadir os clientes, não exagere ou engane em suas abordagens.

Dessa forma, você vai conseguir otimizar as estratégias, aproximar a marca do público e fechar vendas mais rapidamente. Afinal, sua marca deseja proporcionar uma experiência positiva, não é mesmo?

Além disso, não descarte a realização de testes para encontrar quais tipos de gatilhos mentais mais se encaixam no seu E-commerce e pesquise a fundo o funcionamento de cada um deles, assim como qual a relevância dessas técnicas para a realidade do seu negócio.

Autor: Redação Ecommerce de Sucesso