Ícone do site Blog do Bling

O que é KPI e qual sua importância

bom plano de negócios

Entre as tantas siglas que aparecem no dia a dia dos empreendedores, você já deve ter se deparado com a KPI. Mas sabe o que KPI significa e qual sua importância para a administração do seu negócio? Neste texto nós apresentamos a Key Performance Indicator (KPI, em inglês), técnica de gestão conhecida aqui no Brasil como Indicador-chave de Desempenho.

O que é KPI e o que ela faz

A KPI corresponde aos indicadores de desempenho essenciais definidos pelo gestor para acompanhar a evolução das operações do negócio, ou seja, é a hierarquização dos tópicos mais importantes para se gerar relatórios e avaliar resultados, evitando levantar dados que não terão utilidade prática para o desenvolvimento da empresa.

Com essa técnica você consegue monitorar os processos do seu empreendimento e descobre o que está e o que não está funcionando na gestão, de modo que é possível traçar as modificações necessárias para atingir objetivos pré-estabelecidos.

A KPI é conhecida também por facilitar a transmissão e compreensão dos preceitos da empresa (visão e missão) para os funcionários, pois permite mapear o andamento dos negócios e medir resultados. Por exemplo: se você tem um e-commerce, sua KPI pode ser o volume de acessos ao site que se convertem em vendas. A partir disso, poderá investigar melhorias, ajustes, soluções, estratégias e ações de marketing e relacionamento com o cliente.

Categorias de Indicadores de Desempenho

Há várias categorias de KPI – e todas são importantes – mas algumas são mais conhecidas e utilizadas pelos empreendedores. Confira algumas delas:

Vantagens da definição de KPI´s

Se você ainda está se perguntando quais são as vantagens de usar KPI, nós listamos alguns tópicos que resumem a importância dessa técnica para a gestão empresarial:

Como definir a KPI para sua empresa

KPI Library é um site colaborativo para você descobrir indicadores de desempenho já utilizados por outras empresas e conferir as suas soluções por elas adotadas. Os conteúdos estão em inglês, mas dão uma boa base sobre os resultados e as ações implementadas nas suas organizações. O portal também oferece artigos escritos por especialistas no assunto.

Apoio da tecnologia

Uma boa dica para organizar os dados referentes às KPIs é aderir a um sistema de gestão online como o Bling, que permite a geração de relatórios sobre o andamento do negócio de modo rápido, organizado e seguro.

O Bling é um ERP acessível, que não exige investimentos em hardware nem instalação e pode ser acessado de qualquer lugar com internet, inclusive via smartphone, sem custo adicional. O software automatiza diversos processos, como recebimento de pedido; controle financeiro; emissão de notas fiscais eletrônicas, boletos bancários e etiquetas; expedição de encomendas e acompanhamento dos pedidos. Cadastre-se e experimente por 30 dias grátis.

Como mostramos nesse post, as KPIs são fundamentais para que todas as áreas da empresa estejam focadas em melhorar sua performance e alavancar o negócio. E você, já usa alguma KPI? Divida sua experiência nos comentários!

Sair da versão mobile