Se você trabalha com e-commerces e marketplaces, saiba que está perdendo dinheiro se ainda não está usando, em conjunto, o ERP e o Hub de Integração. Apesar de ter funções diferentes, as plataformas se complementam para aprimorar a administração e a operação.

Para entender a relevância de usar esses sistemas simultaneamente, confira os dados do comércio eletrônico no Brasil, divulgados pela Conversion. Somente em julho de 2023, foram 2,53 bilhões de acessos nos e-commerces e 1,1 bilhão de visitas aos marketplaces.

Aliás, imagine como seria interessante integrar sua loja virtual com Mercado Livre, Amazon ou Shopee, as marcas que detém o maior market share. A possibilidade de vender aumenta exponencialmente, considerando o comportamento de compra dos brasileiros, não é?

Essa ideia despertou seu interesse? Então, siga conosco para entender como aprimorar sua presença digital usando o ERP e o Hub de Integração. E, além de conferir a diferença entre esses conceitos, veja as funções de cada um e as razões para usá-los em sinergia.

O que significam os conceitos de ERP e Hub de Integração?

ERP e Hub são complementares: o primeiro é um sistema de gestão, enquanto o segundo integra várias plataformas para sincronizar as informações. Quando usadas em conjunto, tais soluções otimizam as operações da empresa de ponta a ponta, desde preparar o terreno para o pré-venda até fidelizar o cliente no pós-venda.

O que é ERP?

ERP é a sigla para “Enterprise Resource Planning”, que, em português, significa “Integrador” ou “Sistema de Gestão Empresarial”. O objetivo é unificar as informações de vários setores, tendo uma visão estratégica e detalhada de tudo o que acontece na operação, o que propicia ganho de tempo e direcionamento assertivo de investimentos.

De modo geral, o ERP unifica informações que incluem:

  • pagamento e recebimento de contas; 
  • geração e envio de notas fiscais;
  • armazenamento de contatos de clientes;
  • despacho de produtos via transportadora;
  • e assim por diante.

Nos e-commerces e marketplaces, por exemplo, esse software permite fazer a gestão de todo o processo de compra e venda, de maneira ainda mais eficaz. 

O que faz um ERP?

O ERP tem um amplo leque de funções. Para exemplificar, veja alguns dos recursos disponíveis no Bling:

  • integração entre e-commerce e marketplace;
  • emissão e envio de notas fiscais;
  • geração de boletos para cobrança;
  • conta digital para agilizar o recebimento;
  • controle financeiro efetivo;
  • emissão do certificado digital;
  • organização do ponto de venda (PDV);
  • chatbot para automatizar as vendas;
  • otimização dos processos logísticos;
  • controle do estoque e das vendas;
  • gerenciamento das comissões;
  • visão geral e estratégica do negócio;
  • otimização da gestão da empresa.

O que é Hub de Integração?

Hub é a palavra em inglês para “ponto central”. Nos negócios, trata-se de uma plataforma que integra empresas e ferramentas em um só lugar. Nas vendas online, por exemplo, pode-se unir todas as soluções necessárias para vender e entregar, tal como o ERP.

A propósito, marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Americanas e Magalu são ótimas oportunidades para aumentar as vendas. Esses sites têm alta performance e credibilidade no mercado, conectando consumidores e vendedores, com segurança e muita visibilidade. 

Por sinal, muitos sellers vendem simultaneamente em mais de um marketplace. A tendência é que, quanto mais canais de exposição de produtos, maiores serão as vendas. Por outro lado, mais tempo será necessário para gerenciar tudo em plataformas diferentes, certo? 

É aqui que o integrador de marketplace se torna vital para simplificar e aperfeiçoar a gestão de todas as contas, usando uma só plataforma. Com o Hub de Integração, o vendedor envia todos os produtos cadastrados uma única vez, controla o estoque e gerencia os pedidos. 

Em geral, as principais funções de um Hub de Integração são:

  • gerenciamento das vendas, desde a divulgação até a entrega;
  • cadastro de produtos para enviar uma única vez aos marketplaces;
  • geração de relatórios de anúncios, vendas e estoque;
  • automatização dos processos de separação e envio.

Há ainda aqueles que oferecem funcionalidades atreladas às estratégias de venda e criação de campanhas. Por falar nisso, alguns marketplaces dão preferência para os anúncios que usam seus serviços de fulfillment, terceirizando o estoque e diversos processos logísticos.

Aproveite para ler!

Qual a diferença entre ERP e Hub de Integração?

