No departamento de logística das empresas há dois processos importantíssimos e que devem ser muito bem definidos: picking e packing. Você sabe o que são e quais as diferenças entre eles?
Se tem uma coisa que é fator de sucesso (ou insucesso) para uma empresa é a organização dos processos. Processos bem definidos e organizados poupam tempo, dinheiro e evitam o desgaste de colaboradores e gestores.
E quando falamos em processos organizados, desencadeamos uma série de atividades que perpassam todos departamentos da sua empresa, seja ela pequena, média ou grande.
O que você verá no artigo:
O picking é um processo de separação dos produtos
O processo de picking é, basicamente, a separação dos produtos no estoque. Ou seja, a seleção dos produtos que serão enviados para determinado pedido.
Ele é considerado um dos processos logísticos mais críticos, pelo fato de envolver muita mão de obra — entre 30 e 40% do custo de mão de obra de um estoque fica circunscrito a essa atividade — e também por ser um dos grandes influenciadores no tempo de execução do ciclo total do pedido. Isto é, desde o momento em que o cliente faz o pedido até recebê-lo.
Ele pode ser feito de diversas maneiras
- No processo de Picking Discreto, cada colaborador envolvido executa a operação do início ao fim em um pedido de cada vez.
- Já no Picking por Zona, como o nome sugere, o processo de picking é dividido em zonas, onde cada colaborador atende apenas um tipo de SKU (Stock Keep Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque, em português).
- No Picking por Lote, vários SKUs juntos formam um lote. Esse tipo de processo consiste em cada operador atender um lote com vários SKUs diferentes.
- Por último, há o Picking por Onda, no qual cada colaborador atende apenas um SKU, mas com um intervalo de tempo determinado. Isso evita o acúmulo na expedição.
O packing é um processo de embalagem de um produto
Em um primeiro momento, isso soa como algo simples, porém o packing, em um processo logístico, demanda muita atenção e organização. Qualquer erro aqui significa um produto que não vai chegar ao cliente da forma como deveria.
Utilizar a embalagem apropriada, com a devida proteção e de acordo com o seu produto (forma, tamanho, material etc) são preceitos que devem ser definidos no processo de packing para evitar a logística reversa.
O packing ainda pode ser usado como estratégia de marketing para o seu negócio: invista em embalagens diferentes, personalizadas de acordo com o seu cliente. Ações como essa aumentam sua clientela e a mantêm feliz.
Picking e packing funcionam melhor com plataformas integradas
A melhor forma de melhorar a performance dessas ações é integrar as suas plataformas de serviço, como seu e-commerce e ERP, por exemplo. Assim você economiza tempo e dinheiro e não se desgasta.
E agora que você sabe a diferença entre picking e packing, quer receber mais informações sobre logística, e-commerce, ERP e outros assuntos direto na sua caixa de e-mail? Cadastre-se na nossa newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!