Ícone do site Blog do Bling

As melhores práticas para elaborar relatórios gerenciais

Empreendedora cabisbaixa, triste sem conseguir entender os relatórios gerenciais que estão em sua mesa

Quando organizado de modo simples, objetivo e eficiente, o relatório gerencial é uma importante ferramenta de gestão. Infelizmente, em muitos casos gasta-se muito tempo na reunião e construção do documento sem o aprofundamento necessário na análise dos dados. Comprometendo a interpretação das informações e as possibilidades de melhoria e crescimento indicadas pelo relatório gerencial. Conheça as melhores práticas para elaborar relatórios gerenciais de sucesso e não perca nenhuma oportunidade!

Passo a passo para elaborar relatório gerencial

Os relatórios gerenciais de sucesso obedecem a uma ordem básica de produção. Isso ajuda a reduzir o tempo de elaboração. Facilitando também o momento de análise dos dados. Destacamos aqui os elementos mais importantes a serem considerados durante a produção de relatórios gerenciais! Seleção de destinatários, definição dos objetivos e expectativas, apresentação do conteúdo e forma.

Seleção de destinatários

Antes de iniciar a elaboração do relatório gerencial, o responsável pela elaboração do documento precisa ter em mente quais serão as pessoas que terão acesso a esse material. Isso vai determinar o tipo de informação a ser utilizado e também a linguagem do relatório.

Definição dos objetivos e expectativas

Em tese, um relatório gerencial é todo documento escrito que contenha informações relevantes para a gestão do seu negócio. O que o diferencia de outro relatório é a definição do tipo de informação que você pretende acompanhar e a relevância dessas informações para a gestão do seu negócio.

Por isso, ao elaborar seus relatórios gerenciais, tenha em mente o que você espera dele e quais as informações que você pretende obter. O relatório pode ser elaborado como planejamento de gestão. Análise de um determinado momento do negócio e até mesmo análise de desempenho da própria equipe.

Seleção do conteúdo

Quando elaborar relatórios gerenciais, esteja atento à essa etapa do processo. Imagine que você apresente a despesa mensal sem ter em mente qual é a tendência de gastos ou mesmo os valores obtidos em meses anteriores. Por isso, a seleção das informações a serem apresentadas no relatório devem se relacionar com os objetivos gerais e específicos previstos na etapa anterior.

Também é importante pensar no modo como esse conteúdo será apresentado. Dependendo do tipo e da quantidade de informação trabalhada no relatório gerencial. Pode ser necessária a organização do conteúdo em seções como sumário, introdução, objetivos, conclusão, glossário e anexos.

Apresentação prática e comunicativa

Tão importante quanto a seleção do conteúdo a ser incluso no relatório gerencial é fazer com que essas informações sejam claras, práticas e objetivas. Um erro comum nos relatórios gerenciais é conter informações sem a devida interpretação dos dados. Dificultando o entendimento dos dados fornecidos no relatório.

O uso de ilustrações, tabelas, gráficos e demais recursos visuais é de extrema importância para a produção dos relatórios gerenciais. Estes artifícios podem ser usados para simplificar a interpretação de dados. Por último, não se esqueça de numerar seu relatório gerencial para facilitar o arquivamento, pesquisas e referências ao documento no futuro.

Sistema de gestão: ferramenta prática e eficaz na elaboração de relatórios gerenciais

Uma solução prática, segura e eficiente para elaborar relatórios gerenciais é o uso de um sistema de gestão empresarial. Com os dados armazenados no sistema é possível a criação dos relatórios com precisão e rapidez que incluem  dados de estoque, financeiro e de vendas. É possível incluir em um mesmo relatório informações sobre a compra e venda de produtos e serviços, produtos ainda disponíveis no estoque, produtos que não tiveram uma boa saída.

Em relação às informações financeiras e de vendas, o sistema de gestão inclui dados sobre o fluxo de caixa, balancete e ainda informações específicas sobre os clientes. Esse tipo de relatório gerencial obtido a partir dessas ferramentas de gestão são de fundamental importância para a tomada de decisões gerenciais.

Gostou das nossas dicas para elaborar relatórios gerenciais de sucesso? Confira também 5 hábitos do empreendedor de sucesso que você precisa cultivar.

Sair da versão mobile