Ícone do site Blog do Bling

Sistema de gestão para confeitaria: funções e vantagens

sistema de gestão para confeitaria

As confeitarias e docerias são negócios atrativos que ativam os cinco sentidos, atraindo clientes nas lojas físicas e virtuais. Por isso, investir em uma loja traz muitas oportunidades, especialmente com o apoio de um sistema de gestão para confeitaria na organização da empresa. 

O uso dos Enterprise Resource Planning (ERPs), ou Sistemas Integrados de Gestão, aumentou conforme os investimentos em tecnologia da informação deixaram de ser exclusividade de grandes negócios para atender todos os portes de empresas.

Segundo a pesquisa ‘Panorama do Uso de TI no Brasil – 2022’, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), houve uma antecipação do processo de transformação digital e uso de tecnologia nas empresas de um a quatro anos.

A média de gastos e investimentos em tecnologia da informação foi equivalente a 8,7% da receita e a tendência nos próximos anos é de crescimento. 

Ainda de acordo com a pesquisa, os principais fatores que influenciaram o investimento foram: o nível de informatização e o ramo do negócio.

Outra pesquisa da FGV, chamada ‘Uso de TI nas empresas’, edição 2023, mostrou que 90% das empresas têm um ERP integrado à gestão.

Se você está planejando a implementação de um sistema de gestão para a sua confeitaria, continue lendo o artigo e conheça as funções mais estratégicas para o seu negócio e as vantagens de investir.

Boa leitura!

O que o melhor sistema para confeitaria precisa ter?

Uma confeitaria com loja física, virtual ou ambas precisa controlar, de forma precisa, suas vendas, estoque, pedidos de encomenda, gestão de fornecedores, entre outras tarefas. 

No momento de selecionar opções de ERPs, observe se o sistema possui as opções a seguir:

1. Frente de caixa

O controle da movimentação do caixa serve para registrar e somar todas as vendas realizadas no dia, separando por forma de pagamento. 

A conferência é uma tarefa essencial tanto em lojas físicas quanto virtuais. Com um sistema de gestão para confeitaria, a equipe fecha o caixa, compara o saldo inicial com o final do dia, confere se os trocos foram dados corretamente etc. Tudo 100% automatizado.

2. Controle de estoque

Um bom controle de estoque garante que as confeitarias mantenham sua produção ativa, evitando a falta de materiais e insumos. 

A vantagem de utilizar um sistema para confeitaria é poder cadastrar, controlar e organizar as informações do seu estoque, além de receber alertas de baixa e encaminhar pedidos de reposição aos fornecedores em poucos cliques.

Leia mais: Qual a importância do controle de estoque + como fazer.

3. Controle de pedidos

Quer evitar problemas como esquecer o pedido de um cliente ou atrasar a entrega de uma encomenda. Com um sistema de gestão para confeitaria, é mais fácil fazer o controle de pedidos do início ao fim. 

O sistema ERP controla o movimento e o atendimento presencial, registrando a venda pelo número da mesa, facilitando o acompanhamento dos pedidos da sua confeitaria do atendimento à entrega.

4. Relatório de vendas

A quantidade de vendas é um indicativo do andamento do seu negócio e se é necessário investir em mais ações comerciais ou criar novos produtos. Por isso, é essencial fazer um relatório gerencial de vendas mensalmente para acompanhamento.

Com um sistema de gestão para confeitaria, os relatórios de vendas com informações e dados objetivos são gerados rapidamente para o período desejado.

5. Cadastro de clientes, fornecedores e produtos

A centralização das informações é um ponto essencial da gestão de negócios. Afinal, procurar dados em diferentes sistemas atrasa as tarefas e ainda aumenta o risco de perda de dados.

Com a implementação de um sistema ERP para confeitaria, é possível realizar o cadastro de clientes, fornecedores e produtos, garantindo o acionamento rápido e o acesso a informações relevantes sobre cada item do catálogo.

6. Emissão de nota fiscal e comprovante de vendas

A emissão de nota fiscal e de comprovantes de vendas são tarefas simples, mas que dependendo do volume pode se tornar um gargalo no dia a dia.

Os sistemas de gestão para confeitaria atuais automatizam esses processos de emissão, facilitando o repasse de informações aos órgãos fiscais por meio de integrações com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), por exemplo.

Leia mais >>> Nota fiscal de venda on-line: guia completo para emitir a sua.

7. Ordem de produção

Precisa de mais agilidade e organização? A função ordem de produção dos sistemas de gestão para confeitaria é um comando para a equipe produzir um determinado item. 

No próprio ERP, você gera ordens cadastrando os componentes e as composições das receitas no sistema. Além disso, pode criar um calendário de produção e definir o que será feito no dia.

8. Link de pagamento

Uma solução simples, mas efetiva para não perder nenhuma venda, desde os primeiros dias de funcionamento, é criando links de pagamento com a forma de pagamento escolhida pelo cliente.

Os ERPs mais modernos geram links com opção de pagamento por QR Code Pix, boleto bancário ou cartão de crédito. A conclusão das vendas também é acompanhada no sistema.

9. Gestão financeira

Uma boa saúde financeira é crucial para o crescimento de uma  empresas. Assim, um  sistema de gestão para confeitaria pode contribuir para essa expansão, uma vez que auxilia no controle e organização das contas a pagar e receber, do orçamento, no fluxo de caixa, entre outras tarefas. 

Assim, você abandona de vez a burocracia e as planilhas, fazendo uma gestão financeira completa em um sistema de seguro.

Quais as vantagens de usar um sistema de gestão de doceria?

As funções acima são uma prova de que a implementação do sistema de gestão para confeitaria é vantajosa. Porém, outras vantagens estratégicas dos ERPs são:

Leia também >>> Sistema ERP: guia completo | O que é e como implementar?

Bling: o sistema de gestão ideal para sua confeitaria

Gostou de conhecer as funcionalidades e vantagens de um sistema de gestão para confeitaria? O Bling é um ERP que facilita a realização de todas as tarefas descritas ao longo do artigo.

Ou seja, do controle de estoque até a emissão de nota fiscal e geração de relatórios, tudo fica centralizado no sistema, que pode ser acessado onde e quando precisar.

Quer ver tudo isso funcionando na prática? Teste grátis por 30 dias e descubra como o Bling pode ajudar no sucesso da sua confeitaria!

Sair da versão mobile