Já pensou em investir em um novo canal de vendas B2B para sua empresa? Essa pode ser a solução para aumentar seu faturamento e tornar a jornada de compra mais prática e rápida. 

Com a transformação digital no meio corporativo, o e-commerce B2B vem ganhando força entre as empresas, especialmente as que desejam se manter atualizadas e proporcionar uma boa experiência para os clientes. 

Se esse é o seu caso, então, chegou a hora de aprender mais sobre essa modalidade de venda. Confira quais as melhores plataformas e as principais métricas para acompanhar e medir o sucesso do seu negócio digital.

O que é um e-commerce B2B?

Um e-commerce B2B é uma loja virtual para venda de produtos e serviços entre empresas (business-to-business). 

Em outras palavras, é quando uma empresa que atende outras empresas, possui uma loja online e permite que o cliente faça a compra de forma independente, simplesmente acessando a plataforma de venda. 

Apesar desse canal ser mais conhecido entre as empresas B2C (que atendem o consumidor comum, pessoa física), o e-commerce pode ser muito estratégico para o mercado B2B, e já é uma tendência mundial. 

Segundo a Gran View Research, o mercado global de e-commerce B2B deve crescer, anualmente, 19,7% de 2022 até 2030.

No Brasil, esse tipo de e-commerce está em alta, com grandes empresas como Ambev, Unilever e P&G disponibilizando o canal para seus parceiros e revendedores. 

Essas informações apenas confirmam que uma jornada de compra rápida e simples também é a preferência de muitas empresas. 

Afinal, no e-commerce, o cliente possui a loja aberta 24 horas por dia e acesso ao catálogo de produtos. Isso permite que novos pedidos sejam feitos, independentemente do dia (seja final de semana ou feriado) ou hora. 

Se você não quer ficar para trás nessa tendência, continue acompanhando este guia para entender como começar essa modalidade de venda na sua empresa.

Quais as características do e-commerce B2B?
Pode ser que sua empresa não esteja no patamar da Ambev ou Unilever, por exemplo. No entanto, isso não quer dizer que o e-commerce B2B não seja para você. 

Esse canal pode ser utilizado por negócios de qualquer tamanho, pois o modo como as empresas compram é que mudou. 

O consumidor empresarial está, cada vez mais, buscando orientar suas compras por demanda e ter a independência de fazer um pedido onde e quando quiser.

Portanto, se sua empresa atende outras empresas, você já possui a primeira e principal característica de um e-commerce business-to-business. 

Além disso, outros aspectos comuns desse tipo de canal são:

Venda de produtos/serviços de ticket médio alto

Uma das características mais marcantes desse tipo de e-commerce é o valor dos produtos e serviços vendidos. Isso porque os itens comercializados possuem um ticket médio alto, comparado ao praticado no mercado B2C.

Afinal, os produtos e serviços desse tipo de negócio, em geral, incluem equipamentos, maquinários, soluções tecnológicas e por aí vai. 

Mesmo quando o produto em si não é caro, o pedido com um grande volume pode tornar o investimento mais alto. 

Esse é o caso dos fornecedores da Ambev, por exemplo. Imagine a quantidade de produtos que um supermercado adquire na empresa para colocar à venda? Esse tipo de pedido, certamente, possui um ticket alto. 

Ou seja, esse tipo de transação comercial causa um impacto maior no orçamento das empresas compradoras.

Pedidos em grande volume

Como vimos, normalmente, os e-commerces B2B trabalham com pedidos com um alto volume. Ou seja, a compra de diversas unidades do produto. 

Esse é o caso, por exemplo, de empresas que trabalham com a venda por atacado. Se você atua no ramo de vestuário e vende para outras empresas, seja para uso interno, revenda ou distribuição, ter um e-commerce pode ser interessante. E isso também vale para negócios de outras áreas.

Um ponto importante, nesse ponto, é que sua loja virtual precisa estar preparada para lidar com essa demanda. 

Preços e condições personalizadas

Outro aspecto muito presente no mercado business-to-business é a personalização do preço, prazo, condições de pagamento de acordo com o cliente atendido. 

