Afinal, como saber se uma marca já existe? E porque isso é importante para quem está iniciando um novo negócio?
A verdade é que consultar se o nome da empresa está disponível vai te ajudar a poupar todo o tempo e dinheiro investido em criar a identidade visual, produzir materiais como embalagens, sacolas, cartões de visita e até o seu site, em cima de uma marca já existente e registrada por uma outra pessoa.
A gente não deseja isso para ninguém, não é mesmo?
Mas, então, como evitar esse problema?
Esse será o assunto do nosso guia, por isso continue lendo e solucione as suas dúvidas.
O que você verá no artigo:
Como saber se uma marca já existe?
Para saber se uma marca já existe e está registrada você precisa:
- Acessar o portal do INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial;
- Procurar pela opção “Marcas”;
- Clicar em ”Busca” e depois em “Continuar”;
- Escolher a opção “Marca”;
- Pesquisar se a marca já está registrada.
Ignore a etapa de login e senha, porque você não precisa efetuar nenhum registro para saber se uma marca já existe. Basta seguir como nas imagens abaixo.
Quando você chegar à tela que está representada na imagem acima, será necessário configurar os campos para ter um resultado mais eficiente sobre o registro da marca.
O primeiro campo “Tipo de Pesquisa” diz respeito à forma como o nome escrito por você será pesquisado.
Deixando na opção “Exata” apenas os resultados com nome idêntico ao que você escreveu irá aparecer. Já em “Radical” o nome poderá aparecer de maneira mais livre.
Por exemplo: Em uma pesquisa sobre “Hamburgueria do Zé” se você usar a opção “Exata” só aparecerão resultados com esse nome.
Já ao fazer a pesquisa utilizando a opção “Radical” poderá aparecer resultados como:
- Hamburgueria do Zé Carlos;
- Hamburgueria do Zé Ricardo, entre outros.
O segundo campo, “Marca”, é onde você escreve o nome da marca a ser pesquisada.
Já na terceira área, “Classificação de Nice – NCL”, você poderá definir que a pesquisa apenas seja feita dentro de uma classe específica.
Para conhecer quais são cada uma das classes, basta acessar este link com a lista, contudo, esse campo é opcional, você pode ou não preenchê-lo.
Na última etapa você poderá selecionar quantos resultados quer ver por página.
Pronto! Basta clicar em “pesquisar” para ter o resultado e saber se uma marca já existe e está registrada.
Como registrar uma marca no INPI?
Para registrar uma marca no INPI é preciso seguir os próximo passos:
- Cadastre-se no site do INPI;
- Faça a emissão e pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU);
- Entre com pedido no site do INPI utilizando o número da GRU já quitada;
- Seu pedido será analisado e poderá ou não ser aprovado.
Caso a aprovação não aconteça, você terá um prazo de 60 dias para apresentar recurso com argumentos que possam te ajudar a conseguir o registro.
Importância do registro de marca no INPI
Agora que você já sabe como consultar se a marca já está registrada e entende o passo a passo de solicitar a inscrição, é hora de compreender porque tudo isso é importante.
O registro de marca protege a identidade de sua empresa diante do mercado.
Imagine a situação: você tem a sua marca há anos e um belo dia alguém “bate em sua porta” dizendo que é o proprietário da marca que você utiliza e exige que você mude seu nome. Será um tombo e tanto, não é mesmo?
Todo empenho e custo para fazer com que as pessoas reconheçam sua empresa vai por água abaixo. Afinal, o dono da marca é quem registra ela.
Também é importante salientar que o registro de marca no INPI é essencial para evitar problemas legais e prejuízos financeiros decorrentes de ações de terceiros, caso você insista em usar uma marca que é registrada por outra pessoa.
Em casos de infração, o titular da marca pode recorrer aos órgãos competentes para proteger seus direitos de propriedade intelectual.
Por outro lado, isso significa que, se você for o dono do registro, a sua empresa estará protegida do uso indevido praticado por outras pessoas.
Ou seja, o registro de marca no INPI é importante para proteger e valorizar a identidade visual de uma empresa, produto ou serviço.
Ele garante exclusividade de uso, impedindo que terceiros utilizem ou imitem a marca de forma indevida.
Esse cuidado é fundamental para empreendedores que buscam maior competitividade no mercado, fidelização de compradores e crescimento.
Uma vez que a marca de uma empresa é parte importante de como os seus consumidores te enxergam. É realmente a identidade de sua empresa. Por isso é tão importante protegê-la.
Pronto para consultar e fazer o pedido de registro de marca?
Agora que você aprendeu como saber se uma marca já existe, como fazer o pedido de registro e a importância que isso tem em sua empresa, é hora de se movimentar.
Como você pôde ver, consultar nome de empresa disponível no INPI é simples e prático.
Portanto, não perca mais tempo e vá agora até o site do INPI e comece já a suas consultas, ou mesmo o pedido de registro para sua empresa.
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