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Dicas para vender mais no Dia dos Pais

Pai com uma criança pequena assitindo algo interessante no notebook

O Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de agosto, mas, se você deseja bons resultados, precisa estar à frente da concorrência e começar a se preparar com antecedência. Para ajudar, separamos dicas rápidas e algumas sugestões de estratégias para você conquistar os milhões de filhos que estarão à procura de presentes para seus pais, seja em loja física, seja em loja virtual.

Capriche no visual da loja

Datas comemorativas pedem vitrines temáticas. Portanto, no Dia dos Pais personalize sua loja com criatividade. Para quem não pode contratar vitrinista, a dica é pesquisar referências na internet e adaptar para a realidade do seu negócio. Via de regra, cores como verde, azul e violeta são mais utilizadas em ações voltadas para o segmento masculino.

Lembre-se de aproveitar para avaliar a disposição de móveis, araras e provadores. Se possível, melhore circulação dos clientes e valorize os produtos que estiverem em oferta.

Kits são opções para vender mais

Um recurso bastante eficiente para convencer o consumidor a comprar mais itens é montar combos com preços promocionais, principalmente para quem não consegue escolher um produto entre vários. Por exemplo: kit com camisa, gravata e abotoaduras para um pai workaholic ou social; kit com shampoo, espuma de barbear e cera modeladora para um pai vaidoso. Há inúmeras possibilidades!

Vale presente é um coringa

Sempre existem os filhos indecisos, seja pela falta de tempo para escolher o presente, pouca proximidade com os gostos do pai ou que deixam para comprar na última hora. Para esse grupo, uma boa opção é recorrer ao vale presente. Essa ainda é uma oportunidade para você conquistar o cliente quando ele for resgatar o produto.

Leia também: 5 dicas fundamentais para fidelizar seus clientes

Reforce o atendimento

Qual o horário de atendimento da sua loja? Avalie o custo e benefício de abrir um pouco mais cedo ou fechar mais tarde para conseguir receber o público que trabalha durante o horário comercial. Assim, além de focar no atendimento aos finais de semana, você consegue atrair uma parcela de clientes que prefere comprar nos dias de semana, geralmente mais tranquilos, com menos movimento no comércio.

E por falar em atendimento, brindes e sorteios são mimos que funcionam como um plus na fidelização do cliente.

Consulte as campanhas locais

Confira também o calendário de promoções locais. Se você atua em loja física, consulte a programação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do seu município, pois a entidade costuma realizar campanhas especiais.

Apareça nas redes sociais

As redes sociais vieram para ficar, então você não pode abrir mão dessa poderosa ferramenta de vendas justamente em datas especiais. Procure seguir dois caminhos: posts mais conceituais/emotivos, ressaltando a importância dos pais, e outros mais comerciais, destacando ofertas, kits e sorteios, por exemplo.

No primeiro caso, você ganha com a divulgação da marca e da identidade institucional. No segundo, populariza as mercadorias entre o seu nicho de mercado.

DICA: o e-mail marketing também é uma opção para sua loja chamar a atenção. Pense em vantagens ou condições exclusivas para quem receber a mensagem.

Sua equipe está preparada?

Os atendentes devem abordar os clientes com coerência, oferecendo os produtos certos. Certifique-se de que eles conhecem bem os artigos à venda, bem como sua localização no estoque, características, preços e as promoções que a loja oferece. Importante: observar o cliente é a chave para perceber suas necessidades e mostrar as mercadorias de forma mais assertiva.

Sobre os vendedores, disponibilize incentivos e comissões durante o período para trazer mais motivação a sua equipe.

Você sempre precisa dar atenção ao back office da sua empresa, mas no período que antecede datas comemorativas esse cuidado deve ser redobrado, evitando divergências como disponibilidade do produto, descontos e valor do frete. Tenha um bom sistema de gestão online integrado à sua plataforma de loja virtual e evite essa dor de cabeça.

Leia também: A importância de um ERP integrado para o e-commerce

Dia dos Pais no e-commerce

Quem trabalha com e-commerce não pode ficar parado no Dia dos Pais. Por isso, elaboramos um tópico especialmente para você que quer impulsionar vendas no comércio eletrônico.

As datas comemorativas geralmente aumentam o faturamento no e-commerce. Segundo um levantamento elaborado pela Ebit, especializada em informações do setor, o Dia dos Pais gerou aproximadamente 4 milhões de pedidos em 2016, gerando receita de R$ 1,76 bilhão para as lojas virtuais.

As categorias com maior volume de encomendas foram “Moda e Acessórios” (16%), “Livro/Assinatura de Revistas” (13%), “Telefonia/Celulares” (12%), “Eletrodomésticos” (12%) e “Cosméticos e Perfumaria/Saúde” (11%).

Então fique atento às seguintes dicas para sua loja ‘bombar’ no Dia dos Pais:

PLANEJE

Você deve se planejar com antecedência. Reserve um tempinho para pensar em ações que valorizem o seu negócio no segmento em que atua, relacionando o Dia dos Pais ao produto ou serviço que oferece. Tudo precisa ser bem planejado para que os resultados positivos sejam colhidos mesmo após a data comemorativa.

DIVULGUE

Quanto mais você divulgar, melhor. Mas busque as segmentações ideias para o seu negócio, não adianta ‘atirar para todos os lados’. Mídias sociais, e-mail marketing, links patrocinados e digital influencers são os métodos mais eficazes.

ESTIMULE

Ofereça descontos atraentes e faça promoções que não apenas aumentem as vendas como também ajudem a movimentar estoque e fluxo de caixa. Frete grátis para compras acima de um determinado valor e desconto progressivo são estratégias que costumam funcionar.

ENTREGUE

O consumidor quer que você entregue o que prometeu. Nesse sentido, cuide da logística, pois problemas no prazo de entrega podem gerar problemas diversos, inclusive a perda do cliente. Outros pontos importantes sobre logística são as condições de transporte (siga os cuidados necessários para que a encomenda não chegue danificada) e o preço (não adianta o produto estar com preço atraente se o frete for muito mais caro do que o do concorrente).

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OUÇA

As ações não podem encerrar junto com as datas, sabe por quê? Porque as estratégias mais eficientes são aquelas que conseguem criar um vínculo com o cliente. Isso se chama fidelização. Aproveite o período para fazer negócios e alinhar negociações futuras. Para isso, mantenha canais de pós-venda para que os consumidores possam dar feedback, expressar suas opiniões, tirar dúvidas e até mesmo recomendar o seu e-commerce.

Agora que você conhece dicas para vender mais no Dia dos Pais, comece a agir!

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