Em um mercado cada vez mais competitivo, conquistar e manter clientes fiéis é essencial para o sucesso de qualquer empresa. É aí que entram os programas de fidelidade, uma estratégia que tem se mostrado eficaz para cativar consumidores. 

Para você ter ideia, segundo o Panorama Da Fidelização no Brasil 2023, mais de 80% dos entrevistados participam de programas de fidelidade. 

Os indicadores da ABEMF (Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização) mostram os impactos da estratégia nos negócios. Segundo a instituição, o faturamento das empresas que utilizam a fidelização cresceu 37,9% do final de 2021 até o final de 2022.

Em outras palavras, os programas de fidelidade trazem vantagens para consumidores e empreendedores.

Por isso, no artigo de hoje, você vai entender melhor o que é, como funciona e algumas ideias de programa de fidelidade para criar um modelo irresistível para oferecer aos seus clientes. Confira!

O que é um programa de fidelidade?

Programa de fidelidade é uma estratégia de marketing que visa recompensar e incentivar a lealdade dos clientes. Esta metodologia de fidelização de consumidores funciona à base de um sistema de recompensas por compras recorrentes ou interações positivas com uma marca. 

Contudo, não se trata apenas de oferecer benefícios para quem adquire seus produtos ou utiliza seus serviços com frequência. Isso porque o ponto central desse tipo de programa é a satisfação do cliente.

Portanto, a fidelização passa também pela qualidade do que é vendido no seu estabelecimento e do seu atendimento também, é claro. Até porque não existe cashback que faça um consumidor descontente voltar a comprar de você.

Quais as vantagens de um programa de fidelidade?

Como já dissemos lá no início, quando bem elaborados, os programas de fidelidade são vantajosos para quem compra e para quem vende. Confira os principais benefícios deste tipo de programa para consumidores e empresas.

Para a empresa

  • aumento de receita: programas de fidelidade incentivam o clientes a fazer novas compras, o que impulsiona o faturamento da empresa;
  • retenção de clientes: ajuda a reduzir a taxa de churn (perda de clientes);
  • conhecimento do público-alvo: os dados coletados por meio do programas de fidelidade fornecem informações valiosas sobre o comportamento e as preferências dos clientes;
  • marketing direcionado: ao compreender melhor os clientes, você pode direcionar campanhas de marketing de forma mais eficaz, aumentando a taxa de conversão.
  • maior engajamento com a marca: o que é muito positivo para a reputação da sua empresa;
  • redução do CAC: aliados a outras estratégias de marketing, os programas de fidelidade ajudam a reduzir os custos de aquisição de clientes (CAC), afinal, atrair um novo cliente exige muito mais investimentos do que mantê-los.

Para o consumidor

  • recompensas e benefícios: descontos, brindes ou gratuidade, por exemplo;
  • economia: dependendo dos benefícios, os clientes conseguem economizar nas compras regulares.
  • experiência do cliente personalizada e exclusiva: a possibilidade de ter acesso ao que poucas pessoas têm costuma agradar a maioria das pessoas;
  • sensação de valorização: os clientes se sentem valorizados quando são recompensados por sua lealdade, o que fortalece o vínculo com a marca.

Agora que você já percebeu que todo mundo sai ganhando com essa estratégia, veja quais são os tipos de programa de fidelidade e como aplicá-los na sua empresa para conquistar os seus clientes.

Quais os tipos de programa de fidelidade?

Nem só de brindes e descontos se faz um programa de fidelidade. Confira algumas das maneiras mais utilizadas para estimular que seus clientes continuem consumindo sua marca.

1. Programas de pontos

Nesse tipo de programa, os clientes ganham pontos a cada compra, que podem, posteriormente, ser convertidos em recompensas, como descontos ou produtos gratuitos. 

É como juntar “moedas virtuais” a cada compra e, quando acumuladas o suficiente, o consumidor pode usá-las para economizar nas compras ou obter algo que deseja. 

Os bancos são bem conhecidos por utilizarem essa estratégia, mas ela também é recomendada para nichos diversos. 

Esta é uma boa ideia de programa de fidelidade para restaurantes. Muitos estabelecimentos do segmento colocam essa estratégia em prática por meio de carimbos. 

Funciona assim: a cada refeição ou valor gasto no restaurante, o cliente recebe um carimbo em um cartão. Ao completar um determinado número de carimbos, pode resgatar a recompensa, que pode ser uma refeição grátis, por exemplo.

2. Programas de cashback

No programa de cashback, os clientes recebem uma parte do dinheiro gasto de volta. É como uma espécie de desconto retroativo após cada compra, o que, além de ajudar a economizar, ainda incentiva compras futuras.

Você pode definir o percentual de cashback para cada produto da sua empresa ou para diferentes valores de compra. Por exemplo: 20% de cashback nos produtos da marca X ou 30% em compras a partir de R$ 300,00.

Funciona bem para empresas dos mais variados segmentos. E você ainda tem a opção de se cadastrar em apps de cashback que ajudam os consumidores a encontrarem sua empresa.

