O uso de um ERP pode ser um diferencial e tanto para a administração de uma empresa. Desde a parte comercial à logística, um software de gestão traz facilidade, automatização e simplificação para a maioria dos processos que, por sua vez, tomam mais tempo do que nós verdadeiramente temos.
Para todos os segmentos e modelos de negócio, um ERP online desburocratiza procedimentos e te ajuda a otimizar o trabalho como um todo.
Logo, essa ferramenta também pode ser benéfica para field sales. Mas quais são as verdadeiras vantagens de usar um ERP na gestão da equipe com esse modelo de negócio? O Bling vai te mostrar!
O que você verá no artigo:
Em primeiro lugar: o que é field sales?
Em nosso posto sobre “As diferenças entre inside sales e field sales”, nós abordamos a explicação de cada um desses modelos.
Resumidamente, inside sales diz respeito às vendas internas, enquanto field sales significa “venda em campo”. Ou seja, o vendedor visita pessoalmente seus leads, a fim de realizar suas negociações.
O field sales é um dos modelos de vendas mais utilizados em negociações B2B (business-to-business). Entenda o porquê!
Os métodos de vendas field sales
O método field sales, como mencionamos, trata-se das “vendas em campo”. Na atualidade, esse tipo de visita comercial acontece, normalmente, em negócios ligados à infraestrutura.
Nesse âmbito, estão inclusos desde equipamentos para clínicas médicas à indústrias, por exemplo. É necessário conquistar a confiança do cliente com a máxima eficiência para que ele sinta-se seguro comprando de você. O resultado é a fidelização e a certeza de que adquiriu o produto certo com a empresa certa.
Já deu para perceber que, nesse modelo de vendas, a negociação e a relação com o cliente exigem mais empenho e até mesmo um tempo maior de transações, certo?! E é aqui que o ERP pode te ajudar a simplificar e ganhar tempo.
As reais vantagens do ERP online em field sales
Um negócio field sales vai muito além da venda em si. Como o vendedor precisa se locomover até o cliente, a organização é fundamental para a otimização do tempo, agendamentos e programação de rotas acontecerem da maneira mais eficiente possível.
Que entre em cena o ERP!
Propostas comerciais padronizadas
Um sistema ERP completo como o Bling auxilia na criação de propostas comerciais. Isso permite que os vendedores apresentem o produto aos clientes de uma forma padronizada e muito mais profissional.
Assim, definindo os modelos de propostas conforme o tipo de oferta, sua equipe garante agilidade na produção dos orçamentos.
Agilidade para seus vendedores
Através do sistema ERP, sua equipe de vendas consegue unificar os dados dos clientes e dos produtos em uma única plataforma.
Na hora de repassar as informações aos clientes e prospects, bem como sanar as dúvidas sobre os serviços, o software de gestão garante agilidade ao vendedor em sua negociação. Em demandas field sales, com constante deslocamento, os vendedores podem acessar todas as informações através de um dispositivo conectado à internet.
Etapas do pedido totalmente unificadas
O sistema ERP online permite a unificação dos dados, como mencionamos. Essa possibilidade pode parecer simples, porém é a maior prova da eficiência e facilidade do sistema.
Através da informação compactada e unificada, toda a operação de venda é executada com menos chances de falhas de procedimento. E quando temos um serviço eficiente do momento da venda até a distribuição logística, nós garantimos a satisfação de nosso cliente.
Planejamento de estratégias para a equipe e acompanhamento
Uma das etapas mais importantes de um processo de vendas é o planejamento das estratégias. Quando fazemos isso de forma consistente, é possível direcionar cada etapa da ação (desde o cronograma de visitas como o controle das atividades feitas). Então, passamos para a fase do acompanhamento dos resultados.
No sistema ERP, você define KPIs, unifica as informações, elabora as propostas e, por fim, tem acesso ao relatório de desempenho do serviço que está sendo executado — tudo em uma única ferramenta.
Ofereça o que sua equipe de vendas precisa para alcançar bons números
São inúmeras as vantagens de contar com um software de gestão na hora de vender, não é mesmo? A otimização de todos esses processos reflete diretamente no desempenho de sua equipe e, consecutivamente, nos resultados de sua empresa.
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