Com processos cada vez mais remotos e digitais, um Certificado Digital é uma ferramenta necessária para o seu negócio ganhar agilidade nos processos. 

Para emitir o Certificado Digital você precisará de uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil). Por isso, é importante averiguar se a unidade certificadora que está contratando está habilitada para esse processo, pois é isso que garante a legalidade do documento. 

Para gerar uma identidade exclusiva o Certificado Digital utiliza chaves criptográficas – em arquivo digital ou token. O certificado armazena informações da pessoa ou empresa, uma chave que é associada ao CPF ou CNPJ, e uma assinatura digital.

É importante entender quais os tipos de certificados digitais existentes e qual se aplica melhor à realidade do seu negócio. 

Neste artigo vamos abordar algumas das vantagens na utilização do Certificado Digital e como fazer para conseguir o seu. 

Quais são os benefícios do certificado digital?

O Certificado Digital funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas com mobilidade e praticidade, pois facilita uma série de transações fiscais. 

De forma geral, os seus maiores benefícios estão ligados à economia de tempo e deslocamento. Existem outras vantagens que você pode considerar para utilizar o Certificado Digital no seu negócio. São elas:

  1. Segurança: com a assinatura digital é possível assinar documentos com valor jurídico e garantir a segurança das informações do seu negócio;
  2. Sustentabilidade: também é uma forma de economizar recursos sustentáveis, já que não é preciso deslocar-se para assinar documentos nem imprimir papéis para comprovar transações. 
  3. Praticidade: Além de economizar tempo da equipe, também permite que ações contábeis sejam feitas sem complicações. 

Como obter um certificado digital gratuito?

Primeiramente, não podemos afirmar se existe um certificado digital grátis, mas é possível entender as suas particularidades e em quais casos ele é necessário.

Assim como qualquer produto digital que ofereça algum benefício para o negócio, o Certificado Digital tem um custo. Esse custo pode ser diluído muito suavemente no orçamento da empresa se comparado ao tanto de benefícios e economia em deslocamento e tempo que ele proporciona.

Certificado digital gratuito: o MEI precisa para emitir nota fiscal?

Existem muitas dúvidas sobre quem precisa de Certificado Digital. No caso do MEI um certificado digital MEI não é obrigatório por lei, mas o microempreendedor pode utilizá-lo como um recurso extra que garanta operações digitais mais profissionais e seguras. Dessa forma, o certificado digital mei também serve para a segurança das operações eletrônicas e ainda evita fraudes no processo.

Durante a emissão da NF-e, o certificado sera exigido e ele funciona como a assinatura eletrônica que comprova a validade do documento fiscal.

O Bling te ajuda a adquirir um certificado digital: veja o passo a passo

O primeiro passo é escolher uma Autoridade Certificadora habilitada pelo ICP-Brasil: no caso, o Bling possui parceria com a Certisign e você pode adquirir o Certificado Digital ideal para o seu negócio.  

O próximo passo é comparecer a uma agência da Autoridade Certificadora com a documentação necessária para emissão do documento eletrônico. O preço pode variar de acordo com o modelo que você for adquirir.

Com a pandemia o Certificado Digital ICP-Brasil passou a ser emitido através de videoconferência. O formato por videoconferência somente é válido para o primeiro Certificado Digital, de Pessoa Física e Jurídica, restrito a validade de 12 meses, podendo ser um A1, no computador, ou A3, no cartão, token ou na nuvem.

Para obter o seu Certificado Digital é simples:

  1. Solicitação: Efetue a compra da sua certificação e aguarde a confirmação do pagamento. Após a confirmação, realize o agendamento do atendimento escolhendo o dia e horário que deseja;
  2. Validação: Envie previamente os documentos exigidos;
  3. Emissão: Acesse o link para o atendimento no dia e horário escolhido anteriormente e através do site da Certisign já é possível gerar o Certificado Digital. 
  4. Instalação: Prossiga para configurar o Certificado no Bling e utilizá-lo nas transações do seu negócio. 

O Certificado Digital vem acompanhado de muitas vantagens para quem atua no mercado online, pois traz ainda mais mobilidade e segurança para as operações burocráticas da empresa. 

Associado ao sistema de gestão ERP em nuvem, ele fará parte de processos mais seguros e tecnológicos e também de um trabalho mais fluido e descomplicado.