A diferença entre ERP e Hub de Integração está no objetivo de cada plataforma. Primeiramente, o foco do sistema de gestão é aprimorar as operações, organizando os processos internos, como a emissão de notas fiscais. Já o Hub visa integrar outras soluções, a exemplo do gerenciamento de anúncios nos marketplaces. 

Tais soluções, quando usadas em conjunto, trazem um diferencial competitivo para as companhias, sobretudo no varejo digital. 

Leia também!

25 exemplos de integrações do Bling via sistema Hub

A seguir, elencamos as principais integrações do Bling, tanto para marketplace quanto para e-commerce:

  1. Amazon;
  2. Mercado Livre;
  3. Shopee;
  4. Carrefour;
  5. Ali Express;
  6. Magalu;
  7. GPA;
  8. Centauro;
  9. Leroy Merlin;
  10. Madeira Madeira;
  11. Wish;
  12. Colombo;
  13. Peixe Urbano;
  14. Groupon;
  15. Buscapé;
  16. Zoom;
  17. Nuvemshop;
  18. Tray;
  19. Shopify;
  20. WooCommerce;
  21. Wix;
  22. Magento;
  23. VTex;
  24. UOL Host;
  25. Pluga.

Bônus: mais 15 integrações logísticas do Bling

Adicionalmente, o Bling viabiliza um amplo leque de integrações para otimizar a logística, inclusive via fulfillment ou tratativa direta com a transportadora. Veja alguns exemplos:

  1. Americanas Fulfillment;
  2. Fulfillment by Amazon;
  3. Mercado Envios Full;
  4. CorreiosLog;
  5. GPA Marketplace;
  6. Pier8;
  7. SHL;
  8. iBex Logística;
  9. Estoca;
  10. UX Solutions;
  11. Stokki;
  12. Jadlog;
  13. Loggi;
  14. Jamef;
  15. Asap Log.

Por que usar o ERP e o Hub de Integração? 5 benefícios

Antes de mais nada, tenha em mente que o ERP não substitui o Hub e vice-versa. Na verdade, ambos são essenciais para propiciar mais organização, praticidade, eficácia e produtividade a quem trabalha com vendas, sobretudo em marketplaces e e-commerces. 

Veja alguns benefícios que os selles têm ao usar essas soluções conjuntamente:

  • ganhar tempo para desempenhar funções estratégicas e reduzir tarefas manuais;
  • ter canais de vendas integrados com as áreas administrativas de toda a empresa;
  • gerenciar o estoque e os pedidos de maneira facilitada;
  • mitigar as falhas na operação, que podem trazer prejuízos;
  • melhorar toda parte estratégica da organização.

Em se tratando de um integrador com marketplaces, por exemplo, imagine que você queira vender na Magalu. Além de se cadastrar na plataforma, é essencial que sua empresa esteja preparada para corresponder à demanda de um dos sites de vendas com maior audiência. 

A boa notícia é que você pode usar a tecnologia a seu favor, o que não se resume ao ERP e Hub. Para possibilitar o uso de todas as plataformas de integração, empresas como o Ideris (integrador de marketplace) e o Bling (ERP) utilizam uma API. E isso nos leva ao próximo tópico. 

O que é API?

API vem da sigla “Application Interface Programming”, que se traduz para o português como “Interface de Programação de Aplicativos”. Essa ferramenta faz com que diferentes sistemas conversem entre si, o que inclui os marketplaces, hubs e ERP.

Com a API, pode-se:

  • integrar sistemas diferentes, sincronizando os dados entre as plataformas;
  • disponibilizar parte das informações, visando manter a segurança dos dados;
  • personalizar a solução conforme as regras de negócio, agilizando a automatização;
  • acompanhar a origem de todos os acessos, além de controlar as alçadas;
  • obter uma fonte de renda, pois a liberação de acesso à API pode ser monetizada.

Para facilitar o entendimento, dê o play neste webinar que mostra como enviar e configurar a API de fretes do Carrefour no sistema do Bling:

https://www.youtube.com/live/8cm3bbwv2K0?si=lDlEe8UlgPhRdTp7

Como otimizar o uso de ERP e Hub de Integração no Bling?

Agora que você já sabe a importância de usar ERP e Hub de Integração em conjunto para aprimorar a gestão do negócio e vender mais, que tal fazer um teste grátis do Bling? Dessa maneira, você pode testar na prática como esses recursos podem alavancar os resultados.

Para completar, veja como é fácil integrar sua loja virtual com o Bling a fim de impulsionar suas vendas online: