Uma semana de descontos especiais promete movimentar o comércio (eletrônico e físico) no mês de setembro. É a recém criada Semana do Brasil, uma campanha proposta pelo governo federal para aquecer o comércio e o turismo no mês que, estrategicamente para a economia, estaria sem motivos de datas comemorativas para incentivar as vendas. A também chamada ‘Nova Black Friday’ ocorrerá entre os dias 6 e 15 de setembro.
A ideia é comemorar o patriotismo, do dia 7 de setembro, com as lojas aderindo a descontos consideráveis, estimulando o consumo. A notícia, deve mexer com o setor varejista, em especial o e-commerce, que sempre está de olho quando o assunto são campanhas de desconto, isso por que o consumidor mostra interesse, cada vez mais, pela compra online.
O que você verá no artigo:
Semana do Brasil foi inspirada na Black Friday
A Black Friday, surgiu nos Estados Unidos, e é comemorada após o Dia de Ação de Graças (sempre ao final de novembro). Diversos países aderem a ‘sexta-feira negra’ como um apelo para o consumidor aproveitar descontos especiais oferecidos pelo comércio, e desta forma, aquecer a economia. A Semana do Brasil, teve sua inspiração na Black Friday, que também já é consagrada um sucesso de vendas no Brasil desde 2010 – quando iniciou no país. A ideia, é vender mais devido ao desconto de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), proposto pelo governo. A medida ainda passa por aprovação, mas de toda a forma, para quem está com dúvidas aí vai a resposta: a Black Friday no final de novembro será mantida!
Mais vendas, mais lucro!
Os varejistas estão comemorando a notícia, até por que a proposta ganhou forma após o avanço do projeto de liberação parcial dos recursos do FGTS, que começa em setembro. O governo estima que devem ser liberados R$ 42 bilhões em recursos do fundo em dois anos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mês de setembro é o menor em ritmo de crescimento do segundo semestre. Por isso, a Semana do Brasil virá em boa hora, tanto para quem quer comprar, quanto para quem quer vender.
Prepare o seu e-commerce para o movimento de vendas
Assim como em todas as datas comemorativas, algumas dicas são fundamentais para quem tem um e-commerce e deseja movimentar ainda mais sua loja com o novo mote de vendas. Confira algumas dicas para ser um sucesso na estreia da Semana do Brasil:
Planeje e defina estratégias de venda
Não vale deixar a organização das promoções para o último momento. Deixe o seu cliente ambientado com a notícia da Semana do Brasil, e mostre sua estratégia de venda com antecedência. Planejar é fundamental para atrair os olhares do cliente no momento certo! Defina ações que irá adotar no período assim como os prazos e regras de compras, como o percentual de desconto, ou vantagens nas vendas que vai oferecer.
Prepare o estoque
Após avaliar quais os produtos em potencial de vendas na data, faça uma organização do seu estoque e garanta que terá os produtos suficientes para as vendas esperadas. Negocie com o fornecedor para obter um preço de venda vantajoso e repasse o desconto ao consumidor, fazendo a estratégia de venda um sucesso. É importante que os descontos sejam realmente atrativos, para que a loja ganhe destaque entre os concorrentes e fidelize o público. Vale lembrar que outubro tem o Dia das Crianças, novembro a Black Friday e dezembro Natal e Ano Novo, datas que também agradam seu público, portanto aprenda a fidelizar.
Divulgue em todos os meios possíveis
Quando as datas comemorativas geram um apelo comercial, é interessante a sua loja divulgar as ações de desconto em todos os seus meios de comunicação: redes sociais, site, loja virtual. Se for o caso, vale investir também em publicidade paga na internet, para conquistar um melhor posicionamento nos buscadores online.
Tenha uma operação eficiente
Não adiantam descontos maravilhosos se na hora de receber o produto ele chegar danificado, ou atrasado. Isso gera experiências ruins ao consumidor, e este, evitará comprar novamente em sua loja. Escolha bem suas transportadoras e meios de entrega, e adiante o trabalho de embalagens e separação de mercadorias.
Integrar para vender mais
Ter sua loja virtual integrada aos maiores marketplaces é uma oportunidade, não só para aumentar as vendas, mas também para ganhar visibilidade e respeito. Mas para realizar estratégias efetivas, é importante dispor de integração destes canais, através de um sistema que cuide da gestão das operações sem dar dor de cabeça ao varejista. Essa é uma forma de ganhar escalonamento sem precisar ampliar a equipe nem ter dores de cabeça no processo. E quando o assunto é um sistema de gestão completo e que integra multicanais, o Bling! é autoridade e dispõe de diversas ferramentas para ajudar o negócio a fluir de forma orgânica e integrada.
Os mercados online permitem que lojistas de diversos portes alcancem novos clientes e comercializem os seus produtos por todo o país. A Semana do Brasil será mais uma oportunidade para ampliar suas vendas. Esperamos que as dicas ajudem o seu e-commerce em mais essa campanha. Para mais informações, acesse o site do Bling e faça um teste grátis para conhecer nossas ferramentas de gestão que irão facilitar seu dia a dia.