Aprenda a direcionar seu empreendimento para as tendências digitais com os melhores livros sobre e-commerce e construa um negócio de sucesso.

O mercado se abriu para o universo online. Devido às evoluções tecnológicas, o consumidor encontrou mais facilidade em obter produtos de forma rápida por meio da internet.

Esta rede de conexões globais possui um papel fundamental no processo de criação de empresas no meio digital, permitindo a interação entre pessoas a baixo custo e à velocidade da luz. 

Assim, muitas empresas estão optando pelo e-commerce, modalidade de comércio que utiliza plataformas eletrônicas para efetuar vendas.

Esse modelo de negócio está cada vez mais em alta devido à grande probabilidade de êxito, além de exigir um investimento relativamente baixo se comparado à criação de uma empresa física.

Isso sem contar a possibilidade de vender para clientes de qualquer lugar do mundo a um clique de distância.

Com esse mercado em alta e com crescimento exponencial, aprender as melhores práticas em vendas online é primordial para que o negócio fique à frente da concorrência.

Pensando nisso, elaboramos neste artigo uma lista com livros sobre e-commerce para empreendedores que querem traçar um plano estratégico e aumentar seus lucros.

Boa leitura!

5 melhores livros sobre e-commerce para empreendedores

1. Crie Seu Mercado no Mundo Digital – Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira, CEO e fundador do Blog EcommercenaPrática.com, é reconhecido como a autoridade mais influente no segmento de e-commerce do Brasil. 

Ele transformou toda a sua experiência em um guia indispensável para os empreendedores que almejam consolidar seus negócios no âmbito digital.

Seu livro “Crie Seu Mercado no Mundo Digital” ensina como impulsionar o crescimento de um e-commerce, a partir de estratégias consagradas que levaram inúmeros negócios online ao patamar de R$100 mil em vendas mensais.

Com ele, você aprenderá a aplicar as práticas dos maiores e-commerces do mercado, evitar os principais erros cometidos por quem começa um negócio online e entender os 5 princípios para a construção de qualquer tipo de comércio eletrônico.

Simples e objetivo, esse pode ser considerado um dos melhores livros sobre e-commerce para quem busca entrar no ramo e gerir seu próprio negócio, de forma sólida, sustentável e crescente na internet

Crie seu Mercado no Mundo Digital

2. A Loja de Tudo – Brad Stone

Referência em e-commerce, a Amazon é uma gigante americana que inspira os mais diversos profissionais envolvidos com negócios digitais ao redor do mundo. Afinal, sua cultura organizacional e práticas de gestão levaram-a ao patamar de US$ 1 trilhão em valor de mercado.

Por isso, a nossa segunda recomendação de livro para empreendedores iniciantes é o best-seller do New York Times e do Wall Street Journal, “A Loja de Tudo”. 

A obra, que já foi traduzida para mais de 35 idiomas, conta a biografia reveladora da icônica Amazon e de seu visionário criador, Jeff Bezos.

Neste livro, o jornalista e editor americano Brad Stone mostra como a Amazon surgiu, percorrendo as diversas fases da empresa, sempre norteada por um só ideal: conquistar o poder das redes.

De forma encantadora, o autor fala sobre os valores e a visão de Bezos que se misturam ao DNA da companhia, tornando a leitura um divisor de águas na trajetória de empreendedores que possuem um e-commerce e sonham transformá-lo em um grande sucesso.

A Loja de Tudo

3. Vender na Internet: Segredos Para Vender Muito! – Anderson Höfelmann

Para o seu e-commerce ter êxito no mercado, é fundamental analisar os resultados e entender o ponto de vista do seu público alvo, pois é ele quem dá todas as respostas e orienta as soluções viáveis do seu negócio. 

Não sabe como fazer isso? Fica calmo, esta é justamente a premissa do livro “Vender na Internet: Segredos Para Vender Muito!”.

Escrito por Anderson Höfelmann, desenvolvedor de sites e lojas virtuais que acumula anos de experiência com o comércio eletrônico, a obra aborda a necessidade da autoavaliação para entender a visão do cliente e explica as técnicas de SEO para melhorar o posicionamento nos sites de busca.

Paralelo a isso, o autor ensina como criar estratégias persuasivas de vendas que facilitem a decisão de compra do consumidor, como vencer os desafios e reiniciar o ciclo quando o e-commerce já se estagnou no mercado.

Portanto, podemos dizer que esse é um dos livros sobre empreendedorismo digital obrigatório para todos que querem rever sua gestão e aumentar consideravelmente as suas vendas.

Vender na Internet

4. Vai Fundo! – Gary Vaynerchuk

É extremamente importante que os empreendedores de e-commerce entendam como aproveitar as plataformas de mídia social para envolver pessoas e convertê-las em clientes, explorando estratégias de marketing digital primordiais na criação de uma marca pessoal.

Este é o ponto central do best-seller internacional “Vai Fundo!”, em que Gary Vaynerchuk conta suas conquistas frente à criação de uma das primeiras lojas virtuais do mundo, o Wine Library TV.

Nele, você vai encontrar diversas dicas de como rentabilizar o seu negócio na internet utilizando ferramentas digitais.

O autor, que é um dos especialistas em marketing digital mais conhecidos da atualidade, oferece uma série de orientações práticas para gerar conteúdo diferenciado, garimpar leads para o seu negócio e fidelizá-los.

Apesar do livro ter sido escrito há mais de uma década, seus princípios ainda são verdadeiros com todas as plataformas digitais existentes, e vão te orientar a transformar sua paixão em sua carreira na internet, onde tudo se expande e se monetiza.

Vai Fundo!

5. Negócios Digitais – Alan Pakes

Para fechar nossa lista de livros sobre e-commerce, temos a obra brasileira “Negócios Digitais”. Ela é indicada para todo empreendedor que deseja usufruir do real poder da internet para montar um negócio online, mas não sabe por onde começar.

Escrito por Alan Pakes, fundador do Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital, o CONAED, essa obra reúne os 17 maiores empreendedores digitais do país para estruturar o passo a passo da construção de um negócio online promissor.

O autor e todos os coautores direcionam seus ensinamentos para os empreendedores iniciantes, focando no desenvolvimento do mindset empreendedor, na escolha de um nicho lucrativo, execução de estratégias de marketing digital, liderança, vendas e relacionamento com o cliente.

Por fim, o livro incentiva não apenas o sucesso financeiro, mas também a responsabilidade social e a felicidade de todos que queiram se aventurar no e-commerce e descobrir novas oportunidades na rede.

Negócios Digitais

E-commerce: uma tendência para o empreendedor!

Considerando o elevado crescimento do mercado de e-commerce no Brasil e no mundo, percebe-se que este segmento é uma tendência para quem deseja ter sucesso ao empreender.

Segundo pesquisa realizada pela Neotrust, as vendas de e-commerce no país tiveram alta de 21% no primeiro mês de 2022, comparado ao mesmo período de 2021.

Esse dado prova que o momento de se investir no comércio virtual é agora! 

Aproveite nossas indicações de livros sobre e-commerce como um guia para a sua qualificação, e o sucesso do seu empreendimento digital será inevitável!

E se você já quer colocar os aprendizados em prática, que tal conhecer mais sobre Shopee, um dos marketplaces mais visitados do Brasil? Faça o download de um e-book gratuito sobre “Como vender na Shopee?” e descubra tudo o que você precisa para começar a atrair clientes e vender! 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!