Para empreender no meio online é preciso ter flexibilidade e adaptabilidade para as mudanças que ocorrem no e-commerce constantemente. Não é novidade que utilizar um sistema de gestão ERP unifica os processos e facilita o trabalho do lojista, os benefícios iniciam no cadastro dos produtos e vão até as integrações logísticas. A logística do e-commerce engloba desde o processo de armazenagem, seleção de pedidos, preparo do produto e transporte.
O e-commerce, está bastante ligado ao sistema de entrega, e é uma área que representa grande parcela da satisfação do cliente em relação a experiência de compra na loja virtual ou e-commerce.
O que você verá no artigo:
Logística integrada, o que é?
Desde a cotação de serviços da transportadora, organização dos pedidos na empresa, envio de pedidos para o sistema logístico dos Correios, criação e envio de registros de coleta e acompanhamento de entrega do produto ao cliente, tudo isso envolve a chamada logística integrada. Através de um sistema de gestão online é possível ter uma logística integrada, pois com a ferramenta é possível automatizar os procedimentos e fornecer mais praticidade para a parte da logística.
O fluxo logístico é parte importante da operação do e-commerce por isso é importante dar atenção especial a essa administração.
Indicamos para manter uma logística eficiente:
Atenção para a armazenagem: A logística começa no estoque. Principalmente quando o lojista trabalha com produtos perecíveis ou que requerem maior controle de temperatura, a armazenagem é fator crucial. Manter o controle de estoque é um passo importante e determinante nestes casos, e é preciso investir em proteção contra umidade e variações de temperatura.
Preparo do produto: O manuseio interno e o preparo dos produtos também já fazem parte da logística. A separação do produto vendido deve ser feita com atenção para para não errar as especificações do pedido do cliente – modelo, tamanho, etc. O embalo também ocorre ainda no estoque e deve ser pensada para cada tipo de produto para que o produto chegue até o cliente no melhor estado possível. O consumidor de e-commerce finaliza o pedido já imaginando a chegada do produto, por isso, vale preparar a entrega com muito carinho.
Deslocamento: Na etapa de transporte o lojista também deve estar atento a algumas questões: garanta a segurança do produto para questões de extravio de mercadorias ou roubos de carga. A transportadora deve oferecer os serviços de rastreamento e escolta das cargas, para que ela fique responsável pelo produto durante o período de deslocamento.
Logística reversa: Quando o consumidor precisa devolver o produto por algum motivo é preciso fazer o processo de logística reversa, ou seja, ele vai receber um código de postagem para a devolução do produto. Assim que a mercadoria chegar ao centro de distribuição (CD), é necessária a conferência do produto e seu estado, para então seguir com a troca ou reembolso.
Integrar para vender mais
O sistema de gestão online faz com que todos os setores da empresa funcionem de forma estabilizada, desde compras, financeiro e logística. O ERP ajuda na produtividade e organização de cada departamento e também faz integrações de forma eficaz e sólida. A ferramenta é um aliado para facilitar o fluxo de informações em tempo real entre os departamentos e faz com que os gestores da empresa tomem decisões mais assertivas baseadas em dados do gerenciador.
A experiência de compra do consumidor está na boa experiência de compra e também de entrega. A logística é fundamental para que o consumidor tenha suas especificidades atendidas e receba a compra com agilidade e segurança. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 3 meses utilizando o cupom #frenet e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.