A gestão dos ativos digitais é importante para que cada ferramenta se reflita na reputação e na confiança que a sua marca gera entre os consumidores. Para quem procura investidores, é importante também apresentar uma empresa que tenha bons ativos. Pois isso pode significar mais lucros.
Assim, pode-se dizer que a gestão de ativos digitais tem relação direta com o dinheiro que vai entrar na sua empresa. Seja por parte dos clientes ou por parte dos investidores. Tudo trabalha a favor da consolidação de sua marca e, por conseguinte, para o aumento dos lucros.
Depois de explicarmos para você que ativos digitais são elos de contato entre sua marca e consumidores e mostrarmos como fazer o gerenciamento de ativos digitais. Neste texto ressaltamos a importância de gerir esses ativos para impulsionar o marketing da sua empresa. Confira a terceira parte do artigo escrito em parceria com Jeferson Carlos*.
O que você verá no artigo:
A gestão de ativos digitais e sua influência no valor da marca
Ao comprar determinado produto ou fazer uso de um serviço em especial, os consumidores desejam que o produto ou serviço reflita a forma como eles veem o mundo. Bem como seus valores e opiniões pessoais.
Cada vez mais as empresas têm optado por criar um estilo de vida em torno da sua marca. De forma que elas não estão vendendo apenas um produto ou serviço, mas sim todo um conjunto de valores associados a ele. Também é importante observar que as empresas trabalham não apenas para suprir a necessidade do público. Mas para criar novas necessidades que serão supridas pela marca.
A gestão dos ativos digitais ajuda nessa relação, que influencia diretamente o valor de uma marca no mercado. Se bem organizados, seus ativos podem garantir que a sua empresa se torne destaque e referência no ramo em que atua.
Como economizar com a gestão de ativos digitais
A gestão adequada dos ativos digitais também funciona em um sentido bastante importante para a empresa: economizar tempo e dinheiro.
Uma boa gestão irá definir quais os melhores caminhos a seguir, as melhores plataformas e o melhor conteúdo. O uso de instrumentos de mensuração adequados auxilia na hora de definir se a estratégia está dando resultados ou se é necessário fazer mudanças.
Quando se tem um planejamento claro do que fazer e onde agir, a empresa vai deixar de investir tempo atuando em canais que não são tão eficientes e que não atingem o público-alvo. Isso também facilita a divisão de tarefas. Afinal, quando se tem em mente objetivos claros, fica mais fácil definir quem em sua empresa deve ficar responsável por qual tarefa. O que também evita o retrabalho e facilita a comunicação.
ERP organiza o gerenciamento de ativos digitais
A organização dos ativos também ajuda a economizar dinheiro, já que com uma visão mais clara desses itens e seus respectivos resultados você não irá investir naquilo que não está dando certo. Identificar as ações que geram pouco retorno é uma etapa que evita perder dinheiro em algo que não é capaz de produzir os resultados esperados.
Para isso, a dica é escolher um bom sistema de gestão online (ERP). Pois além de captar dados do dia a dia da empresa (como estoque, fluxo de caixa, emissão de Nota Fiscal eletrônica, logística), o software armazena informações sobre os clientes. Dessa forma, é possível traçar estratégias de marketing muito mais assertivas.
Um sistema como o Bling disponibiliza diversos tipos de planos para o empreendedor escolher o que mais combina com a realidade do seu negócio, e ainda pode experimentar por 30 dias grátis, sem cobrança de setup.
*Jeferson Carlos, autor da série de artigos sobre ativos digitais, é formado em Sistemas de Informação pela UFMG e atua como escritor e analista de conteúdo no Shopify.