O início de um negócio é um período de muitos aprendizados, desafios e principalmente de muita dedicação. Empreender exige conhecimentos e atualizações constantes sobre mercado e oportunidades. E para gerenciar os riscos e começar a passos lentos uma ótima oportunidade é iniciar com um negócio de pequeno porte como um MEI – Micro Empreendedor Individual.

O Brasil marca em 2019 o número de mais de 8 milhões de microempreendedores formais, e segundo o Sebrae a maior parte das atividades é relacionada a vendas e marketing direto (muitos desses e-commerce), seguido por serviços de beleza, serviços domésticos, transportes e pequenos reparos.

Dentro do mundo virtual, o MEI é uma opção para quem está começando e enxerga grande vantagem pela amplitude de serviços que pode oferecer.

O que você verá no artigo:

Quem é o MEI

A categoria surgiu em 2008 por meio da Lei Complementar nº 128, que busca flexibilizar a atuação do empreendedor e formalizar as atividades que muitos brasileiros já desenvolviam sem nenhum amparo legal ou segurança jurídica. O processo de cadastro é simples e pode ser feito pelo site Portal do Empreendedor, somente clicando na aba “Quero ser Microeempreendedor Individual” e realizar o cadastro.

O registro permite ao microempreendedor ter um CNPJ, emitir as notas ficais, alugar máquina de cartão e dispor de empréstimos, quando necessário. Além disso também garante acesso a direitos e befefícios como auxílio doença, salário-maternidade, aposentadoria, etc.

As taxas também são diferenciadas e mais acessíveis, semelhante ao Simples Nacional, mas ainda mais simplificada, com uma taxa fixa e mensal que varia conforme a atividade de serviço prestada.

O MEI para e-commerce

É muito comum grandes empresas iniciarem seus negócios como microempresas. Isso por que é uma maneira de testar as potencialidades da ideia e depois ir crescendo, passo a passo. O que importa é investir toda a sua energia em um negócio próspero e que você vislumbre ali boas oportunidades. O e-commerce é um espaço democrático e que revela infinitas possibilidades aos empreendedores. Separamos algumas vantagens em escolher ser MEI no e-commerce, confira:

1) Baixo custo:

O cadastro de MEI é simples e barato. Pouco burocrático e possui suporte através do Portal do Empreendedor, como já citamos. Fazer o cadastro de MEI é uma forma de começar aos poucos quando você ainda não sabe muito bem como será a aceitação do produto online. Aqui vale ficar atento ao volume de vendas para não extrapolar o limite máximo da categoria.

2) Dispor de um CNPJ:

O CNPJ é a cidadania empresarial e com o registro do MEI você passa a dispor da formalidade para trabalhar. A partir do registro, poderá emitir nota fiscal, acessar serviços bancários, obter empréstimos e também concorrer em licitações.

3) Uso do contador não obrigatório:

O fato do faturamento do MEI anual ser considerado baixo – máximo de 81 mil reais por ano – define que o contrato de um contador não é obrigatório. O próprio empreendedor pode fazer a declaração mensal das receitas brutas, assim como a declaração anual de renda.

4) Pouca mão de obra:

O e-commerce de pequeno porte se caracteriza por não exigir grande demanda de contratação de mão de obra. Mesmo o nome MEI levando o termo empreendedor ‘individual’, conforme a legislação a microempresa pode contratar um funcionário remunerado, podendo receber, no máximo um salário mínimo vigente ou piso salarial da categorial. Ou seja, se a ideia é começar um negócio pequeno no meio virtual, o MEI é ideal pois caso precisar poderá contar também com uma contratação formal.

5) Nota fiscal e NFe:

Apesar de não ser obrigatório, o MEI pode utilizar notas fiscais eletrônicas. Por isso, caso você opte por utilizá-la, será necessário cumprir os mesmos requisitos de uma empresa que não opta pelo MEI. No Bling! você pode emitir suas notas eletrônicas com uma Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado. Após a inscrição, também será necessário ter autorização para emissão de notas fiscais eletrônicas e um certificado digital. A vantagem disso tudo é que a partir de então se pode realizar negócios B2B – quando sua empresa vende diretamente para outra empresa. Confira aqui mais informações sobre emissão de nota fiscal para MEI.

6) Integrações possíveis:

Para quem é MEI, geralmente as opções de serviços, seja em planos com valores diferenciados ou mesmo possibilidade de ingresso como em grandes marketplaces, são mais difíceis. Entretanto, é válido apontar que já existem empresas de olho neste nicho de mercado e oferecem opções exclusivas para quem é MEI.

A opção de MEI é bastante comum no meio dos empreendedores de um modo geral, inclusive os virtuais. A modalidade cresce a cada ano e torna os profissionais mais independentes. Não importa o caminho escolhido, não deixe de tirar as suas ideias do papel e empreender!