Todas as empresas precisam de uma gestão contábil eficiente e que facilite os processos burocráticos que envolvem a área. Este controle avalia os impostos, as vendas, o que já foi pago e a movimentação como um todo. Assim, os empreendedores podem acompanhar os custos da empresa, bem como os seus ativos e passivos, a receita do período e a lucratividade obtida nas vendas.

Mas, já podemos imaginar que o controle de todas essas frentes acaba sendo complexo e trabalhoso, o que exige a contratação de serviços contábeis, como um contador independente ou um escritório de contabilidade.

Mesmo com este apoio, e para a gestão contábil de fato acontecer, é preciso que a empresa se comprometa em enviar os documentos pertinentes com uma certa frequência.

Vamos entender agora como um sistema de gestão pode ajudar na gestão contábil da empresa? Continue a leitura!

Documentos necessários para fazer a gestão contábil

Mensalmente, a empresa deve compartilhar com o seu contador alguns documentos para fazer o fechamento fiscal e apuração dos impostos devidos, são eles: notas fiscais de saída e entrada, xml, relatórios de transações e outros arquivos fiscais.

O envio destes documentos manualmente está sob responsabilidade do empresário, que está envolvido diariamente no volume de vendas da empresa e pode não priorizar a organização para facilitar a rotina da contabilidade. Sendo assim, problemas como atraso no envio, atraso na análise, geração de guias e pagamento de impostos, cobranças e falta de organização podem estar presentes na rotina da empresa.

Contabilidade gerencial: é possível automatizar?

A gestão contábil ou contabilidade gerencial, pode ser facilitada quando utilizamos da tecnologia para melhorar os controles e processos. Por isso, a resposta é sim! É possível automatizar algumas rotinas a partir de um sistema completo: como o compartilhamento de informações e documentos.

Vantagens de automatizar o compartilhamento de informações e documentos:

  • Melhor comunicação entre empresa e contador;
  • Cumprimento de prazos;
  • Compartilhamento dos documentos corretos;
  • Evitar retrabalhos e perda de tempo;
  • Maior produtividade do contador;
  • Armazenamento seguro em nuvem;
  • Transparência de informações;

Como um sistema de gestão integrado à contabilidade pode ajudar?

Empresas que utilizam sistema de gestão para planejar e executar processos do dia a dia, conseguem concentrar as informações em um único local, o que contribui para a organização geral da empresa.

Também conhecida como sistema ERP, a ferramenta auxilia os empreendedores nas seguintes funções:

  • Controle logístico e de estoque
  • Gestão financeira e de vendas
  • Cadastro de clientes e fornecedores
  • Emissão de diversos tipos de notas fiscais
  • Integração com marketplaces e plataformas de e-commerce para quem vende online.

Quando o sistema de gestão está integrado à gestão contábil, o contador consegue visualizar as informações e documentos necessários da empresa. Dessa forma não há a necessidade de solicitar que o empresário interrompa as suas atividades para compartilhar os dados.

Para facilitar ainda mais a contabilidade gerencial e otimizar o tempo do empresário, o sistema envia os documentos de uma só vez, possibilita o compartilhamento de arquivos extras e ainda torna possível a configuração de um lembrete para envio ou automação do envio.

Espaço Meu Contador e a gestão contábil da empresa

Com o sistema de gestão do Bling, o empresário e o seu escritório contábil, podem utilizar o Espaço Meu Contador, uma nova funcionalidade que agiliza, facilita e torna mais produtiva a troca de informações entre as duas partes.

Por meio do Espaço Meu Contador, é possível enviar, receber e fazer download de arquivos como notas, relatórios, contas, entre outros. Do sistema de gestão (o coração da empresa) direto para a contabilidade.

A troca de informações e arquivos é segura, exigindo um cadastro do contador e do seu escritório contábil, caso tenha.

Ainda é possível definir o melhor dia do mês para envio dos arquivos, assim o sistema irá lhe enviar um lembrete para que o prazo não seja perdido. E se preferir, configurar e automatizar o envio no dia escolhido.

Conheça todas as funções desta nova solução do Bling aqui

Todavia, se você ainda não tem um sistema de gestão para controlar a sua empresa, saiba que um ERP se encaixa para empresas de diversos tamanhos, de micro a grandes negócios, de segmentos variados, e no e-commerce ou loja física.

Negócios online e também operações híbridas têm muito a se beneficiar com as integrações que o sistema oferece, já que unifica processos básicos de gestão e converte maior organização para o negócio.

Quer saber mais? Acesse aqui o Guia completo sobre Sistema ERP.