Diferentemente do que acontece em empresas B2C, que normalmente trabalham com preços fixos, as empresas B2B buscam atender a necessidade individual de cada consumidor

Isso quer dizer que uma característica do e-commerce, nesse tipo de negócio, é a possibilidade de negociar preço, como no caso de compras frequentes ou contratos de longo prazo, ou oferecer descontos escalonados, conforme a quantidade de itens adquiridos. 

O que considerar ao escolher uma plataforma de e-commerce B2B?

Agora que você já sabe o que é e os principais aspectos de uma loja virtual business-to-business, confira os principais pontos para te ajudar a escolher a plataforma ideal.

1. Usabilidade fácil e intuitiva

Um dos pontos mais importantes a ser analisado ao escolher uma ferramenta é a facilidade da usabilidade.

Sabemos que o mundo está cada vez mais digital, porém, muitos clientes ainda não têm afinidade com as ferramentas virtuais. 

Por isso, teste a plataforma e confira se ela é intuitiva e fácil de navegar. Analise a facilidade para identificar as informações e emitir o pedido. 

Outro ponto relevante é verificar se ela motiva o cliente a explorar outros itens, notifique a reposição de mercadorias e se o convida a usar mais vezes.

Por fim, um fator imprescindível é que a plataforma seja responsiva, ou seja, se adapte tanto ao computador, quanto ao celular.

2. Forma de exibição do portfólio

Você já parou para analisar se suas vendas são bem equilibradas em seu portfólio ou são baseadas em apenas alguns produtos? 

Muitas empresas constatam que seu maior volume de vendas está em apenas alguns itens do portfólio. Uma das causas possíveis para isso é o cliente não ter acesso a todos os produtos disponíveis.

Dessa forma, como ele vai comprar, se não sabe que você vende?

Por isso, escolha uma plataforma em que seu cliente tem o seu catálogo completo de produtos na palma da mão. Com destaque para lançamentos, promoções, informações sobre últimas compras e a forma de pagamento.

Mais do que isso, ela deve permitir que as tabelas de preço sejam personalizadas conforme a política criada para o cliente. 

Outro ponto importante é você ter acesso a relatórios e indicadores para acompanhar a jornada do cliente. Assim, seu vendedor pode trabalhar estrategicamente para indicar novos produtos para o pedido.

3. Possíveis integrações

Se você já está na internet, certamente seu cliente já compra de você digitalmente.

Muitas vezes, ele envia para o seu vendedor o pedido por e-mail ou WhatsApp, não é?

A grande questão é que esse pedido terá que ser imputado no sistema, aumentando a chance de erros operacionais. Afinal, quanto mais manual o processo, maior a chance de erro.

Ao investir em um e-commerce B2B que permite integrações com outros sistemas, como o Bling, seu processo está blindado quanto a esse problema. Além disso, seus pedidos estarão centralizados em um único lugar, facilitando sua análise por meio de relatórios personalizados. 

4. Facilidade de implementação

Na hora escolher a plataforma e-commerce, busque por aquela que não exija grandes investimentos e seja fácil de implementar. 

Atualmente, existem diversas opções, mas nossa dica é nossa parceira Mercos, uma das alternativas mais práticas e completas do mercado.

Outro ponto importante: opte por uma plataforma que seja de fácil customização e ajuste de layout, para evitar a contratação de serviços de terceiros. Além de economia, sua empresa ganha no tempo da execução dos projetos.

5. Permissão de acesso

Diferente das plataformas B2C, no mercado B2B o ideal é que o acesso dos clientes seja restrito por meio de login e senha. 

Afinal, trata-se de transações entre empresas, portanto, é importante garantir que apenas clientes autorizados acessem alguns recursos, confira preços personalizados, informações específicas e outros detalhes relevantes.

Quais as principais plataformas de e-commerce B2B?

Existem diversas plataformas que você pode contratar para criar o e-commerce da sua empresa. Entre as principais, podemos citar:

Loja Integrada

Essa é uma das plataformas de loja virtual mais famosas do país, com mais de um milhão de lojas virtuais criadas. Com ferramentas intuitivas e um suporte eficiente, a Loja Integrada possui diversos planos e funcionalidades, facilitando que você contrate exatamente o que precisa. 

MercadoShops

MercadoShops é a plataforma de e-commerce do Mercado Livre, uma opção super interessante para empresas de pequeno e médio porte.

Ela conta com integrações exclusivas, como o Mercado Envios, além de permitir uma personalização completa da loja virtual, o que é uma vantagem para o e-commerce B2B. 

Nuvemshop

A Nuvemshop é outro nome muito conhecido quando o assunto é plataforma de e-commerce. Ela é considerada uma das alternativas mais completas do mercado, além de ser fácil de usar. 

Fora isso, ela permite integrações interessantes com outros canais de venda, como os marketplaces e as redes sociais.

WooCommerce

Para quem já utiliza o Wordpess e quer criar uma loja virtual, o plugin Woocommerce é a opção ideal. Uma das maiores vantagens dessa plataforma é sua interface amigável e de fácil navegação, o que a torna interessante para quem está começando agora no mercado de e-commerce.

Tray 

Já para aqueles que procuram uma plataforma com bom custo-benefício, a Tray é uma excelente opção. Ela já está no mercado de e-commerce há 15 anos, e conta com ferramentas muito interessantes, além de permitir a customização da loja virtual. 

Uma vantagem em comum entre todas essas plataformas é que elas podem ser integradas ao ERP Bling! Ou seja, além dos benefícios de cada uma, você pode fazer uma gestão completa e eficiente do seu negócio em um só lugar. 

Quer conferir outras plataformas que permitam essa integração? Confira aqui!

5 KPIs para acompanhar no e-commerce B2B

Agora que você sabe o que um bom e-commerce business-to-business precisa ter, e as principais plataformas que pode usar, que tal aprender sobre as métricas mais indicadas para acompanhar? 

Os KPIs, ou Key Performance Indicators, são indicadores de performance que ajudam a entender o cenário atual da sua loja virtual, conferindo o resultado das suas campanhas de venda, etc. 

Entre as métricas mais interessantes para mensurar, estão:

  1. Visitantes únicos: esse KPI mostra o número de visitas individuais que o seu e-commerce recebeu. É uma métrica importante para acompanhar mensalmente, pois pode gerar insights sobre suas ações de marketing e quantas pessoas têm acessado o site. 
  1. Valor médio do pedido (AOV): o AOV mostra a média de gasto de cada pedido feito em sua loja virtual.  Acompanhar essa métrica ajuda a ter uma previsibilidade do lucro do e-commerce e fornece informações importantes para as estratégias de precificação.
  1. Taxa de conversão: KPI que mostra a porcentagem de usuários que realizaram a ação desejada, como finalizar a compra. Dessa forma, você consegue perceber quantos visitantes, de fato, se tornam clientes. 
  1. Taxa de abandono de carrinho: porcentagem de usuários que colocam produtos no carrinho de compras, mas não concluem a transação. Esse KPI pode render insights para melhorar a jornada de compra e fornecer dados para fazer uma campanha de remarketing
  1. Taxa de rejeição: métrica que mostra a quantidade de visitantes que saem do seu e-commerce sem fazer nenhuma ação. Ela é o contrário da taxa de conversão. Se essa taxa está alta, pode indicar desinteresse dos usuários nos seus produtos ou problemas na experiência do usuário no site. 

Pronto para abrir seu e-commerce B2B? Conte com o Bling para gerenciar seu negócio! 

Um sistema de gestão online (ERP) integrado à plataforma de e-commerce torna sua loja mais eficiente

Afinal, ele permite a integração de todos os setores, e você pode administrar tudo em um único local, reduzindo a divergência de dados e erros operacionais. 

Um bom ERP que pode te ajudar a gerir seu e-commerce é o Bling. Com ele, você pode:

  • fazer cadastro de fornecedores;
  • emitir as notas fiscais dos seus clientes;
  • integrar sua loja virtual aos principais marketplaces do mercado;
  • controlar e gerenciar seus envios.

Além de diversas outras funcionalidades que vão tornar o seu dia a dia mais fácil, automatizando tarefas para focar no que realmente importa: tornar o seu negócio um e-commerce de sucesso. 

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