3. Programas de níveis

Assim como o sistema de pontos, esse é um tipo de programa de fidelidade para lojas que costuma ter um bom retorno. 

A ideia é criar diferentes tipos de recompensas para vários níveis de fidelidade do cliente. Esses níveis são escaláveis, ou seja, os clientes avançam à medida que compram mais produtos ou atingem um valor em compras. 

O cuidado que você deve ter é de oferecer recompensas compatíveis com cada nível, para estimular que o consumidor vá em busca do prêmio nos níveis mais altos.

4. Programas de parceria

Para implementar esse tipo de programa de fidelidade, você precisa buscar empresas parceiras dispostas a oferecer benefícios para os seus clientes também. O ideal é fechar parcerias com negócios que tenham alguma relação com o seu nicho de atuação.

Por exemplo: alunos de uma academia de musculação ganham descontos exclusivos na compra de moda fitness em uma loja desse ramo. 

Em contrapartida, a academia precisa oferecer algum tipo de vantagem para a loja, como divulgação ou até um espaço para a venda das peças. Afinal, parceria é uma via de mão dupla, certo?

5. Assinaturas

Essa estratégia é mais eficiente para negócios mais maduros e já consolidados no mercado, pois exige que os clientes paguem para ter acesso a benefícios exclusivos.

Nesses casos, os clientes já estão acostumados a consumir uma marca e tem a intenção de continuar a comprar os produtos da empresa. A proposta é oferecer mais do que vantagens para compras ocasionais, mas um benefício significativo em uma periodicidade preestabelecida.

Marcas de cosméticos ou empresas que vendem esse tipo de produtos costumam adotar essa prática. Mediante a assinatura de algum plano, o cliente recebe em casa uma seleção de produtos de acordo com o seu perfil.

Com todos esses exemplos de programas de fidelidade, você só precisa saber como montar esse tipo de estratégia para a sua empresa. Confira como fazer a seguir.

Como criar um programa de fidelidade para sua empresa?

Não tem segredo! Veja como fazer um programa de fidelidade fica fácil, seguindo as 7 dicas abaixo.

1. Conheça o seu perfil de cliente

Para tal, utilize as informações de cadastro de clientes e o histórico de compras, produtos mais procurados, média de valor gasto nas compras. 

Este primeiro passo é essencial para decidir qual o melhor tipo de programa de fidelidade e as recompensas mais atraentes para os consumidores.

2. Defina as regras do programa

Nesta etapa, você precisa escolher que tipo de programa de fidelidade quer colocar em prática. 

Se for um programa de pontos, por exemplo, defina a pontuação de cada produto válido para contabilizar. Outra opção é estabelecer pontos por valor de compra.

Crie as categorias de pontuação e qual é a recompensa para cada uma delas. 

Por fim, estabeleça as regras para o resgate das recompensas e o prazo que o cliente tem para solicitar o recebimento da premiação, se for o caso.

4. Escolha os prêmios e recompensas

Para um programa de fidelidade ser bem-sucedido, as recompensas precisam ser realmente atraentes para o seu perfil de cliente. Se forem descontos, capriche. Se for gratuidade em produtos, disponibilize algumas opções para o cliente escolher.

5. Divulgue o programa de fidelidade

Assegure que seus clientes fiquem sabendo do programa de fidelidade e conheçam como ele funciona. Por isso, não deixe de promover a estratégia por meio dos seus diversos canais de comunicação com o consumidor.

Utilize as redes sociais — lembre-se do marketing de influência —, e-mail marketing, anúncios patrocinados e até a boa e velha propaganda boca a boca. 

Aliás, esta última estratégia pode virar um programa de fidelidade de indicação: basta você oferecer premiações para os clientes que trouxerem outros compradores para a sua empresa.

6. Avalie os resultados da estratégia

Para saber se o programa de fidelidade está mesmo funcionando — ou seja, atraindo e fidelizando clientes —, você precisa acompanhar o desempenho da campanha.

Essa avaliação é realizada por meio de indicadores de performance — os KPIs —, como taxa de conversão, leads, CAC e ROI, por exemplo.

Ao analisar essas métricas, você consegue verificar se o investimento está valendo a pena e se seus objetivos estão sendo alcançados.

7. Use tecnologia para automatizar o programa de fidelidade

Você até pode gerenciar seu programa de fidelidade criando e alimentando planilhas manualmente, mas esse método demanda muito tempo e pode ter muitas falhas, como duplicidade ou ausência de dados. 

Esses erros podem comprometer a credibilidade não apenas da estratégia de fidelização, mas da sua marca.

Por isso, o ideal é utilizar uma plataforma de gerenciamento de fidelidade. São programas ou aplicativos que facilitam o registro de clientes, as devidas pontuações e recompensas, os prazos e datas para resgate dos prêmios etc.

Antes de contratar esse tipo de serviço, verifique se a plataforma é compatível com o ERP que você utiliza no seu negócio. 

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